Iron Maiden: entenda a letra de "Déjà vu"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luis Fernando Ribeiro, Fonte: Deja Experience
Enviar correções  |  Comentários  | 

Déjà vu é uma reação psicológica que causa a estranha sensação de já ter visto determinadas pessoas, já ter passado por determinado lugar, ou mesmo ter vivenciado a mesma situação anteriormente. O termo vem da língua francesa e significa "Já visto".

1019 acessosBlend Guitar: em vídeo, os dez melhores duelos de guitarra5000 acessosLetras Estúpidas: o que há de mais tosco e vulgar no cenário Rock

Este é o tema da música homônima do IRON MAIDEN, que pode ser ouvida no disco "Somewhere in Time", de 1986, onde são relatadas as sensações causadas por um Déjà vu.

"When you see familiar faces,
But you don't remember where they're from,
Could you be wrong?
When you've been particular places,
That you know you've never been before,
Can you be sure?
'Cause you know this has happened before,
And you know that this moment in time is for real,
And you know when you feel Deja vu".

A sensação mais comum é de já ter passado por um lugar antes, em uma situação semelhante à atual. Essa sensação ocorre devido a uma lembrança de algum fato passado que ocorreu rapidamente, e por algum motivo ficou armazenado em sua memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata, ou seja, você guardou uma lembrança de algo, que você não deu atenção, mas ao presenciar o acontecimento novamente, têm-se a estranha sensação de já ter vivenciado aquele fato.

"Feel like I've been here before,
Feel like I've been here befor".

É normal que muitas vezes tenhamos falhas de memória, e que nos perguntemos “Eu já li este livro?” ou “Eu já vi este filme?”. Todavia, essas dúvidas não são acompanhadas de um sentimento de estranheza o qual é indispensável ao verdadeiro déjà vu, posso até me sentir um meio incerto, mas esta é uma falha natural de uma memória muitas vezes sobrecarregada. O sentimento associado ao déjà vu não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza, é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo. Tem-se a estranha sensação de estar revivendo alguma experiência passada, mesmo sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido.

"Ever had a conversation,
That you realise you've had before,
Isn't it strange?
Have you ever talked to someone,
And you feel you know what's coming next?
It feels pre-arranged.
'Cause you know that you've heard it before,
And you feel that this moment in time is surreal,
'Cause you know when you feel deja-vu".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
"Caught Somewhere In Time" em novo vídeo de Val Andrade

1019 acessosBlend Guitar: em vídeo, os dez melhores duelos de guitarra664 acessosIron Maiden: "Caught Somewhere In Time" por Val Andrade1981 acessosIron Maiden: Garrafas especiais para show na Escócia0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

HumorHumor
Como cantar grandes clássicos do Heavy Metal

Iron MaidenIron Maiden
Nicko McBrain e o conflito com sua fé cristã

Iron MaidenIron Maiden
Quais as melhores e piores faixas do álbum Powerslave?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Letras EstúpidasLetras Estúpidas
O que há de mais tosco e vulgar no cenário Rock

Blind Faith e ScorpionsBlind Faith e Scorpions
As históricas capas chave-de-cadeia

NargarothNargaroth
"Brasileiros, deixem meus músicos em paz!"

5000 acessosAngra: Kiko Loureiro demite empresário ao estilo Roberto Justus5000 acessosSeparados no nascimento: Phil Lynott e Tiririca5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum5000 acessosGN'R: Eu que saí daquela banda de sucessos do passado, diz Chris5000 acessosNicolas Cage: filho queria muito apresentar Amon Amarth ao pai3263 acessosIron Maiden: 15 versões de Fear of The Dark

Sobre Luis Fernando Ribeiro

Estudante de Programação de Computadores e Analista de sistemas. Fui apresentado ao Heavy Metal aos 14 anos, quando através do intermédio de um amigo, gravei algumas fitas do Metallica, Destruction e Blind Guardian.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online