Kreator: apresentação histórica recuperada e lançada em DVD
Resenha - At the Pulse of Kapitulation - Kreator
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 20 de junho de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A queda do muro de Berlim, em novembro de 1989, não abriu caminho apenas para a reunificação alemã. Com o fim da divisão, o país pode novamente se unir em questões políticas e, sobretudo, em eventos culturais. Diante dessas circunstâncias, o KREATOR registrou em 1990 – na recém extinta Berlim Oriental – um show diante de sete mil germânicos dos dois lados do muro. Um momento histórico que finalmente chega ao Brasil via Hellion Records.
Com lançamento original em VHS – sob o título "Live in East Berlin 1990" –, a apresentação do KREATOR foi recuperada e remasterizada pelo produtor Andy Snap e, juntamente com alguns extras, foi editada em DVD. O momento importante, de maior proporção se considerado o fato de que a banda é alemã, redimensiona o período da Guerra Fria para todos os fãs de thrash metal que estavam isolados no lado comunista do país.
No entanto, a qualidade técnica de "At the Pulse of Kapitualtion" – o novo título do vídeo – não é das melhores. Por mais que a banda tenha investido em um palco de grande dimensão e bem iluminado, a gravação e a edição do espetáculo cometeram deslizes significativos. É importante salientar que o registro completa vinte anos em 2010. Mas, mesmo assim, a imagem obtida pelos cinegrafistas poderia ter uma definição melhor, assim como os ângulos em que os músicos aparecem. De qualquer forma, nem mesmo a edição apenas razoável (com takes curtos demais) deixou a apresentação do KREATOR abaixo da média.
Embora tenha problemas (e compreensíveis até certo ponto), o material possui qualidades evidentes. O áudio de "At the Pulse of Kapitulation" está tão bom que em muitos momentos parece não fazer parte da imagem granulada da banda ao vivo. Como comprovação, um dos extras é um CD com as músicas na íntegra. Além disso, o KREATOR – formado na época por Mille Petrozza (vocal/guitarra), Frank Gosdzik (guitarra), Rob Fioretti (baixo) e Ventor Reil (bateria) – estava no ápice da sua carreira, um ano após o lançamento do conceituado álbum "Extreme Aggression". Entre músicas pesadas e de instrumental rápido, destaque para as versões de "Extreme Aggression", "Toxic Trace", "Bringer of Torture" e "Love Us or Hate Us". Entretanto, o KREATOR já se mostrava um dos expoentes do thrash metal alemão não apenas por essas composições e por sucessos absolutos como "Pleasure to Kill" e "Flag of Hate". A banda, de forma pioneira, já inseria velocidade e melodia ao estilo – como em "Behind the Mirror". Uma aula de thrash metal.
Com apenas uma hora e quinze de duração, "At the Pulse of Kapitulation" conta com uma boa sequência de material extra. Um ótimo documentário, intitulado "The Past and Now", conta com entrevistas de jornalistas alemães especializados em heavy metal que reconstroem, nos dias de hoje, o impacto do evento para a época, após quarenta anos de ditadura comunista. Entre as principais considerações, destaque para o público ensandecido atrás de merchandising oficial do KREATOR, como camisetas e CD’s. Os headbangers do lado comunista tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de adquirir esse tipo de produto – proibido de circular em meio ao regime totalitário. Uma pena que o vídeo, com cerca de dezessete minutos, não possui legenda em português.
Por fim, o DVD ainda inclui uma nova versão para o filme de terror "Hallucinative Comas", registro promocional que antecedeu o lançamento do álbum "Coma of Souls". Diferente da sua versão original lançada em VHS, o vídeo de vinte minutos conta com cenas deletadas da primeira edição, de maior impacto devido aos trechos de tortura, magia negra e sangue das imagens. Nessa espécie de videoclipe de longa-metragem – de qualidade mediana –, o KREATOR executa "Coma of Souls", "People of the Lie" e "Terror Zone", entre outras faixas, que fazem parte do álbum lançado em 1990 pela banda.
Track-list:
01. Some Pain Will Last
02. Extreme Aggression
03. Under the Guillotine
04. Toxic Trace
05. Bringer of Torture
06. Pleasure to Kill
07. Flag of Hate
08. Drum Solo
09. Terrible Certainty
10. Riot of Violence
11. Love Us or Hate Us
12. Behind the Mirror
13. Betrayer
14. Awakening of the Gods
15. Tormentor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti



Kreator divulga "Satanic Anarchy", faixa de seu próximo disco
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


