Varukers: tributo nacional honra a história de um dos maiores nomes do punk no mundo
Resenha - Tributo - Varukers
Por Mário Pescada
Postado em 14 de maio de 2023
Nota: 8
Quem acompanha a cena punk/hardcore conhece bem o nome VARUKERS: surgida da onda punk do finalzinho dos anos 70 que varreu o Reino Unido, a banda teve como diferencial um som mais sujo e rápido do que seus antecessores, um som verdadeiramente punk.
Liderada pelo vocalista e fundador Rat, o grupo seguiu influenciando um monte de bandas de vários cantos do mundo, uma quase unanimidade quando falamos de punk/hardcore. Mesmo quando deram uma pausa nas atividades, de 1985 a 1993, continuaram sendo reverenciados.
Como forma de reconhecimento e agradecimento por tudo que fizeram, foi idealizado o disco "VARUKERS Tributo" (2021), um projeto do fã de longa data do grupo, Robson Felipe, o "Fofäo" (BESTHÖVEN). Ele também foi o organizador do tributo brasileiro ao também referência DISCHARGE (2011).
Veterano da cena underground brazuca, Fofäo selecionou 21 bandas (era para terem disso 23, mas duas tiveram problemas e ficaram de fora). Graças ao espírito colaborativo entre os grupos e do apoio de oito selos underground (Insane Noise Distro, Vertigem Discos, Putr-Essence Distro, Cianeto Discos, Freedom, Produções Marginias Distro, Massive Records e Two Beers Or Not Two Beers), o projeto pode ser concretizado e termos em mãos um disco digno da história do VARUKERS.
As vinte e uma faixas do disco trazem performances mantendo o espírito musical punk do VARUKERS, ou seja, faixas curtas, diretas, com guitarras distorcidas e vocais gritados. Destaques para as performances de OS MALTRAPILHOS, SÍNDROME LETAL, DEATH FROM ABOVE, VULTÖR, KARNE KRUA, ORELHA SECA, TËRRÖR ÄLGÜM, BESTHÖVEN e CATHOLIC KILLERS. O que atrapalhou em alguns poucos casos, foi a diferença na qualidade da gravação entre alguns grupos, mas nada desabonador ao trabalho feito.
O disco contou com a participação de perto do próprio Rat, que ainda concedeu uma entrevista ao próprio Fofäo - além de organizador, ele também participou com sua banda BESTHÖVEN, esteve na masterização e ainda fez a capa e arte da mídia.
O CD vem acompanhado de um mini pôster (24 x 24 cm), tendo um lado a citada entrevista e do outro, uma foto muito bacana de um casal punk com jaqueta de couro estampada VARUKERS. Há ainda outro pôster (35 x 47 cm), tendo de um lado a ficha de cada banda participante e do outro fotos do VARUKERS de diversas fases.
Confira a versão do DEATH FROM ABOVE para "Another Religion, Another War"
Faixas:
01 LIXORGÂNICO - Protest And Survive
02 OS MALTRAPILHOS - Don´t Wanna Be A Victim
03 SUB-ATITUDE - Die For Your Government
04 SÍNDROME LETAL - All System Fail
05 NEFÄRIOÜS D-SASTER - March Of The SAS
06 NUCLËAR FRÖST - Led To Slaughter
07 DEATH FROM ABOVE - Another Religion Another War
08 SKARNIO - No Escape
09 VULTÖR - Who Pays
10 LUTA ARMADA - Massacred Millions
11 KARNE KRUA - Bombas/The Bomb Blast
12 DETËSTO - Will They Never Learn
13 DESASTRE - Persistant Resistance
14 ORELHA SECA - In South Africa
15 TOTAL SILENCE - Animal´s An Animal
16 TËRRÖR ÄLGÜM - Stop The Killing
17 BESTHÖVEN - Nothing´s Changed
18 PÓS-SISMO - Murder
19 S.O.S. CHAOS - Genocide
20 DEVASTADORAS - Humanity
21 CATHOLIC KILLERS - How Do You Sleep
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps