Seminário debate volta do ensino de música
Fonte: Rock Brigade
Postado em 11 de dezembro de 2006
Aconteceu na semana passada, em São Paulo, o seminário Música Brasileira em Debate, que contou com a participação da Abemúsica (Associação Brasileira de Música), músicos, compositores e representantes do governo federal. O presidente da Câmara Brasileiral, Aldo Rebelo, particpou do evento defendendo o retorno da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.
"O ensino musical é essencial para a formação das crianças", defendeu Rebelo. "A música é entre as disciplinas que se pode ministrar a uma criança talvez a que tenha a linguagem mais universal. Acho que foi uma perda muito grande, um prejuízo muito grande, se retirar a música como disciplina obrigatória da escola pública do Brasil."
Já o deputado Chico Alencar, do PSOL-RJ, autor do requerimento para a realização do seminário, anunciou o lançamento do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música, que deve fazer o levantamento dos projetos de lei sobre o assunto em discussão no Congresso.
"Não dá pra se achar que se reintroduz só por uma lei. É preciso sensibilizar as secretarias, mostrar que música não fica só no âmbito da cultura, que tem um elemento pedagógico fundamental, que é tão importante uma criança ou um jovem ter elementos da Educação Musical quanto ter de Ciências, Matemática, Português, História e Geografia. Quem não perceber que isso é pedagógico não sabe o que é Educação."
Além do ensino obrigatório de música, também foi discutida no seminário a necessidade de se propor alternativas para problemas que atingem a classe artística, como a distribuição dos direitos autorais e a pirataria de CDs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps