Fabio Massari: força arrasadora dos noruegueses do Shining
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 27 de agosto de 2010
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu um artigo sobre a banda norueguesa Shining. Confira abaixo alguns trechos da matéria.
Na categoria disco demolidor do ano, vai ficar difícil para a concorrência. Blackjazz, álbum de número 5 do quarteto norueguês Shining, tem a força arrasadora de um buraco negro. E não deixa de ser sintomática a presença desse lado negro da força já no nome desse mais recente álbum da banda do craque multiinstrumentista (e vocalista) Jorgen Munkeby (oriundo da instituição local Jaga Jazzist, que abandonou ainda garoto – prodígio – para criar o Shining no finalzinho da década de 90). Da terra do black metal e de vertentes algo experimentadoras do jazz, comparece esse registro explosivo e transcendente que combina rifferama ridiculamente pesada com articulações espertas e sinuosas.
Se no começo – pelo menos nos 2 primeiros discos – a pegada jazzística era um pouco mais ortodoxa, nesse Blackjazz a quebradeira chega ao ápice do inclassificável. Basicamente, em alguns momentos parece um disco do Ministry! A cover de King Crimson ("21st Century Schizoid Man") que fecha o disco, também diz algo a respeito das tramas complexas que esperam quem se aventurar pelos círculos desse jazz infernal.
Veja a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps