Vertigo: o selo mais desejado do mundo!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bento Araújo, Fonte: poeira Zine
Enviar correções  |  Comentários  | 

Foi graças ao bom Deus que na virada da década de 1960 para a de 1970, praticamente todos os selos respeitáveis do mercado fonográfico criaram ambiciosas subsidiárias, totalmente engajadas num único ideal: tratar o rock como uma séria forma de arte.

802 acessosBlack Sabbath: Assista trailer de The End Of The End5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

A RCA lançou a estampa Neon, a EMI pintou com a Harvest, a Pye com a Dawn e a Decca com a Deram, todos esses também altamente colecionáveis e trazendo sempre grandes pérolas do rock mais experimental, seja ele progressivo, como depois ficou conhecido, psicodélico, hard, etc.

Interessante que o mais ‘colecionável’ de todos seja mesmo o selo Vertigo, talvez o que honrosamente trabalhava com uma estética não-comercial; colocado no mercado sob a batuta da Philips/Phonogram. Quando a Vertigo chegou tardiamente ao mercado, esse último já estava dominado pelos demais anteriormente citados, além de ter também a concorrência de estampas independentes como a Island e a Transatlantic. Isso acabou interferindo talvez nas vendas, mas não na idéia original do selo; oferecer um novo produto com conteúdo musical ousado, embalado numa embalagem mais elaborada e artística.

A publicação poeira Zine traz em sua mais recente edição a segunda e última parte de um especial sobre o lendário selo britânico Vertigo. Cerca de 90 álbuns foram resenhados, contando inclusive com a cotação do mercado internacional para cada item.

Dentre os álbuns, lançados pelo selo "swirl" ou "redemoinho" da estampa dentre os anos 1969-1973, estão trabalhos de grupos como BLACK SABBATH, URIAH HEEP, GENTLE GIANT, STATUS QUO, FREEDOM, GRAVY TRAIN, TUDOR LODGE e muitos outros.

Mais detalhes você confere na edição impressa da poeira Zine 19.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Kerry KingKerry King
O Deep Purple influenciou mais o Thrash que o Black Sabbath

802 acessosBlack Sabbath: Assista trailer de The End Of The End1006 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?186 acessosMarcos de Ros: Tony Iommi, Dois Dedos de Prosa0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Eleito o maior astro de rock do mundo

UCRUCR
Top 10 músicas de Dio

Black SabbathBlack Sabbath
O talvez mais bizarro cover de "Paranoid"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Gentle Giant"0 acessosTodas as matérias sobre "Status Quo"

Anette OlzonAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

TatuagensTatuagens
Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãs

SlipknotSlipknot
"Pastor" detecta mensagens subliminares nas capas

5000 acessosSlayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo5000 acessosAngra: banda errou na escolha de Fabio Lione?5000 acessosSeparados no nascimento: Ozzy Osbourne e Renato Aragão5000 acessosWest Ham: o time do coração de Steve Harris5000 acessosBaixos: dez erros cometidos por baixistas nos solos.4320 acessosDream Theater: 10 dos melhores covers tocados pela banda

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online