Resenha - Heathen Chemistry - Oasis
Por Fernando Rocha
Postado em 10 de agosto de 2002
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ouvir o último trabalho dos irmãos Gallagher é um exercício de garimpo. O desafio é encontrar no meio das onze canções alguma coisa que, de longe, lembre as ótimas músicas que o grupo gravou nos anos 90. Citado hoje como o equivalente do Nirvana no cenário rock da europa, o Oasis gravou um disco fraco e muito pouco inspirado, bem diferente de "Standing on the Shoulders of Giants", disco que com certeza marcou o auge da banda, coroado com caça níqueis do combo DVD + CD duplo + Cd simples dos shows que lotaram o estádio de wembley em 2000, logo depois da apática apresentação no Rock in Rio.

"Heathen Chemistry" foi um disco muito aguardado e muito falado. Várias versões de suas músicas já rolavam na internet há algum tempo, fato esse que deixou a banda furiosa (ou não, já que muitos suspeitam de uma jogada). Nesse meio tempo o Oasis emplacou dois singles: "Hindu Times" e "Stop Crying Your Heart Out". O último até virou hino da derrota dos ingleses para a seleção canarinho.
Agora que o disco já saiu lá fora e as versões definitivas de suas mp3s rodam o submundo da internet, resolvi abrir a boca. Pois é, a sensação que fica é que Liam e Noel pegaram um tubo de cola, uma tesoura e foram brincar de recorte e colagem. Ficaram xerocando seus álbuns antigos e colando de uma forma diferente.
Músicas boas não faltam, mas tudo soa b-side da boa fase da banda (algumas realmente são). "Born in a Different Cloud", "Force of Nature" e "Little By Little" são boas composições; quem gosta do som da banda não tem do que reclamar. Quem esperava mais pode ficar decepcionado; nem a presença de Johnny Marr (The Smiths) em algumas faixas consegue trazer algo de novo pra banda.
Tracklist
1. The Hindu Times
2. Force Of Nature
3. Hung In A Bad Place
4. Stop Cryng Your Heart Out
5. Songbird
6. Little By Little
7. A Quick Peep
8. Probably All In The Mind
9. Shes Is Love
10. Born On A Different Cloud
11. Better Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
O que Tuomas Holopainen, do Nightwish, mais gosta na vida de músico em turnê
O álbum mais importante da história do pós-grunge, segundo André Barcinski
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil


10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Liam Gallagher debocha de entrada do Oasis no Rock and Roll Hall of Fame
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher


