Resenha - Jumenta Parida - Jumenta Parida

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

8

Os cearenses do Jumenta Parida chegam ao seu primeiro cd apostando na fórmula que consagrou o pessoal do Raimundos: a mistura de hardcore com elementos regionais, ou como queiram, o forró-core. Mas será que a banda é apenas um clone de Raimundos ou consegue imprimir identidade própria a seus trabalhos? É fato que o próprio Raimundos mudou muito depois de seu primeiro cd, e qualquer banda que pensasse em investir na fusão de punk/hardcore com elementos regionais seria diretamente comparada aos mesmos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Jumenta Parida" e "Opinião" de fato alimentam essa comparação. A fusão de punk com elementos como triângulo e percussão vai bem na onda do primeiro cd dos brasilienses, mas a Jumenta Parida mostra ter mais personalidade, pois aposta nas letras politizadas e com conteúdo muito inteligente, como a vida no sertão no punk "Caipora", ou o amor ao Nordeste que é expressado na cadenciada "Sou do Nordeste"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O cd é bem interessante, alternando passagens aonde elementos de forró se misturam ao peso das guitarras ("Juventude Cibernética", a poppy-punk "A Súplica" e o quase instrumental forró "Baião Voador não Identificado") com passagens mais pesadas, aonde os elementos regionais ficam em segundo plano (a excelente "Êxodo", a quase repentista "Sangue no Sertão, por sinal uma das melhores do cd e a pesadíssima "Falsas Promessas").

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comparar este cd ao Raimundos é possível sim, afinal são bandas que teoricamente investem no mesmo estilo, mais a Jumenta Parida vai bem mais direto na mistura, praticamente adaptando suas guitarras e vocais ao estilo regional, como se a viola e a sanfona dessem lugar as guitarras e baixo. Uma mistura complexa, arriscada e feita com extrema competência. O cd investe em temas sociais e conscientização política, algo muito louvável.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vale a pena conferir este trabalho, uma banda que promete muito e que vem fazendo enorme sucesso pelo Norte/Nordeste. Tomara que apareçam pelo Brasil. Parabéns aos amigos da Jumenta!!!!

Site oficial: http://www.jumentaparida.com

Line Up:
Zoo: Vocais
Breno Lagartixa – Guitarras
Anax Vieira – Baixo
André Luiz – Bateria

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Raul Seixas: qual a origem da música Gita?Raul Seixas
Qual a origem da música "Gita"?

Vocalistas: Os 10 melhores da história do rockVocalistas
Os 10 melhores da história do rock


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 Cli336