Iron Maiden: alguns dos desejados bootlegs da banda
Por Marcelo Dos Santos Raggi
Fonte: ead666.com
Postado em 06 de julho de 2012
O IRON MAIDEN é uma das bandas que mais possuem gravações "ao vivo" não autorizadas. São os famosos e cobiçados BOOTLEGS. Para quem não sabe, os BOOTLEGS são gravações feitas sem a autorização ou conhecimento da banda, podem ser feitos por alguém na platéia ou que trabalhe na mesa de som (não confundir com PIRATAS, PIRATED e COUNTERFEITED, que são apenas cópias de discos lançados oficialmente). A qualidade da gravação pode variar de muito boa a lixo total. E existem ainda as gravações feitas de transmissões de shows em rádio e até de TV, onde geralmente a qualidade é um pouco melhor.
Os responsáveis por essas gravações são chamados de "TAPERS", no caso dos shows ao vivo, são eles que entram no recinto com equipamento de gravação. É um trabalho que deve ser muito valorizado pelos colecionadores de BOOTLEGS, pois os TAPERS correm riscos de serem expulsos pelo seguranças do local tendo em vista que geralmente são proibidas as gravações. Eles geralmente escolhem o melhor lugar possível para captar uma melhor qualidade de som e depois muitos "TAPERS" ainda tratam do som em casa antes de soltar a gravação no mercado - e depois esta gravação vira um BOOTLEG, nem sempre pela mão do TAPER, tanto que muitos destes TAPERS odeiam quem lança BOOTLEGS, já que o objetivo dos BOOTLEGGERS é ganhar dinheiro com estas gravações, muitas vezes é alguém que nem se trata de fã da banda em si, ao contrário dos TAPERS.
Mas isto é uma longa história e, seja como for, os BOOTLEGS são objetos de consumo colecionáveis por muitos fãs, e no caso do IRON MAIDEN são incontáveis a quantidade de gravações que existem, estima-se que passam facilmente de dois mil BOOTLEGS lançados. O mais antigo BOOTLEG que se tem conhecimento do grupo foi gravado a 10 de setembro de 1979, na casa de show "MUSIC MACHINE" que fica em Londres na Inglaterra. A qualidade da gravação não é lá essas coisas, mas vale por sua raridade e antiguidade.
Outro BOOTLEG que deixa os coleciondores de cabelo em pé é o primeiro show de BRUCE DICKINSON com banda feito em Bologna na Itália em 1981. Gravação cobiçadíssima pela sua raridade e importância, valendo um bom dinheiro no mercado.
Existem BOOTLEGS do IRON MAIDEN de todas as épocas e turnês, sendo os mais valiosos os das turnês com PAUL DIANNO e da "World Slavery Tour".
Os integrantes da banda também são alvo dos "TAPERS", existem em grande quantidade BOOTLEGS de BRUCE DICKINSON, PAUL DIANNO e até de NICKO MCBRAIN.
Com o início da "Maiden England Tour" um nova corrida aos BOOTLEGS se iniciou. Se você deseja começar a colecioná-los prepare o bolso, vai precisar. Boa sorte e bom divertimento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps