Les Paul: "exemplo de vida, arte, ciência", diz Regis Tadeu
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 18 de agosto de 2009
Regis Tadeu, editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera, Teclado & Piano e Studio, escreveu em sua coluna sobre a obra de Les Paul. Confira um trecho do artigo.
"Sem ele, você não ouviria a música moderna - inclua aí rock, pop, soul, funk e jazz, entre outros gêneros e estilos - da maneira como conhece nos dias de hoje.
E não escrevo isso apenas porque Les Paul foi um dos criadores da guitarra de corpo sólido, que se tornou objeto de desejo de nove entre dez guitarristas (a Gibson Les Paul), nem porque foi ele o inventor do sistema de multitrack em 1945, que permite a gravação em várias pistas, ou seja, a união de vários instrumentos gravados em sessões diferentes em uma única faixa final, sem que uma gravação apagasse a outra (veja uma explicação do sistema dada pelo próprio inventor, clique aqui). Escrevo isso porque suas duas invenções foram resultados de uma alma inquieta, que se recusou a se acomodar dentro das limitações técnicas da época e tratou de criar maneiras para satisfazer suas necessidades musicais. Sem querer, Les Paul simplesmente inventou os padrões de gravação que conhecemos hoje. Sem eles, a música dos dias de hoje seria totalmente diferente.
Para ler a matéria na íntegra acesse este link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps