Vertigo: o selo mais desejado do mundo!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Bento Araújo, Fonte: poeira Zine
Enviar correções  |  Comentários  | 

Foi graças ao bom Deus que na virada da década de 1960 para a de 1970, praticamente todos os selos respeitáveis do mercado fonográfico criaram ambiciosas subsidiárias, totalmente engajadas num único ideal: tratar o rock como uma séria forma de arte.

236 acessosBlack Sabbath: a segunda parte da história por Gastão e Clemente5000 acessosFotos de Infância: Robert Plant, do Led Zeppelin

A RCA lançou a estampa Neon, a EMI pintou com a Harvest, a Pye com a Dawn e a Decca com a Deram, todos esses também altamente colecionáveis e trazendo sempre grandes pérolas do rock mais experimental, seja ele progressivo, como depois ficou conhecido, psicodélico, hard, etc.

Interessante que o mais ‘colecionável’ de todos seja mesmo o selo Vertigo, talvez o que honrosamente trabalhava com uma estética não-comercial; colocado no mercado sob a batuta da Philips/Phonogram. Quando a Vertigo chegou tardiamente ao mercado, esse último já estava dominado pelos demais anteriormente citados, além de ter também a concorrência de estampas independentes como a Island e a Transatlantic. Isso acabou interferindo talvez nas vendas, mas não na idéia original do selo; oferecer um novo produto com conteúdo musical ousado, embalado numa embalagem mais elaborada e artística.

A publicação poeira Zine traz em sua mais recente edição a segunda e última parte de um especial sobre o lendário selo britânico Vertigo. Cerca de 90 álbuns foram resenhados, contando inclusive com a cotação do mercado internacional para cada item.

Dentre os álbuns, lançados pelo selo "swirl" ou "redemoinho" da estampa dentre os anos 1969-1973, estão trabalhos de grupos como BLACK SABBATH, URIAH HEEP, GENTLE GIANT, STATUS QUO, FREEDOM, GRAVY TRAIN, TUDOR LODGE e muitos outros.

Mais detalhes você confere na edição impressa da poeira Zine 19.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

EstreiasEstreias
20 ótimas músicas que abrem discografias

236 acessosBlack Sabbath: a segunda parte da história por Gastão e Clemente501 acessosShow do Tiago: o chimarrão do Black Sabbath251 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands2467 acessosZakk Sabbath: banda de Zakk Wylde lança EP em junho0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Dream TheaterDream Theater
Dez semelhanças - ou seriam plágios?

Ronnie James DioRonnie James Dio
Os álbuns com o vocalista, do pior para o melhor

Fascínio pelo terrorFascínio pelo terror
Cinco bandas que dão medo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Gentle Giant"0 acessosTodas as matérias sobre "Status Quo"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Robert Plant, do Led Zeppelin, muito antes da fama

Derek RiggsDerek Riggs
Minha arte chama mais atenção que a música do Maiden

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

5000 acessosNirvana: Grohl afirma que Cobain não gostava de seu modo de tocar5000 acessosSeparados no nascimento: Cazuza e Lauro Corona5000 acessosMaridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno5000 acessosSlayer: Gary Holt se nega a imitar solos de Jeff Hanneman5000 acessosMachine Head: a tarefa inglória de abrir pro Slayer5000 acessosLed Zeppelin: 200 milhões nos últimos 5 anos, a coleção de discos de Page

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online