Decca Records, a gravadora que negou um contrato aos Beatles
Fonte: Wikipedia
Postado em 01 de janeiro de 2000
Antes de serem contratados por George Martin, os Beatles fizeram um teste para a Decca Records no início de 1962 mas foram reprovados pois de acordo com um executivo da gravadora "grupos de guitarras estão em franca decadência".
Já como empresário dos Beatles, Brian Epstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club em Liverpool. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961.
Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar a ida deles para Londres para que dessem uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado.
Para chegar a Londres, os Beatles utilizaram uma camioneta alugada por Neil Aspinall, levando instrumentos e amplificadores, mas que na hora da apresentação não valeram de nada, pois o pessoal da gravadora preferiu que fosse usados os disponíveis no estúdio.
Exatamente no dia 1º de Janeiro de 1962 os Beatles entraram nos estúdios da Decca. George Harrison cantou com perfeição a música "Sheik Of Araby" e Paul McCartney cantou "Red Sails In The Sunset" e "Like Dreamers Do". Paul, como todos, estava muito nervoso e acabou desafinando durante suas interpretações. Segue a lista completa de faixas gravadas.
1. Like Dreamers Do - (Lennon/McCartney) 2:38 - Vocal: Paul
2. Money (That's What I Want)- (Bradford/Gordy) 2:25 - Vocal: John
3. Till There Was You - (Wilson) 3:01 - Vocal: Paul
4. The Sheik Of Araby - (Smith/Snyder/Wheeler) 1:43 - Vocal: George
5. To know Her Is To Love Her - (Spector) 2:37 - Vocal: John
6. Take Good Care Of My Baby - (Goffin/King) 2:29 - Vocal: George
7. Memphis Tennesse - (Berry) 2:22 - Vocal: John
8. Sure to Fall (In Love With You) - (Perkins/Claunch/Cantrell) 2:04 - Vocal: Paul
9. Hello Little Girl - (Lennon/McCartney) 1:41 - Vocal: John
10. Three Cool Cats - (Leiber/Stoller) 2:26 - Vocal: George
11. Crying, Waiting, Hoping - (Holly) 2:04 - Vocal: George
12. Love Of The Loved - (Lennon/McCartney) 1:53 - Vocal: Paul
13. September In The Rain - (Warren) 1:57 - Vocal: Paul
14. Besame Mucho - (Velazquez/Skylar) 2:41 - Vocal: Paul
15. Searchin - (Leiber/Sroller) 3:06 - Vocal: Paul
O final da gravação foi às duas da tarde e todos ficaram satisfeitos com o resultado. Mike Smith afirmou que as fitas tinham ficado "um estouro". Eles tinham certeza de que seriam contratados e semanas se passaram a espera de um chamado da gravadora.
O repertório foi selecionado por Epstein, para mostrar a performance do grupo, com 15 músicas em um espaço de uma hora, diante dos representantes da Decca Records A&R, mas a apresentação não foi tão produtiva quanto esperavam.
Em Março, Brian recebeu a notícia de Dick Rowe (chefão da Decca) de que tinham resolvido não gravar os Beatles, alegando que grupos de Rock com guitarra em breve estariam fora de moda. Brian respondeu então "que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley".
A partir daí, os Beatles realizaram uma longa peregrinação por diversas gravadoras, tais como a Pye, Columbia, HMV e EMI e foram recusados em todas elas, inclusive por gravadoras menores.
Enfim, fizeram novo teste na Parlophone Records, que fazia parte da EMI, e George Martin finalmente avisou Brian, em Julho de 1962, que os Beatles iriam assinar contrato com a Parlophone e eles agora deveriam selecionar o material a ser gravado.
A grande coincidência é que os estudios da Decca em Hampstead fica a menos de 3 kilómetros do Abbey Road Studios em St. John's Wood. Estudio onde eles viriam a gravar os maiores sucessos de sua carreira.
As fitas desta audição somente foram divulgadas 20 anos mais tarde, em 1982.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
"Um dos meus maiores heróis": Kiko Loureiro presta homenagem a Oscar Schmidt

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Em 08/11/1986: Como foi o primeiro show de Jason Newsted no Metallica?


