Manowar: superlativo, enorme e gigantesco
Resenha - Day The Earth Shook - Manowar
Por Ricardo Seelig
Postado em 20 de novembro de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que é o Heavy Metal? Sam Dunn se fez a mesma pergunta, e o caminho que ele percorreu em busca de uma resposta pode ser visto no documentário "Metal: A Headbanger´s Journey", em cartaz recentemente em pouquíssimas salas de cinema desse nosso Brasil. Essa mesma pergunta vem à tona ao assistirmos "The Day The Earth Shook – The Absolute Power", novo DVD do Manowar.
Os "Kings Of Metal" passaram do ponto, no bom sentido, em tudo relativo a esse registro do show acontecido em 2005 durante o Earthshaker Fest. Tudo aqui é superlativo, enorme, gigantesco. Aliás, bem ao estilo do Manowar.
Comecemos com o set list. Abrangendo toda a carreira do grupo, as músicas do show são um deleite para qualquer fã, e uma apresentação didática da importância da banda de Joey DeMaio e Eric Adams para a história do Heavy Metal. Desde a abertura, com a bombástica "Manowar", passando por hinos como "Brothers Of Metal", "Kings Of Metal", "Sign Of The Hammer", "Hell On Wheels", "Warriors Of The World United", "Black Wind, Fire And Steel" e muitos outros clássicos, até o encerramento com "Battle Hymn", a banda faz um show contagiante e repleto de energia. É impossível não ser tomado pelo carisma do grupo enquanto se assiste ao DVD.
Se isso não bastasse, o Manowar preparou algumas surpresas especiais para esse show. A primeira é a entrada do guitarrista David Shankle e do baterista Kenny "Rhino" Edwards para executarem, ao lado de DeMayo e Adams, as matadoras "Metal Warriors" e "The Glory Of Achilles". Interessante notar como essa formação, que gravou o álbum "The Triumph Of Steel", lançado em 1992, é muito mais técnica que o line-up atual do grupo.
Como se isso não bastasse, após Shankle e Rhino é a vez do lendário guitarrista Ross "The Boss" e do baterista Donny Hamzik subirem ao palco e tocarem ao lado de Joey e Eric as mega-clássicas "Metal Daze" e "Dark Avenger", em um dos melhores momentos do show. De arrepiar.
E tem mais … uma orquestra com mais de cem membros e um coro com uma centena de vozes surge ao lado do palco e acompanha a banda até o final do show, mostrando como o Heavy Metal e a música clássica podem complementar um ao outro.
Mas o grande momento de "The Day The Earth Shook" está guardado para o seu final. Eric Adams, Joey DeMayo, Karl Logan e Scott Columbus, acompanhados por Ross "The Boss", Donny Hamzik, David Shankle e Rhino executam, juntos, aquela que será lembrada para todo o sempre como a melhor versão já registrada do hino "Battle Hymn". Três guitarras, três baterias, tocando simultaneamente no palco, com uma sincronia absurda. E, só pra brincar um pouco com os fãs, no momento do solo de Ross apenas Donny o acompanha, o mesmo valendo para David e Rhino e Karl e Scott. O que se vê no vídeo beira o inacreditável, seja pela energia que sai do palco, seja pela incredubilidade da platéia, que literalmente não acredita no momento histórico que está presenciando.
Além de um show espetacular, o DVD trás ainda um segundo disco tão bom quanto o primeiro. Nele, podemos ver os ensaios dos oito músicos para o show e, a melhor parte, uma cobertura gigantesca da primeira convenção mundial de fãs do Manowar, realizada na cidade alemã de Geilselwind. Tudo que envolveu a convenção, desde a sua produção até as suas atrações, é mostrado nos mínimos detalhes. Um deleite classe A para quem gosta de Heavy Metal, sem dúvida alguma.
Fechando o pacote, a Hellion manteve no Brasil a luxuosa embalagem digipack que acompanha os dois discos, o que torna o pacote ainda mais atraente para os fãs.
Sem dúvida alguma, "The Day The Earth Shook – The Absolute Power" é um dos melhores DVDs de Heavy Metal já lançados. Uma obra-prima.
O que é o Heavy Metal? Assista este DVD que muitas respostas vão surgir na sua cabeça.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge



A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


