Sexo é Proibido: capas censuradas por conteúdo erótico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: Rock Dissidente
Enviar correções  |  Comentários  | 

O site Rock Dissidente fez uma listagem diferente de capas de discos censuradas. Apenas aquelas que tiveram de ser substituídas por apresentar algum conteúdo erótico considerado muito ofensivo. O foco foi o Rock e Metal em suas diversas vertentes, desde os 1970.

4351 acessosGuns N' Roses: banda "atiça" fãs para o show no Rock in Rio5000 acessosGuitarra: o riff mais popular de todos os tempos


Na maioria dos casos é a própria gravadora que resolve "engavetar" uma capa de discos recém-posta no mercado. Como a maioria destas empresas major ficavam nos USA, as bandas que passaram que por esse problema, por conta do conteúdo erótico, tinham amplo público estadunidense. Pela ideia do site ser falar de capas substituídas, aquelas que só geraram polêmica, como a do BLIND FAITH (super grupo de 1969 cuja capa do disco era uma adolescente com os seios de fora segurando um avião de brinquedo), ou uma das três caps do debut da canadense LEE AARON, (oriundo de um ensaio para a revista masculina Oui) de 1982, etc ficaram de fora.

Se você não tem problemas com polêmicas que estão há quase 40 anos repercutindo no som pesado, fique agora com a infame lista, organizada em ordem cronológica.

01 . SCORPIONS (1975) "In Trance".

O sucessor de "Fly to the Rainbow" e play que estabilizou Uli Jon Roth no quinteto alemão, é também lembrado por uma loira desconhecida. A moça aparece com os seios de fora, simulando que a guitarra é um parceiro sexual que está para a penetrar por baixo. Não foi a insinuação que causou problemas, mas o seio, que foi coberto nas edições seguintes do disco.

02 . UFO (1975) "Force It".

O segundo disco da seminal banda inglesa a contar com o germânico Michael Schenker nas guitarras foi alvo de censura pela própria gravadora. O casal, aparentemente de duas mulheres, na maior pegação num banheiro muito doido foi substituido por uma imagem "transparente" dos mesmos. Eventualmente, a Hipgnosis, empresa responsável pela capa, que trabalhou muito com o UFO (além de outros ingleses, como PINK FLOYD, DEF LEPPARD etc) revelou se tratar de um homem e uma mulher, os então namorados Genesis Orridge (o homem) e Cosey Funni Tutti (a mulher). Identificar qual é qual é motivo de muita especulação na bem montada imagem.

Como curiosidade, no Brasil esta capa foi censurada diferentemente: simplesmente lançado com a capa do disco seguinte! Para piorar, não mudaram o nome das músicas na traseira, ou o título, e o que ficou calamitoso quando a gravadora lançou também o disco "No Heavy Pettin'", 1976, com a sua capa original sem alterações no Brasil!

03 . SCORPIONS (1977) "Virgin Killer".

De novo em nossa listagem, dessa vez os alemães tiveram a audácia de colocar uma menina na puberdade (novamente desconhecida) capa do elepê "Assassina Virgem". Para complicar ainda há uma rachadura por toda capa, cujo epicentro é órgão sexual da criança. O que levou a banda a usar criminoso conteúdo pedófilo na capa do LP é difícil dizer; porém uma foto daquela formação foi usava para estampar o álbum. No Brasil, o disco foi relançado, em 1984, com desenho de uma moça com uma tatuagem de escorpião nas lateral da nádega esquerda. Muito mais bom gosto do que a ideia original, na opinião desse site.

04 . SCORPIONS (1979) "Lovedrive".

Dois anos depois, outra capa da Hipgnosis causou trabalho aos alemães. Até onde sabemos essa é a única vez que até a traseira de um disco foi censurado. Nessa feita, no banco de trás de um carro um homem puxa um chiclete mascado, cuja uma ponta está em sua mão e a outra no seio (desnudo) de uma mulher. Na traseira, a moça aparece com os seio de fora, o que também foi omitido na versão censurada. No Brasil foi mantida a capa original.

05 . SCORPIONS (1984) "Love at First Sing".

Clássico absoluto da cena Hard'n'Heavy, a capa de "Love At First Sting", que mostrava uma casal transando, com as roupas "abaixadas", enquanto o rapaz tatua a coxa da moça, passou desapercebida pela Polygram. Porém, a rede estadunidense Wal-Mart achou a capa muito ofensiva e fez pressão para que a gravadora a substituísse. Resultado, acabou a mesma foto do encarte do LP na capa. Em terras tupiniquins, o petardo foi lançado como veio ao mundo.

06 . SAVAGE GRACE (1985) "Master Of Disguise".

Não foi o fato do policial estar abusando da autoridade ao usar seu cassetete de mordaça numa headbanger algemada com as mãos atrás das costas. O que fez a Metal Blade relançar o disco com outra capa foi a vitima da violência policial, em posição submissa em ambas as vezes, estar com os seios à mostra na versão original.

07 . VENOM (1985) "Nightmare".

O desenho de uma moça, com os seios de fora, sendo estuprada por um capeta foi rapidamente trocada por uma close demoníaco da trupe de Cronos; o que por si só já causa pesadelos. A ideia dos pais do Black Metal era chocar com essa imagem bizarra no single; porém tiveram suas intenções - dessa vez - frustradas. Fica a pergunta: se a moça não estivesse com os seios à mostra, o disco seria relançado?

08 . GUNS 'N' ROSES (1987) "Appetite for Destruction".

A pintura de Robert Williams mostra um robô estuprador que, em frente à vitima, está para ser esmagado por um outro automato motorizado. A capa do debut gerou polêmica e reclamações por parte não só da MTV estadunidense, como de várias redes de lojas de discos. Ainda que as músicas fossem sucesso nas rádios, o boicote fez com que Axl e cia mudassem a arte para uma versão "caverizada" do GUNS 'N' ROSES. Novamente, no Brasil a arte original não gerou maiores choques.

09 . POISON (1988) "Open Up and Say... Ahh!".

O segundo álbum dos estadunidenses que ousaram no visual espalhafatoso e marcaram toda geração "Anos 80 do Hard Glam Rock", teve a capa censurada por associações de pais e igrejas estadunidenses. De acordo com a argumentação desses, a enorme língua exibida pela demoníaca figura feminina simbolizava um órgão fálico masculino... Listas de censuras foram adicionadas no lançamento do disco em diversos países, mas não no Brasil, que (outra vez), o viu com a arte tal qual originalmente concebida.

10 . HURRICANE (1990) "Slave to The Thrill".

Terceiro álbum do grupo, mais lembrado por ser "a banda dos irmãos pobres" do QUIET RIOT do que pelas suas músicas, mostrava uma moça pelada na capa em posição sexual. Polêmica gerada, moça retirada e assunto resolvido. Nenhum dos quatro discos do conjunto foi lançado oficialmente no Brasil.

11. GREAT WHITE (1991) "Hooked".

Em 1991, o grupo estadunidense, cujo debut sairá sete anos antes, conseguiu lançar um disco muito popular; ainda que o Hard Rock já estivesse sendo descartado das grandes gravadoras. A garota nua içada no anzol poderia atrapalhar a vendagem da bolacha, então os executivos decidiram, simplesmente, a abaixar até só a cabeça estar fora da água. Felizmente, nós, brasileiros, pudemos ter o disco original, sem essa "censurada de mestre".

12 . SODOM (1997) "Til Death Do Us Unite".

Fechando nossa listagem, chegamos à era do CD e os alemães do Thrash Metal. A pioneira banda apresentava uma mulher grávida, com seios de fora, esmagando uma caveira com a barriga de um homem muito gordo. Diferente do ocorrido até então, de censurar os seios, originalmente foi colocado um adesivo em frente à caveira! Posteriormente, a bolachinha foi reeditada com outra capa em nada semelhante à original. No Brasil, novamente, o disco foi lançado com sua arte original.

Independente dos motivos, ou apelos, que levaram à censura do material original, os colecionadores de discos e fãs das bandas veem nesses "relançamentos" um atrativo especial. A chance de comprar o mesmo disco com uma capa diferente! Algo notório, é que a única dessas capas que foi alterada no Brasil é a do SCORPIONS que faz menção à pedofilia, que é uma desumanidade além de ser crime.

Como a censura é algo localizado geograficamente, algumas edições de discos só saíram com "tal capa" em alguns países, gerando edições raras dos álbuns. Além de que, há sempre as dúvidas que fazem a alegria dos "papos de buteco": de qual é a melhor capa? foi justa a censura? etc. Assuntos que os fãs irão discutir até a aurora dos tempos.

Aproveite o espaço abaixo para comentar e até começar um destes debates, mas lembre-se de respeitar as opiniões e gostos alheios para não acabar, justamente, censurado.

Willba agradece a Iann Victor Caminha pela ajuda no tocante ao SODOM.

Site relacionado (em inglês):
http://rateyourmusic.com/list/RENZO46/original_banned_metal_...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 12 de julho de 2014
Post de 17 de julho de 2014

Guns N RosesGuns N' Roses
Banda "atiça" fãs brasileiros para o show no Rock in Rio

436 acessosFabio Lima: os maiores solos de "Sweet Child O' Mine"1362 acessosMúsica Fácil: Os 10 guitarristas do Guns N' Roses (vídeo)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

Guns N RosesGuns N' Roses
Vídeo conta história da banda em 60 segundos

SlashSlash
"Só dá para exceder até certo ponto"

Avenged SevenfoldAvenged Sevenfold
As influências em "Hail To The King"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Scorpions"0 acessosTodas as matérias sobre "Ufo"0 acessosTodas as matérias sobre "Savage Grace"0 acessosTodas as matérias sobre "Venom"0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Poison"0 acessosTodas as matérias sobre "Hurricane"0 acessosTodas as matérias sobre "Great White"0 acessosTodas as matérias sobre "Sodom"

GuitarraGuitarra
Ouça o riff mais popular de todos os tempos

Ratos de PorãoRatos de Porão
O elogio de João Gordo aos garotos do Restart

MilhõesMilhões
Os eventos com maior público da história da música

5000 acessosMustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?5000 acessosAngra: banda errou na escolha de Fabio Lione?5000 acessosCults: 10 álbuns influentes que fracassaram nas vendas5000 acessosMax Cavalera: disputa com o "inimigo" Sarcófago ainda rende5000 acessosPiercings: nem todo rockstar é capaz de usar, veja alguns5000 acessosLed Zeppelin: Page ignorou pedidos de Clinton e Obama por reunião

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online