Matérias Mais Lidas


Pearl Jam: Apresentando o seu álbum mais degenerado de todos

Resenha - Vitalogy - Pearl Jam

Por Brunelson T.
Postado em 05 de fevereiro de 2016

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

No final do ano de 1994 a banda PEARL JAM lançava o seu 3º álbum de estúdio chamado "Vitalogy". Seguindo a linha de raciocínio adotada pela banda após o término do furacão que foi a turnê do seu 1º disco, assim como todo o pacote midiático que originou para a banda, o álbum "Vitalogy" consegue ser ainda mais depravado e ácido do que o 2º disco do grupo, sendo que aqui a mensagem também é passada com muita energia e fúria além de nos apresentar canções com arranjos musicais mais simples e crus em relação aos 02 primeiros álbuns e músicas totalmente anticomerciais banhadas em experimentalismos, noise e microfonias. Lembrando que a banda não fez nenhum vídeo clip de qualquer música para este álbum (assim como também aconteceu no 2º disco e que era lei nos anos 90 lançar clips na MTV para promover o seu novo álbum de estúdio, a não ser que a banda quisesse se auto sabotar), sem contar ainda na insistência do grupo em não querer dar entrevistas, aparecer na TV, na rádio e aos holofotes, justamente para preservar a sua identidade, sanidade e sobrevivência.

Pearl Jam - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É aqui neste disco que a banda nos apresenta as suas primeiras músicas punk rock de ser. Estilo que apareceu timidamente no seu 2º álbum, mas que aqui elas já mostram a sua cara e começam a deixar de lado aquelas músicas do PEARL JAM mais funk rock dos 02 primeiros discos. Este é um dos motivos, musicalmente falando, que muitos fãs do PEARL JAM não curtem tanto assim mais a banda hoje em dia, pois eles preferem aquele estilo musical antigo do grupo. Muitos criticam o estilo punk rock do PEARL JAM em fazer as músicas mais pesadas atualmente e é uma opinião que temos que respeitar... Mas assim como tudo nesta vida, as coisas mudam, avançam, evoluem e envelhecem. Bem aventurados os que possuem um facão na mão para desbravar a mata fechada que nos cerca, que conseguem abrir um caminho podendo enxergar o horizonte com outros olhos e perspectivas. Estas revelações são válidas para todo e qualquer sentido, que seja para sempre estar evoluindo o seu som inventando coisas novas (e aceitar dentro de si tendo consciência desta verdade) ou para continuar levando o mesmo tipo de som aperfeiçoando os arranjos, velocidade, harmonias vocais, melodias, dinâmicas e composições líricas e musicais (e aceitar dentro de si tendo consciência desta verdade também). Não há nada de errado/certo/superior/inferior em seguir um desses 02 caminhos..., e para amarrar estes 02 laços, ambos podem ser realizados (na maioria das vezes) para satisfazer primeiramente o desejo interno real e sincero do músico em questão, a sua pulsão de vida em particular, as suas ideias subjetivas e conscientes, a realização dos seus desejos inconscientes, a criação do seu chiste e para ser livre e feliz com o que lhe dá sustento... Esta atitude do músico em escolher um desses 02 caminhos nós temos que respeitar, deixando livre e respeitar também a opinião de cada ouvinte ou quem se diz ser fã da banda em relação a estas mudanças que não lhes agradam...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As músicas punk rock descaradas neste álbum e que são tocadas em "power chords" por pelo menos 01 guitarra, são as canções "Spin The Black Circle", "Not For You" (apesar de não ser uma levada rápida, sendo que os RAMONES também mandam saudações aqui), "Whipping" (sendo que esta música havia ficado de fora do 2º disco da banda) e "Corduroy". Em contra partida, ainda sobrou um filhote do funk rock neste disco, não tão assim funkeada por estar também flertando com o punk rock, mas que o baixo de Jeff Ament não consegue negar as suas origens que seria a música "Last Exit". As 02 únicas músicas funk rock mesmo são as canções "Out of My Mind" e "Anything in Between", mas ambas não acabaram entrando no álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As canções experimentais da banda que aparecem aqui e que de 14 faixas que este disco possui o grupo escolheu abusar (no bom sentido) de 04 para incluir as suas viagens sonoras, são as músicas "Pry To", "Bugs", "Aye Davanita" e "Hey Foxymophandlemama, That’s Me". Seria aquele aceno sarcástico para o mainstream e para aqueles que até hoje estão esperando por um novo "Ten", do tipo: "esta sonoridade não é para vocês! Se quiserem continuar a nos seguirem, tudo bem porque a banda está se transformando nesta coisa agora, mas se não quiserem também..." Estes experimentalismos a banda já havia nos mostrado em uma breve prévia no seu 1º disco, deixando ausente no 2º álbum e que iria permear ainda mais alguns discos da banda no futuro...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E antes de entrarmos na questão das letras, o PEARL JAM nos dá um belo exemplo fazendo honrarias sinceras ao hard rock com a música chamada "Satan’s Bed".

É nesse álbum que o vocalista Eddie Vedder começa a puxar para si a criação de novas músicas, saindo um pouco daquela supremacia dos 02 primeiros discos da banda que existia entre o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard. Este é outro motivo apontado pelas pessoas que não curtem mais tanto assim a banda nos dias de hoje por sentirem falta daquela química que havia entre Jeff e Stone em compor as músicas, sendo que a partir do "Vitalogy" algumas canções começaram a vir prontas para o estúdio não mais havendo aquela confluência (no sentido de composições, e porque não, no sentido pessoal/relacionamentos internos também) entre os membros do grupo. O produtor deste disco, Brendan O’Brien (que havia gravado o 2º álbum da banda também), ainda havia destacado em uma entrevista naquela época que as sessões de gravação do disco "Vitalogy" foram muito tensas, como se algo fosse implodir. Lembrando novamente que todos estes tópicos levantados aqui neste parágrafo que ajudaram a criar as mutações sonoras da banda, também são as questões levantadas pelas pessoas que ficam com uma sensação de aquém em relação às qualidades das novas composições do grupo em geral, o que é uma opinião que temos que respeitar também...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Continuando com aquela mesma fórmula dos álbuns anteriores, as músicas que falam agora sobre histórias de outros personagens são as canções "Nothingman", "Betterman" (esta música alcançou o 1º lugar na Billboard, por sinal), "Immortality" e "Falling Down" (esta pérola também não foi incluída no álbum, mas em 2010 ela ganhou o seu lançamento no single de natal da banda).

E já que este disco não nos apresenta aquelas canções únicas com o cunho político e social engajados na sua essência, na verdade elas estão aqui neste álbum "camufladas" nas músicas que falam sobre Eddie e que serão levantadas no parágrafo seguinte. Mais uma característica refletida pelo atual novo posicionamento de Eddie na banda e como um "viajante" trilhando por novos caminhos... Só para aproveitar a deixa, a música "Betterman" havia sido considerada uma flagrante canção de sucesso pelo produtor Brendan O’Brien, sendo que o grupo estava relutante em grava-la e inicialmente rejeitando-a ainda no 2º disco da banda, devido a sua acessibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Portanto, já que Eddie aparece compondo mais músicas neste disco, o que, consequentemente, surgem mais canções que falam sobre o próprio Eddie. Mas aqui no "Vitalogy" ele não se expressa daquela forma pessoal como foi nos 02 primeiros álbuns da banda demonstrando aquela expressão introspectiva de antigamente, mas sim, se colocando no ataque agora projetando para fora e mirando o alvo para terceiros. Esta é a nova posição de Eddie agora... Passado as experiências humanistas e existencialistas que caminharam naturalmente nos 02 primeiros discos (cada uma ao seu devido tempo) e que moldaram a personalidade de Eddie e da banda, aqui no "Vitalogy" as letras que falam de Eddie são demonstradas desta outra forma já citada de mãos dadas a uma forte ênfase contra o sistema também. As músicas que refletem este prisma são as canções "Last Exit", "Not For You", "Tremor Christ", "Whipping", "Pry To", "Corduroy", "Bugs", "Satan’s Bed", "Out of My Mind", "Anything in Between" e "Open Road" (esta última canção também ficou de fora do álbum e poderia tranquilamente ser uma música do MAD SEASON, já que estamos falando da mesma época).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste álbum, Eddie ainda está procurando a sua rota de fuga com um poder lírico do mesmo nível em comparação aos 02 primeiros discos, apesar de agora ele já estar externando diretamente aos seus opositores todos os seus recursos, atitudes, julgamentos, conclusões, discernimentos e provas vivas de tudo o que a banda passou e que pôde sancionar nesta cruzada até aqui... O grupo conseguiu enxergar como a coisa começou e onde essa coisa se meteu, sendo que agora eles estavam lutando pela sua independência refletida tanto nas letras das músicas deste álbum quanto à nova sonoridade que a banda estava apresentando. E porque não também declarada no título deste disco, fazendo um "Estudo da Vida" depois de tudo o que a banda havia passado e estava passando? O próprio Stone Gossard falou em uma entrevista naquela época que no "Vitalogy" ele sentiu que o PEARL JAM era uma outra banda fazendo acontecer, sendo moldada agora também pelo Eddie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Se o tema do 2º disco poderia ser resumido na palavra "confronto", creio que o tema do álbum "Vitalogy" não se distingue muito do tema do 2º disco. Sim, ainda é um confronto e as letras das músicas comprovam isso, mas no 2º álbum a banda ainda estava na coleira latindo sem parar, querendo sair..., mas agora a coleira foi quebrada sendo que o grupo tomou atitudes rebeldes (turnês por conta própria, mais afastamento da mídia, a criação da rádio pirata chamada Self Pollution Radio e etc...) e verdades foram descobertas em todos os sentidos... Então, creio que o tema do álbum "Vitalogy" seria a palavra: revolta! Lembrando que a banda ainda continuou com o seu boicote contra a Ticketmaster que havia se originado na turnê de verão no ano de 1994 pelo álbum "Versus" e que se estendeu durante a turnê do "Vitalogy" no ano de 1995.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta atitude pertinente da banda contra a Ticketmaster também foi um dos fatores que mexeu com a estrutura emocional dos membros da banda refletindo nos seus relacionamentos internos. A iniciativa de se apresentarem em locais sem contrato com a Ticketmaster, os impediram de fazerem shows pela Ticketmaster nos EUA por quase 03 anos! Jeff disse em uma entrevista alguns anos mais tarde: "Nós fomos muito cabeça duras em relação à turnê do ano de 1995. Tivemos que provar que podíamos excursionar por nós mesmos e isso meio que nos matou e quase matou a nossa carreira".

Aliás, voltando ao quesito rebeldia/revolta, que belo exemplo seria a letra da música "Spin The Black Circle", onde Eddie destaca uma homenagem e ode ao vinil justamente numa época onde o vinil estava extinto e os CD’s reinavam soberanos e únicos sobre a terra... Para reforçar mais ainda esta tese, o "Vitalogy" foi lançado 1º em vinil no mercado antes da banda lançar em CD e se tornou no vinil mais vendido na história do rock por longos 20 anos ainda, emplacando este vinil entre os álbuns em CD’s mais vendidos daquela época nas paradas..., só isso. Lembrando que esta música ganhou o Grammy sendo que isso não teve muita importância pela banda. E aproveitando o mesmo parágrafo, outro exemplo dessa rebeldia foi o single da música "Immortality" que trouxe como lado-b a banda THE FROGS fazendo cover da música do PEARL JAM chamada "Rearviewmirror". Uma outra banda tocando no seu próprio single? Que belo (sem ironia) acontecimento...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A catarse ainda não é totalmente intelectual aqui (tá querendo nascer, principalmente pelas músicas que falam de Eddie), ela ainda é emocional com um verdadeiro desleixo e imediata revolta sônica (ambas no bom sentido).

Mudando de assunto agora e assim como já havia acontecido nos 02 primeiros álbuns da banda, é possível verificar mais composições que possui aquela levada tribal da bateria que iria ficar marcada em toda a discografia do grupo. As músicas "Tremor Christ" e "Hey Foxymophandlemama, That’s Me" (aproveitando para dizer que, se você quiser saber ou quiser querer entender um mínimo por cento de como funciona a mente de um esquizofrênico suicida, as entrevistas feitas aqui na letra desta última canção junto com a sua sonoridade psicótica, podem lhe dar este breve vislumbre) seriam as simpatizantes neste disco, sendo que a 1ª não chega a ser 100% tribal e a 2ª se denota a partir da metade da música até o seu final. Fica o destaque do vocal de Eddie na música "Tremor Christ" do começo ao fim, com a dinâmica do vocal indo ao ápice e terminando do jeito mais sensível e introspectivo possível. Esta questão do vocal nesta música citada é mais uma das marcas cravadas e que até hoje reluz forte no arquivo mental do sujeito, desde quando eu escutei este álbum pela 1ª vez nas férias da escola de verão em Fevereiro/1995, sendo que este foi o tempo que demorou para que o disco chegasse aqui no Brasil naquela época...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outra situação interessante é que no livro que acompanha este álbum consta um poema que está escrito na página da canção "Aye Davanita". Esta é uma daquelas músicas experimentais do disco e toda instrumental também (com leves camadas vocais). Mas mesmo assim a banda resolveu colocar este poema no lugar do que seria a "letra" desta música dando a entender, quem sabe, algo que vai além do que uma simples música sem palavras a qual pode desencadear alguma visão na imaginação de qualquer ouvinte durante a sua sonoridade. Este poema começa assim: "Ela deitou-se sozinha / Durante os seus melhores dias / Como uma obra de arte / Lendo nua na cama / Passado alguns dos seus melhores dias / Limpando o tapete dos seus cabelos / Passou os seus piores dias / Devido ao prazer de assumir a culpa / Passou toda a sua vida / Incrédula em seus piores medos / Uma obra de arte / Uma obra de arte..."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E falando em poema, chegamos à imortalidade... Também no livro que acompanha o disco consta outro poema que está escrito na página da canção "Immortality". Esta é uma bela e uma das músicas mais cativantes que o PEARL JAM já gravou em estúdio (e que também devido ao vocal surreal de Eddie e ao solo de violão do guitarrista Mike McCready, são sintomas que foram e estão fotografados na minha mente até hoje, desde quando eu escutei esse disco pela 1ª vez quando foi lançado), mais ainda por ser questionada até os dias de hoje pelos fãs da banda se a letra desta canção faz ou não referências à morte do ex-frontman do NIRVANA, Kurt Cobain? Questionado na época se esta música era uma homenagem ao ícone grunge que havia falecido naquele mesmo ano, Eddie negou e nega até hoje esta comparação... O incrível é que, lendo a tradução da letra desta canção escutando a música junto e embalado pelo vocal sensitivo e sincero de Eddie junto com a sonoridade ora diminuta, ora crescente, em uma dinâmica louvável da canção, a letra lembra muito sim sobre o fato ocorrido. Mais 01 detalhe: a 1ª vez que o PEARL JAM tocou esta música ao vivo foi no dia 11 de Abril/1994 na cidade de Boston, apenas 03 dias depois da notícia do falecimento de Kurt Cobain... Este poema começa assim: "Eu esperei o dia todo / Você esperou o dia todo / Mas você foi embora antes do pôr do sol / E eu só queria dizer a você / Que o momento estava lindo / Apenas queria dançar uma música ruim / Dirigir carros ruins / Assistir TV ruim / Deveria ter ficado para o pôr do sol / Se não fosse por mim..."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O baterista Dave Abbruzzese ainda gravou este álbum também, com exceção da última música do disco (chamada "Hey Foxymophandlemama, That’s Me" e que também é nomeada às vezes como "Stupid Mop") que foi gravada pelo novo baterista da banda na época, o ex-RED HOT CHILI PEPPERS, Jack Irons. Jack entrou na banda e fez a turnê deste álbum e foi o mesmo cara que havia entregado aquela 1ª fita demo do PEARL JAM ao Eddie quando o grupo estava procurando por um vocalista (chamada "Mamasan", para que Eddie gravasse os vocais em cima e que depois foi devolvida aos membros da banda para que eles "aprovassem" o vocal..., o resto da história nós já sabemos). Os motivos da saída de Dave estão expostas na outra resenha sobre o álbum "Versus" e recentemente foi clareada em uma entrevista histórica com Mike pelo site Alternative Nation.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Este é o "Vitalogy"... Assim como a fé sem obras de nada vale, aqui está um disco que reflete a fé e a crença de uma banda, as quais foram formalizadas e concretizadas empiricamente com atitude! São atitudes que poucas (algumas) bandas na história do rock’n roll tiveram a coragem de lançar no mercado, sem receio e temor do que poderia originar aos fãs, a terceiros e a si mesmos, independente também de qual feedback iria cair sobre eles...

Nota: o álbum "Vitalogy" foi o 2º disco mais vendido rapidamente na história do rock’n roll, com mais de 877 mil cópias vendidas em sua 1ª semana de lançamento só nos EUA. Ele perde o 1º lugar para o "Versus". O "Vitalogy" chegou ao 1º lugar no ranking da Billboard e figurou entre os top 05 nos principais países da Europa e Oceania, além de ter ganhado incontáveis discos de Platina e de Ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Track-list:

1- Last Exit
2- Spin The Black Circle
3- Not For You
4- Tremor Christ
5- Nothingman
6- Whipping
7- Pry To
8- Corduroy
9- Bugs
10- Satan’s Bed
11- Betterman
12- Aye Davanita
13- Immortality
14- Hey Foxymophandlemama, That’s Me

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.
Mais matérias de Brunelson T..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS