Vertigo: o selo mais desejado do mundo!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bento Araújo, Fonte: poeira Zine
Enviar correções  |  Comentários  | 

Foi graças ao bom Deus que na virada da década de 1960 para a de 1970, praticamente todos os selos respeitáveis do mercado fonográfico criaram ambiciosas subsidiárias, totalmente engajadas num único ideal: tratar o rock como uma séria forma de arte.

32 acessosSom de Peso: uma resenha do "Vol 4" do Black Sabbath5000 acessosTotal Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história

A RCA lançou a estampa Neon, a EMI pintou com a Harvest, a Pye com a Dawn e a Decca com a Deram, todos esses também altamente colecionáveis e trazendo sempre grandes pérolas do rock mais experimental, seja ele progressivo, como depois ficou conhecido, psicodélico, hard, etc.

Interessante que o mais ‘colecionável’ de todos seja mesmo o selo Vertigo, talvez o que honrosamente trabalhava com uma estética não-comercial; colocado no mercado sob a batuta da Philips/Phonogram. Quando a Vertigo chegou tardiamente ao mercado, esse último já estava dominado pelos demais anteriormente citados, além de ter também a concorrência de estampas independentes como a Island e a Transatlantic. Isso acabou interferindo talvez nas vendas, mas não na idéia original do selo; oferecer um novo produto com conteúdo musical ousado, embalado numa embalagem mais elaborada e artística.

A publicação poeira Zine traz em sua mais recente edição a segunda e última parte de um especial sobre o lendário selo britânico Vertigo. Cerca de 90 álbuns foram resenhados, contando inclusive com a cotação do mercado internacional para cada item.

Dentre os álbuns, lançados pelo selo "swirl" ou "redemoinho" da estampa dentre os anos 1969-1973, estão trabalhos de grupos como BLACK SABBATH, URIAH HEEP, GENTLE GIANT, STATUS QUO, FREEDOM, GRAVY TRAIN, TUDOR LODGE e muitos outros.

Mais detalhes você confere na edição impressa da poeira Zine 19.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Sabbath e MaidenSabbath e Maiden
Bandas lançam álbuns ao vivo no mesmo dia

32 acessosSom de Peso: uma resenha do "Vol 4" do Black Sabbath676 acessosBlack Sabbath: Geezer Butler tem 120 riffs para novo projeto832 acessosBlack Sabbath: em vídeo, dez grandes covers de músicas da banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

TwitterTwitter
Contas que todo fã de rock deveria seguir

TraduçãoTradução
O clássico primeiro álbum do Black Sabbath

Tony IommiTony Iommi
"Foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Gentle Giant"0 acessosTodas as matérias sobre "Status Quo"


Total GuitarTotal Guitar
Os 20 melhores riffs de guitarra da história

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl Rose responde sobre Chinese, Brian May, reunião, e mais

Collectors RoomCollectors Room
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

5000 acessosIGN Music: os álbuns de Metal mais influentes segundo o site5000 acessosLemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"5000 acessosLynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"5000 acessosEdu Falaschi: uma pesquisa sobre o underground brasileiro5000 acessosUlrich: "Não sou um baterista particularmente talentoso"5000 acessosMax Cavalera: turnê com Ramones foi ponto alto da carreira

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online