Decca Records, a gravadora que negou um contrato aos Beatles
Fonte: Wikipedia
Postado em 01 de janeiro de 2000
Antes de serem contratados por George Martin, os Beatles fizeram um teste para a Decca Records no início de 1962 mas foram reprovados pois de acordo com um executivo da gravadora "grupos de guitarras estão em franca decadência".
Já como empresário dos Beatles, Brian Epstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club em Liverpool. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961.
Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar a ida deles para Londres para que dessem uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado.
Para chegar a Londres, os Beatles utilizaram uma camioneta alugada por Neil Aspinall, levando instrumentos e amplificadores, mas que na hora da apresentação não valeram de nada, pois o pessoal da gravadora preferiu que fosse usados os disponíveis no estúdio.
Exatamente no dia 1º de Janeiro de 1962 os Beatles entraram nos estúdios da Decca. George Harrison cantou com perfeição a música "Sheik Of Araby" e Paul McCartney cantou "Red Sails In The Sunset" e "Like Dreamers Do". Paul, como todos, estava muito nervoso e acabou desafinando durante suas interpretações. Segue a lista completa de faixas gravadas.
1. Like Dreamers Do - (Lennon/McCartney) 2:38 - Vocal: Paul
2. Money (That's What I Want)- (Bradford/Gordy) 2:25 - Vocal: John
3. Till There Was You - (Wilson) 3:01 - Vocal: Paul
4. The Sheik Of Araby - (Smith/Snyder/Wheeler) 1:43 - Vocal: George
5. To know Her Is To Love Her - (Spector) 2:37 - Vocal: John
6. Take Good Care Of My Baby - (Goffin/King) 2:29 - Vocal: George
7. Memphis Tennesse - (Berry) 2:22 - Vocal: John
8. Sure to Fall (In Love With You) - (Perkins/Claunch/Cantrell) 2:04 - Vocal: Paul
9. Hello Little Girl - (Lennon/McCartney) 1:41 - Vocal: John
10. Three Cool Cats - (Leiber/Stoller) 2:26 - Vocal: George
11. Crying, Waiting, Hoping - (Holly) 2:04 - Vocal: George
12. Love Of The Loved - (Lennon/McCartney) 1:53 - Vocal: Paul
13. September In The Rain - (Warren) 1:57 - Vocal: Paul
14. Besame Mucho - (Velazquez/Skylar) 2:41 - Vocal: Paul
15. Searchin - (Leiber/Sroller) 3:06 - Vocal: Paul
O final da gravação foi às duas da tarde e todos ficaram satisfeitos com o resultado. Mike Smith afirmou que as fitas tinham ficado "um estouro". Eles tinham certeza de que seriam contratados e semanas se passaram a espera de um chamado da gravadora.
O repertório foi selecionado por Epstein, para mostrar a performance do grupo, com 15 músicas em um espaço de uma hora, diante dos representantes da Decca Records A&R, mas a apresentação não foi tão produtiva quanto esperavam.
Em Março, Brian recebeu a notícia de Dick Rowe (chefão da Decca) de que tinham resolvido não gravar os Beatles, alegando que grupos de Rock com guitarra em breve estariam fora de moda. Brian respondeu então "que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley".
A partir daí, os Beatles realizaram uma longa peregrinação por diversas gravadoras, tais como a Pye, Columbia, HMV e EMI e foram recusados em todas elas, inclusive por gravadoras menores.
Enfim, fizeram novo teste na Parlophone Records, que fazia parte da EMI, e George Martin finalmente avisou Brian, em Julho de 1962, que os Beatles iriam assinar contrato com a Parlophone e eles agora deveriam selecionar o material a ser gravado.
A grande coincidência é que os estudios da Decca em Hampstead fica a menos de 3 kilómetros do Abbey Road Studios em St. John's Wood. Estudio onde eles viriam a gravar os maiores sucessos de sua carreira.
As fitas desta audição somente foram divulgadas 20 anos mais tarde, em 1982.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu

As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
A homenagem que os Rolling Stones fizeram aos Beatles em uma capa de disco
Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Em 20/04/1968: O primeiro e histórico show do Deep Purple


