Black Sabbath: versão completa de "The Rebel" está online

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Almir e Marco Néo, Fonte: Fanzmosis Ozzy Brasil, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 12/05/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A versão completa de uma música considerada "perdida" da banda EARTH, que depois viraria o BLACK SABBATH em sua formação histórica - composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), gravada em 1969, foi disponibilizada no YouTube:

2035 acessosBlack Sabbath: trio passou três dias juntos após fim da turnê5000 acessosAlice In Chains: seria essa a última foto de Staley com vida?

Segue abaixo o texto sobre a canção, publicado no extinto site Sabbathlive.com:

"The Rebel" é sem dúvida alguma uma das músicas inéditas mais procuradas pelos fãs do BLACK SABBATH. Ainda que um pequeno pedaço dessa música que em nada lembra o estilo clássico da banda possa ser ouvida no vídeo "The Black Sabbath Story Volume 1", a maioria dos fãs nunca ouviu essa ainda inédita demo gravada em 1969.

"Essa demo é do EARTH ou do BLACK SABBATH?" Uma das questões mais levantadas sobre "The Rebel" é se a música pode ser considerada uma demo do EARTH. Ainda que a anotação presente no acetato original credite a música ao BLACK SABBATH, a música foi gravada durante um período de transição. Tem sido afirmado em várias biografias recentes do BLACK SABBATH que a banda decidiu mudar seu nome de EARTH para BLACK SABBATH em meio à viagem para Hamburgo, onde iriam tocar no Star Club, no começo de agosto de 1969. Para afastar a inevitável confusão que surgiu com essa mudança súbita, a banda se apresentou em vários shows pré-agendados como EARTH. De fato, o último show da banda como EARTH ocorreu em Kilcaldy, na Escócia, apenas um dia após a gravação de "The Rebel".

As gravações de "The Rebel" ocorreram no Trident Studios, um estúdio equipado com uma mesa de oito canais localizado em St. Anne's Court, no Soho. No comando das gravações estava Gus Dudgeon, que já havia trabalhado com o LOCOMOTIVE e mais tarde produziria álbuns de ELTON JOHN e DAVID BOWIE. A banda não ficou muito impressionada com Gus, que insistia em comparar tudo o que eles faziam com o LOCOMOTIVE. Foi aí que o engenheiro de som Rodger Bain recebeu sua primeira oferta para gravar um álbum... E o resto é história.

A banda havia acabado de retornar de uma turnê pela Alemanha e começava a ensaiar. O empresário Jim Simpson sugeriu que eles gravassem "The Rebel", uma música que havia sido composta por Norman Haines. Norman tocava teclados na banda de Jim, LOCOMOTIVE. Haines também participou das gravações, tocando órgão e piano. Dois meses depois, a banda gravou mais uma das composições de Haines, entitulada "When I Come Down", que foi renomeada pelo SABBATH como "When I Came Down". A banda não ficou satisfeita com nenhuma das duas músicas, mas gravou assim mesmo para que seu empresário pudesse ter algo em mãos para mostrar para as gravadoras. Nenhuma das músicas mostrava a direção mais pesada que a banda já estava formulando ou mesmo a forte influência de blues da época do EARTH.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Black SabbathBlack Sabbath
Trio passou três dias juntos após fim da turnê

399 acessosTony Iommi: "Valeu a pena desde o 1° dia", diz sobre carreira385 acessosHeavy Lero: a segunda parte da história do Black Sabbath com Dio0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

Black SabbathBlack Sabbath
Filósofo escreve livro sobre as letras

Black SabbathBlack Sabbath
A polêmica capa do polêmico álbum Born Again

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

Alice In ChainsAlice In Chains
Publicada a última foto de Staley com vida?

Legião UrbanaLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl fanfarrão explica como pegava todas as garotas

5000 acessosCompridas: As músicas mais longas de grandes bandas5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"5000 acessosDane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhor5000 acessosPantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell5000 acessosRotting Christ fala de polêmicas que os cercaram4757 acessosIron Maiden: vídeos de participações em programas de TV

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Almir

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Sobre Marco Néo

Nascido na primeira metade dos anos 70, teve seu primeiro contato com sons pesados quando o Kiss veio para o Brasil, em 83, mas não compreendeu bem o que era aquilo. A contaminação efetiva ocorreu um ano depois, quando conheceu Motörhead, Judas Priest, AC/DC, Iron Maiden. Desde então, tornou-se um apaixonado colecionador de tudo o que se refere a Metal e Rock'n'Roll, independentemente de subestilos.

Mais matérias de Marco Néo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online