Fabio Massari: força arrasadora dos noruegueses do Shining
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 27 de agosto de 2010
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu um artigo sobre a banda norueguesa Shining. Confira abaixo alguns trechos da matéria.
Na categoria disco demolidor do ano, vai ficar difícil para a concorrência. Blackjazz, álbum de número 5 do quarteto norueguês Shining, tem a força arrasadora de um buraco negro. E não deixa de ser sintomática a presença desse lado negro da força já no nome desse mais recente álbum da banda do craque multiinstrumentista (e vocalista) Jorgen Munkeby (oriundo da instituição local Jaga Jazzist, que abandonou ainda garoto – prodígio – para criar o Shining no finalzinho da década de 90). Da terra do black metal e de vertentes algo experimentadoras do jazz, comparece esse registro explosivo e transcendente que combina rifferama ridiculamente pesada com articulações espertas e sinuosas.
Se no começo – pelo menos nos 2 primeiros discos – a pegada jazzística era um pouco mais ortodoxa, nesse Blackjazz a quebradeira chega ao ápice do inclassificável. Basicamente, em alguns momentos parece um disco do Ministry! A cover de King Crimson ("21st Century Schizoid Man") que fecha o disco, também diz algo a respeito das tramas complexas que esperam quem se aventurar pelos círculos desse jazz infernal.
Veja a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse
O clássico imortal do Iron Maiden inspirado em história de faroeste
Como foi ver Renato Russo do auge até não conseguir mais cantar, segundo Carlos Trilha


Heavy Metal: 10 bandas/artistas que mesclaram o gênero com outros



