Resenha - Human Zoo - Gotthard

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edilson Bruschi
Enviar correções  |  Ver Acessos


OFICIAL GOTTHARD FAN CLUBE BRASIL

gotthardbrasil@bol.com.br

A banda Suíça de maior sucesso dos últimos anos, GOTTHARD, despertou olhares curiosos durante a filmagem do vídeo clip de seu grande hit "Heaven" (status de ouro na Suíça), ao redor da Tailândia em Maio de 2002. Durante uma viagem de barco sobre Bangkok, eles viram pessoas vivendo debaixo de pontes, em barcos, cabanas de madeira podre, lavando e cozinhando com a água do rio.

O GOTTHARD foi capaz de experimentar a força dos habitantes Tailandeses nascidos sobre a favela, quando correram em direção da banda Suíça na beira do rio, como se eles fossem uma espécie exótica de uma rica terra estrangeira. O acontecimento tocou a banda profundamente e os fez sentir como se fizessem parte de algum tipo de zoológico humano. Esta experiência permaneceu com eles durante toda a jornada de volta para suas casas na Suíça, ocupando seus pensamentos por um longo tempo, o que depois influenciou seu novo álbum de estúdio.

O oitavo álbum do GOTTHARD tem o titulo de HUMAN ZOO (lançado oficialmente em 24 de Fevereiro de 2003). Tanto liricamente como musicalmente, a banda ganhou maior maturidade, representada no belo trabalho de seus membros.

HUMAN ZOO combina tanto com o espirito excitante do rock inicial do GOTTHARD, como o talento dos toques mágicos nas baladas, típicas nos lançamentos da banda. Alguns momentos são enérgicos de puro rock, outros suaves e delicados. Este novo trabalho vem provar que após onze anos, a banda ainda é capaz de desenvolver um trabalho consistente.

O nome GOTTHARD permanece por estilo, honestidade, com um som feito unicamente com o coração e com as mãos. A banda possui qualidade musical como poucos. As baladas em particular são inspiradas, não só porque Steve Lee possui uma excepcional e expressiva voz. Alem disso, o sucesso popular do GOTTHARD irá permanecer alto por mais um longo tempo.

Apesar de vender mais de um milhão de albums, ganhando ouro seis vezes, platina seis vezes, platina dupla duas vezes, platina tripla uma, e o single Heaven ganhando ouro, o novo álbum HUMAN ZOO está indicando que a banda é capaz de objetivar muito mais, e alcançar sua concretização tanto em sua própria terra natal como muito alem do continente europeu.

HUMAN ZOO ofereceu à banda a oportunidade de aumentar o apoio no mercado americano, e expandir-se sobre a Austrália.

Depois de uma longa parceria e sete albums lançados, a banda substituiu o até então fiel escudeiro Chris Von Rohr pelo renomado produtor Marc Tanner (ele que, entre outras coisas, foi produtor da banda vencedora da MTV Awards The Calling, e também da trilha sonora do filme Armageddon). O produtor ficou tão convencido da qualidade da banda Suíça que fez uma longa jornada de sua casa em Los Angeles até o estúdio caseiro do GOTTHARD em Ticino, disposto a trabalhar com eles. "Nós temos estado trabalhando juntos por um longo tempo, e na verdade queríamos ter a sensação de procurar por algo novo", diz Steve sobre Chris. Embora muitas canções já estivessem prontas, Tanner também co escreveu algumas das faixas do álbum.

Sem uma única mudança em sua formação, a banda tem o vocalista Steve Lee, o baterista Hena Habegger, o baixista Marc Lynn, e dois guitarristas, Leo Leoni e Mandy Meyer, que oferecem uma harmonia única. Resignação ou disputas internas são estranhos conceitos. "A banda esta muito mais motivada do que antes e estamos mais que contentes, pois temos crescidos fortes juntos durante todos esses anos", diz o vocalista Steve Lee.

E o produtor Marc Tanner tem contribuído indiscutivelmente com esse fator: "Ele tem trazido um grande fôlego de ar fresco para a banda", explica Steve. "Ter ele como um novo elemento tem realmente nos motivado. Nós tivemos a sensação de que nós não estávamos apenas fazendo um novo álbum, mas realmente preparando e fazendo algo grande e novo".

A faixa titulo "Human Zoo" faz o ouvinte perceber alto e claro sobre as diferenças entre o pobre e o rico, sobre o desejo da prosperidade para sensacionalizar a miséria e a pobreza.

A faixa "Janie`s Not Alone" è calma com um som pensativo o suficiente para dar em você uma sacudida. Esta faixa trata da vida sádica dos garotos de rua em países com Romênia e Brasil.

Um outro ponto alto deste novo álbum è a faixa "Still Belong To You", com um caráter expressivo, ela deverá surgir como faixa da trilha sonora de um filme num futuro próximo.

O disco possui também grandes rocks como "One In A Million", "Top of the World", "Long Way Down" e lindas baladas como "First Time in a Long Time" (que também entrou nos charts suíços) e "What Can I do".

Pela primeira vez na historia da banda, decidiram não incluir um cover. "Desta vez nós estávamos tão entusiasmados com a quantidade de ótimo material em nossas mãos, que não houve espaço para covers", justifica Steve.

Com este novo álbum a banda saiu em tour pela Suíça, Alemanha, Áustria, Itália e com duas datas na Rússia, onde seus shows foram um grande sucesso com lotação esgotada.

Este álbum mostra que o GOTTHARD possui força o suficiente para alcançar novas dimensões, e que o Rock`n Roll também pode ser usado para mostrar que há um outro mundo sobre o que nós vivemos.

A banda anunciou que lançará um álbum duplo ao vivo com musicas gravadas durante a tourne suíça da "Human Zoo Tour", e que este show também sairá em formato DVD.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Gotthard"


Rock And Roll Hall Of Fame: 10 bandas elegíveis para 2018Rock And Roll Hall Of Fame
10 bandas elegíveis para 2018

Top 10: músicas boas escondidas em discos não tão bonsTop 10
Músicas boas "escondidas" em discos não tão bons


Heavy Metal: celebridades que curtem ou já curtiramHeavy Metal
Celebridades que curtem ou já curtiram

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage


Sobre Edilson Bruschi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336