Guns N' Roses: a vez em que Axl quase se internou num hospício
Por Lucas Surjus
Fonte: Axl Rose - Fã Clube
Postado em 20 de abril de 2013
Os leitores do site devem se lembrar de uma matéria publicada aqui há alguns meses em que discutíamos a doença de Axl Rose. Muita gente disse que isso era besteira, e que era apenas uma tentativa de justificar algumas atitudes de Axl Rose.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Mas a coisa é muito mais séria do que parece. A matéria a seguir foi traduzida do Chicago Times, publicada originalmente em 11 de Dezembro de 2002.
"O cancelamento da primeira turnê do Guns N’ Roses em quase 10 anos está diretamente ligada com o comportamento cada vez mais bizarro do vocalista Axl Rose, de acordo com o colunista do Chicago Times Bill Zwecker. "Figura sempre excêntrica no mundo do rock, amigos pessoais e a família de Rose estão preocupadíssimos com como anda seu estado mental nos últimos meses. O próprio vocalista admitiu que tem lutado contra demônios dentro dele. ‘Consegui juntar algumas peças de mim mesmo para fazer isso hoje a noite’, disse Rose para a plateia no Madison Square Garden num show em Nova York na semana passada.
Essa semana, após o cancelamento da turnê, Rose está muito próximo de dar entrada em hospital psiquiátrico. Famoso por um comportamento explosivo, Rose tem estado "cada vez mais estranho e exausto", disse um velho amigo dele a essa coluna.
Para essa turnê, Rose viajava com seu próprio psquiatra, cuja maior responsabilidade era convecê-lo de que era importante para sua saúde mental que ele subisse ao palco todas as noites e cantasse. Obviamente, isso não deu certo na sexta-feira passa na Philadelphia. Rose teve um colapso mental e não subiu ao palco, tendo em seguida cancelado a turnê inteira."
Não se sabe se Axl deu entrada no hospital psiquiátrico ou não. O que se sabe é que depois desse incidente, Axl ficou mais de 4 anos sem ser visto em público. Em 2010, em show nos EUA na cidade de Sturgis, Axl e o guitarrista da banda Bumblefoot brigaram durante a apresentação, e Ron deixou o palco. No dia seguinte, Axl Rose publicou uma mensagem no Twitter: "Todos os shows da turnê do Guns N’ Roses estão cancelados. Contatem os produtores para reembolsos."
Após algum tempo no ar, a mensagem foi excluída e a produção do Guns N’ Roses divulgou uma nota dizendo que o twitter de Axl fora hackeado. Balela. Em 2011, antes do Rock in Rio, Axl publicou no MyGNR – maior fórum do Guns N’ Roses na internet, com mais de 40 mil membros – que a banda lançaria um novo álbum em 2012. Em seguida, o mesmo ocorreu. A mensagem foi excluída e a produção da banda divulgou que Axl fora hackeado.
É inacreditável que Axl tenha sido hackeado duas vezes. Será que as senhas dele são tão fáceis? "slash-é-um-bosta"?
O que certamente aconteceu foi que Axl, dominado por crises de depressão ou de euforia – dois dos principais sintomas de sua doença – tenha agido sem consultar seus empresários.
Outros fatos que corroboram a existência da doença são algumas das músicas do Guns N’ Roses. Sweet Child O’ Mine e November Rain, dois dos hits mais famosos da banda. Ambas as baladas começam de forma feliz, animada e alegre, contando uma bela história de amor. E assim vai até o fim da música, até quando de repente o mundo despenca. Em ambas as músicas, o final da música é um mix de incerteza, em que Axl mostra estar perdido na vida e no amor – Para onde vamos agora? – e em que ele admite não conseguir viver sozinho – Todos precisamos de alguém, fato que dialoga com o subsequente traumático fim do seu casamento com o amor da sua vida, Erin Everly.
A música Scraped, do álbum Chinese Democracy, fala sobre a condição de Axl, e os altos e baixos que a doença acarreta, alternando entre fases de depressão e euforia:
Às vezes eu sinto como
Se o mundo estivesse sobre mim
Derrubando-me com
Uma monotonia sem fim
Às vezes eu sinto como
Se não houvesse nada me impedindo
Todas as coisas são possíveis
Eu sou inevitável
[...]
Às vezes eu sinto como
Se minha vida fosse uma catástrofe
Não consigo compreender porquê
Parece que tem que ser assim
Às vezes eu sinto como
Se tudo estivesse aberto para mim
Nada é impossível
Eu sou invencível
Por Axl Rose - Fã Clube
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026

Transtorno bipolar, a doença de Axl Rose, vocalista do Guns N' Roses
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
A ameaça de quatro palavras que iniciou a briga entre Axl Rose e Vince Neil
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison


