Decca Records: A gravadora que negou um contrato aos Beatles

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Antes de serem contratados por George Martin, os Beatles fizeram um teste para a Decca Records no início de 1962 mas foram reprovados pois de acordo com um executivo da gravadora "grupos de guitarras estão em franca decadência".

2761 acessosPaul McCartney: veja cantor em papel no Piratas do Caribe5000 acessosMarco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

Já como empresário dos Beatles, Brian Epstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club em Liverpool. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961.

Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar a ida deles para Londres para que dessem uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado.

Para chegar a Londres, os Beatles utilizaram uma camioneta alugada por Neil Aspinall, levando instrumentos e amplificadores, mas que na hora da apresentação não valeram de nada, pois o pessoal da gravadora preferiu que fosse usados os disponíveis no estúdio.

Exatamente no dia 1º de Janeiro de 1962 os Beatles entraram nos estúdios da Decca. George Harrison cantou com perfeição a música "Sheik Of Araby" e Paul McCartney cantou "Red Sails In The Sunset" e "Like Dreamers Do". Paul, como todos, estava muito nervoso e acabou desafinando durante suas interpretações. Segue a lista completa de faixas gravadas.

1. Like Dreamers Do - (Lennon/McCartney) 2:38 - Vocal: Paul
2. Money (That's What I Want)- (Bradford/Gordy) 2:25 - Vocal: John
3. Till There Was You - (Wilson) 3:01 - Vocal: Paul
4. The Sheik Of Araby - (Smith/Snyder/Wheeler) 1:43 - Vocal: George
5. To know Her Is To Love Her - (Spector) 2:37 - Vocal: John
6. Take Good Care Of My Baby - (Goffin/King) 2:29 - Vocal: George
7. Memphis Tennesse - (Berry) 2:22 - Vocal: John
8. Sure to Fall (In Love With You) - (Perkins/Claunch/Cantrell) 2:04 - Vocal: Paul
9. Hello Little Girl - (Lennon/McCartney) 1:41 - Vocal: John
10. Three Cool Cats - (Leiber/Stoller) 2:26 - Vocal: George
11. Crying, Waiting, Hoping - (Holly) 2:04 - Vocal: George
12. Love Of The Loved - (Lennon/McCartney) 1:53 - Vocal: Paul
13. September In The Rain - (Warren) 1:57 - Vocal: Paul
14. Besame Mucho - (Velazquez/Skylar) 2:41 - Vocal: Paul
15. Searchin - (Leiber/Sroller) 3:06 - Vocal: Paul

O final da gravação foi às duas da tarde e todos ficaram satisfeitos com o resultado. Mike Smith afirmou que as fitas tinham ficado "um estouro". Eles tinham certeza de que seriam contratados e semanas se passaram a espera de um chamado da gravadora.

O repertório foi selecionado por Epstein, para mostrar a performance do grupo, com 15 músicas em um espaço de uma hora, diante dos representantes da Decca Records A&R, mas a apresentação não foi tão produtiva quanto esperavam.

Em Março, Brian recebeu a notícia de Dick Rowe (chefão da Decca) de que tinham resolvido não gravar os Beatles, alegando que grupos de Rock com guitarra em breve estariam fora de moda. Brian respondeu então "que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley".

A partir daí, os Beatles realizaram uma longa peregrinação por diversas gravadoras, tais como a Pye, Columbia, HMV e EMI e foram recusados em todas elas, inclusive por gravadoras menores.

Enfim, fizeram novo teste na Parlophone Records, que fazia parte da EMI, e George Martin finalmente avisou Brian, em Julho de 1962, que os Beatles iriam assinar contrato com a Parlophone e eles agora deveriam selecionar o material a ser gravado.

A grande coincidência é que os estudios da Decca em Hampstead fica a menos de 3 kilómetros do Abbey Road Studios em St. John's Wood. Estudio onde eles viriam a gravar os maiores sucessos de sua carreira.

As fitas desta audição somente foram divulgadas 20 anos mais tarde, em 1982.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
Veja cantor em papel no Piratas do Caribe

74 acessosFabio Lima: "Yesterday" dos Beatles em fingerstyle3254 acessosStar Wars Day: May the Force be with Beatles?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

FresnoFresno
"John Lennon seria um cara meio chato!"

John LennonJohn Lennon
10 coisas que você não sabia sobre o Beatle

The BeatlesThe Beatles
Ex-empresário fica sem dormir até hoje

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 20 de abril de 2013
Post de 15 de dezembro de 2014
Post de 06 de fevereiro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Collectors RoomCollectors Room
Uma das mais completas coleções sobre os Beatles

SlayerSlayer
O pedido de autógrafo mais maluco que Kerry King recebeu

Tiago Della VegaTiago Della Vega
O guitarrista mais rápido do mundo?

5000 acessosCourtney Love: "Parei com drogas e transei como um coelho"5000 acessosJapão: conheça dez bandas japonesas de Metal5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?4995 acessosElvis Presley: as capas "cover" do primeiro álbum5000 acessosKiss: Paul fala sobre ego de Gene e celebridades5000 acessosMúsica Fácil: 4 bons exemplos de como usar o drive na voz

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online