Resenha - Jumenta Parida - Jumenta Parida

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

Os cearenses do Jumenta Parida chegam ao seu primeiro cd apostando na fórmula que consagrou o pessoal do Raimundos: a mistura de hardcore com elementos regionais, ou como queiram, o forró-core. Mas será que a banda é apenas um clone de Raimundos ou consegue imprimir identidade própria a seus trabalhos? É fato que o próprio Raimundos mudou muito depois de seu primeiro cd, e qualquer banda que pensasse em investir na fusão de punk/hardcore com elementos regionais seria diretamente comparada aos mesmos.

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosSimone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"

"Jumenta Parida" e "Opinião" de fato alimentam essa comparação. A fusão de punk com elementos como triângulo e percussão vai bem na onda do primeiro cd dos brasilienses, mas a Jumenta Parida mostra ter mais personalidade, pois aposta nas letras politizadas e com conteúdo muito inteligente, como a vida no sertão no punk "Caipora", ou o amor ao Nordeste que é expressado na cadenciada "Sou do Nordeste"

O cd é bem interessante, alternando passagens aonde elementos de forró se misturam ao peso das guitarras ("Juventude Cibernética", a poppy-punk "A Súplica" e o quase instrumental forró "Baião Voador não Identificado") com passagens mais pesadas, aonde os elementos regionais ficam em segundo plano (a excelente "Êxodo", a quase repentista "Sangue no Sertão, por sinal uma das melhores do cd e a pesadíssima "Falsas Promessas").

Comparar este cd ao Raimundos é possível sim, afinal são bandas que teoricamente investem no mesmo estilo, mais a Jumenta Parida vai bem mais direto na mistura, praticamente adaptando suas guitarras e vocais ao estilo regional, como se a viola e a sanfona dessem lugar as guitarras e baixo. Uma mistura complexa, arriscada e feita com extrema competência. O cd investe em temas sociais e conscientização política, algo muito louvável.

Vale a pena conferir este trabalho, uma banda que promete muito e que vem fazendo enorme sucesso pelo Norte/Nordeste. Tomara que apareçam pelo Brasil. Parabéns aos amigos da Jumenta!!!!

Site oficial: http://www.jumentaparida.com

Line Up:
Zoo: Vocais
Breno Lagartixa - Guitarras
Anax Vieira - Baixo
André Luiz - Bateria




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "JumentaParida"


Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos

Simone Simons: Rammstein me faz querer mexer a bundaSimone Simons
"Rammstein me faz querer mexer a bunda"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adGoo336