Matérias Mais Lidas

Brian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentáriosBrian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentários

Angra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metalAngra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metal

Thiago Castanho: pede pra ele tocar guitarra e cantar, diz sobre filho de ChorãoThiago Castanho: "pede pra ele tocar guitarra e cantar", diz sobre filho de Chorão

Charlie Brown Jr: me chutaram 100% do projeto que criei, diz filho de ChorãoCharlie Brown Jr: "me chutaram 100% do projeto que criei", diz filho de Chorão

Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileirosHumor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros

Lista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astralLista: 20 músicas animadas para ouvir em dias tristes e levantar o astral

Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocarZakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar

Mayhem: Euronymous era único do black metal que curtia música eletrônica, diz MortiisMayhem: Euronymous era único do black metal que curtia música eletrônica, diz Mortiis

Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar Stairway to Heaven?Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?

Ian Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o giganteIan Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o gigante

Cavalera Conspiracy: palmeirenses, Iggor e Max celebram título da LibertadoresCavalera Conspiracy: palmeirenses, Iggor e Max celebram título da Libertadores

Revolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron MaidenRevolver: veja os 25 melhores álbuns de 2021 escolhidos pela revista, e tem Iron Maiden

Exodus: banda se apresenta na Bay Area e Tom Hunting mostra suas cicatrizesExodus: banda se apresenta na Bay Area e Tom Hunting mostra suas cicatrizes

Clássicos: hits que foram lançados há mais de 30 anos e fazem sucesso até hoje - Parte 1Clássicos: hits que foram lançados há mais de 30 anos e fazem sucesso até hoje - Parte 1

Metallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova YorkMetallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova York


Stamp

Ghost: sobre o que fala a música "Elizabeth"?

Por Luiz Felipe Lima
Fonte: DELFOS
Em 23/08/14

A nação delfiana pediu, clamou, suplicou, e nós atendemos. Após duas muito bem-sucedidas edições de Ruídos Delfianos, eis que chegamos à terceira matéria da saga, e ela não podia ser mais assustadora. Tão assustadora que poderia muito bem ter entrado para o nosso Especial do Rock deste ano e feito par com a Lua de Cristal do Dream Theater.

Matéria originalmente publicada no site DELFOS
http://www.delfos.jor.br

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E COM VOCÊS... GHOST

A música da vez é da banda mais falada dos últimos anos. Aquela banda que cresceu, apareceu e que mesmo tendo James Hetfield como fã ainda divide opiniões. É claro que eu estou falando do Ghost.

O Ghost, ou Ghost B.C., é conhecido por tratar de temas bastante sombrios em suas músicas, criando uma atmosfera tão intensa que é difícil não ficar levemente arrepiado. Com a música Elizabeth não é diferente. As dobras vocais que lembram os assustadores cânticos gregorianos e a levada arrastada da música são apenas uma parte do que ela traz. Porém, o que dá o toque especial é mesmo a letra, que não trata de demônios ou invocações, mas sim de uma pessoa real.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ETERNAMENTE JOVEM ELIZABETH

Báthory Erzsébet, Erzsébet Báthory ou, em inglês claro, Elizabeth Bathory, foi uma condessa húngara que viveu entre 1560 e 1614. Pertencente à renomada família Báthory, se casou muito nova com o militar Ferenc Nádasdy, quando tinha por volta de 14 anos. Era conhecida por sua beleza e também era muito inteligente, sendo fluente em alemão, grego e latim.

"Sim, mas e daí? O que ela fez para estar em uma música do Ghost?" Calma, delfonauta, eu já ia chegar lá: ela é histórica e mundialmente conhecida por ser uma das primeiras assassinas em série de que se tem notícia. Famosa por seus atos de crueldade e por infligir os mais sádicos tipos de tortura, Elizabeth ganhou o simpático apelido de Condessa de Sangue.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A Condessa Drácula, como também se tornou conhecida, praticava suas maldades em seus criados. Apesar de na época ser normal o comportamento cruel da nobreza com a sua criadagem, Elizabeth sempre se destacou neste quesito, executando as mais diversas formas de tortura possíveis.

Quer exemplos? Espetar alfinetes em partes sensíveis do corpo, como nos mamilos ou embaixo das unhas. Ou então, o seu preferido para as tardes de inverno: despir uma criada e fazê-la andar sem roupa pela neve, enquanto jogava água fria na coitada para que ela morresse congelada. E é claro que por ter um marido militar ela também aprendeu alguns métodos de tortura com ele. Um deles era o de cobrir o corpo de uma criada com mel e esperar que os insetos a devorassem. Está achando ruim? Pois você sabe que o pior vem no parágrafo seguinte.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O apelido Condessa de Sangue não veio à toa, delfonauta. Como o próprio Papa Emeritus II canta na música, Elizabeth gostava mesmo era do sangue de camponesas e criadas virgens. Ela acreditava que o sangue de virgens rejuvenescia a pele e a deixaria eternamente jovem, e por isso um de seus maiores prazeres era beber e banhar-se nele.

Uma história clássica da Condessa, que não se sabe ao certo se é verídica ou não, diz respeito a como ela descobriu esse gosto pelo sangue. Uma cria, ao pentear os seus cabelos, puxou a escova com muita força e, para castigá-la, Elizabeth deu-lhe uma tremenda surra tão tremenda que fez a criada sangrar, e as gotas do sangue respingaram em sua mão. Foi ao fim desse espancamento que, limpando sua mão, Elizabeth percebeu que a área em que o sangue havia respingado estava mais clara, rejuvenescida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que Elizabeth não fazia isso tudo sozinha. Em 1604, seu marido morreu, e após isso ela começou a passar bastante tempo com Anna Darvula, que se tornou sua companheira de crime. Bissexual assumida, Anna era vista por muitos na época como uma bruxa e foi a principal estimuladora de Elizabeth, influenciando-a a cometer seus crimes. Quando ela morreu, em 1609, Elizabeth achou em Erszi Majorova sua nova amante.

A DERROCADA DE ELIZABETH

Foi após se envolver com Majorova que Elizabeth começou a cometer grandes deslizes. Até então, seus crimes apenas causavam burburinhos entre o povo, mas neste momento ela passou a matar e torturar jovens de sangue nobre. E foi devido a essa mudança brusca que Elizabeth foi levada a julgamento, junto com cinco cúmplices.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Duas delas, Helena Jo e Dorothea Szentes, foram condenadas à fogueira depois de terem seus dedos decepados. Outro foi Johannes Ujvary, também conhecido como Ficzko, que foi condenado a ter sua cabeça decepada e então ser mandado à fogueira (curioso, não?). Majorova também foi executada, e dos acusados apenas Katarina Beneczky escapou.

Mas e Elizabeth? Ela foi condenada a prisão perpétua e morreu após três anos presa. Sua prisão era uma câmara onde só havia uma janela, por onde passava comida e ar.

A CONDESSA DE SANGUE NA CULTURA POP

É claro que uma pessoa com uma história tão hedionda não seria esquecida em um canto empoeirado da História. Elizabeth morreu, mas seu nome ecoa até hoje pelo mundo afora, já tendo aparecido em diversos filmes e músicas ao longo dos anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você sabia, por exemplo, que Elizabeth aparece em uma história de Buffy, a Caça-Vampiros? Ela aparece no conto "Die Blutgrafin". Esta história faz parte do livro Tales of the Slayer Vol. 1, o primeiro volume de uma série de quatro livros que compõem o chamado Buffyverse. Ildikó, a caça-vampiros que está na ativa na época em que se passa o conto, se infiltra no castelo de Elizabeth para matar a Condessa, mas curiosamente acaba morrendo nas mãos de Bathory, terminando o conto sem saber se ela é uma vampira ou não.

Ela também influenciou a criação de Dracula, de Bram Stoker. A história de Elizabeth, assim como a do Príncipe Vlad III, o Empalador, foram as principais influências do famoso livro - que ganhou uma resenha delfiana que você pode conferir aqui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bathory também deixou sua marca nas telonas. Três grandes produções em que a Condessa de Sangue de fato é retratada são Countess Dracula, um filme alemão de 1970, The Countess, de 2009 e Bathory: Countess of Blood, de 2008. Além disso, Elizabeth também inspirou a criação de muitos personagens. Um deles foi a Rainha do Espelho interpretada por Monica Bellucci em Os Irmãos Grimm, em que a personagem necessita do sangue de doze virgens para recuperar sua juventude.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro que merece ser citado é O Albergue Parte II no qual uma mulher se banha no sangue de uma personagem aparentemente virgem em uma clara referência à Condessa.

E é claro que, no mundo da música, não foi só o Ghost quem homenageou a Condessa. A música Beauty Through Order, do Slayer, também foi inspirada em Elizabeth, assim como Countess Bathory, o maior sucesso comercial do Venom. O metal tupiniquim também possui seu representante nessas "homenagens": a música Elizabathory, da banda Malefactor.

Mas existem bandas que foram ainda mais além. O Kamelot compôs uma série de três canções contando a história da Condessa: Elizabeth I: Mirror, Mirror, Elizabeth II: Requiem For The Innocent e Elizabeth III: Fall From Grace. E, como se não fosse o bastante, o Cradle Of Filth fez ainda mais. Cruelty and the Beast, o terceiro álbum da banda, é conceitual e conta a história da Senhora Bathory.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

YOU'RE STILL ALIVE, ELIZABETH

Esta é só a terceira matéria de uma série que pode crescer ainda mais. Sendo assim, não deixe de dar sugestões e dicas para as próximas! Tem mais alguma música que você gostaria de ver por aqui? Diga o nome dela nos comentários e mantenha-se delfonado.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Garimpeiro
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Rammstein: e se Du Hast fosse tocada por Slipknot, Immortal, Ghost, AC/DC e outros?Rammstein: e se "Du Hast" fosse tocada por Slipknot, Immortal, Ghost, AC/DC e outros?

Crashdïet: banda sueca fundada por Tobias Forge lança o single "No Man's Land"; confira

Me And That Man: Nergal, do Behemoth, e Tobias Forge, do Ghost, em novo videoclipeMe And That Man: Nergal, do Behemoth, e Tobias Forge, do Ghost, em novo videoclipe

Ghost: Tobias Forge indica seus preferidos do punk e prog obscuro dos anos 70Ghost: Tobias Forge indica seus preferidos do punk e prog obscuro dos anos 70

Ghost: Tobias Forge diz que Bad Religion influenciou na sua forma de cantarGhost: Tobias Forge diz que Bad Religion influenciou na sua forma de cantar

Guia: de Europe até Amaranthe, confira playlist com 13 horas de metal suecoGuia: de Europe até Amaranthe, confira playlist com 13 horas de metal sueco

Iron Maiden: anunciada parceria com a banda Ghost no Legacy of the BeastIron Maiden: anunciada parceria com a banda Ghost no "Legacy of the Beast"

Ghost: como agricultura e filme de horror inspiraram Tobias Forge a gravar novo singleGhost: como agricultura e filme de horror inspiraram Tobias Forge a gravar novo single

Metallica: os 10 melhores covers de Blacklist, em lista do LoudwireMetallica: os 10 melhores covers de "Blacklist", em lista do Loudwire

Lançamentos: 10 músicas de rock e metal desta semana que merecem destaqueLançamentos: 10 músicas de rock e metal desta semana que merecem destaque

Ghost: banda retorna com novo single que fará parte do filme Halloween KillsGhost: banda retorna com novo single que fará parte do filme "Halloween Kills"

Ghost: Ouça cover de "Enter Sandman", do Metallica

Metallica: Tobias Forge, do Ghost, fala sobre sua paixão pela banda, que vem da infânciaMetallica: Tobias Forge, do Ghost, fala sobre sua paixão pela banda, que vem da infância

Metallica: playlist apresenta o melhor cover de cada música de Metallica BlacklistMetallica: playlist apresenta o melhor cover de cada música de Metallica Blacklist

Metallica: Metal Hammer publica ranking com os covers de Blacklist, do pior para o melhorMetallica: Metal Hammer publica ranking com os covers de "Blacklist", do pior para o melhor


Ghost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?Ghost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?

Ghost: banda não interage com outros grupos durante turnêsGhost: banda não interage com outros grupos durante turnês

Ghost: De quais bandas brasileiras eles gostam?Ghost: De quais bandas brasileiras eles gostam?


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Luiz Felipe Lima

Depois de ficar louco com o Ritualive do Shaman nos primórdios dos anos 2000, a sua trajetória no Metal apenas se intensificou. Fã inveterado de Pantera, aprendeu rápido que é possível achar música boa desde Death até Europe, e escreve para que cada vez mais pessoas consigam perceber que não se pode ter uma mente pequena se você quiser conhecer grandes músicas.

Mais matérias de Luiz Felipe Lima.