Matérias Mais Lidas

Black Sabbath: o que Geezer Butler não suportava em Ozzy que o fez adorar DioBlack Sabbath
O que Geezer Butler não suportava em Ozzy que o fez adorar Dio

Megadeth: gravações de baixo do David Ellefson para o novo disco serão descartadasMegadeth
Gravações de baixo do David Ellefson para o novo disco serão descartadas

Metallica: a palavra mais presente nas letras da banda é...Metallica
A palavra mais presente nas letras da banda é...

Roberto Barros: Até ouvir Angra eu não gostava de power metal, revela o guitarristaRoberto Barros
"Até ouvir Angra eu não gostava de power metal", revela o guitarrista

Helloween: ouça o álbum Helloween, que marca voltas de Michael Kiske e Kai HansenHelloween
Ouça o álbum "Helloween", que marca voltas de Michael Kiske e Kai Hansen

Massacration: quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para elesMassacration
Quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para eles

Hellfest 2022: anunciado megafestival com 350 bandasHellfest 2022
Anunciado megafestival com 350 bandas

1984: 15 grandes discos lançados em um dos anos mais impressionantes da música pesada1984
15 grandes discos lançados em um dos anos mais impressionantes da música pesada

Van Halen: Wolfgang diz que show para homenagear Eddie é uma grande ideiaVan Halen
Wolfgang diz que show para homenagear Eddie é uma grande ideia

Led Zeppelin: quanto eles conseguiam arrecadar por show no auge da bandaLed Zeppelin
Quanto eles conseguiam arrecadar por show no auge da banda

Gêmeos: grandes discos de rock e metal que foram lançados no mesmo diaGêmeos
Grandes discos de rock e metal que foram lançados no mesmo dia

Megadeth: revelados detalhes do caso envolvendo vazamentos de David EllefsonMegadeth
Revelados detalhes do caso envolvendo vazamentos de David Ellefson

Nightwish: Auri, projeto de Tuomas e sua esposa, lança vídeo para Pearl DivingNightwish
Auri, projeto de Tuomas e sua esposa, lança vídeo para "Pearl Diving"

Malmsteen: guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrãoMalmsteen
Guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrão

Helloween: ganhe ingressos e assista ao lyric video do novo álbumHelloween
Ganhe ingressos e assista ao lyric video do novo álbum


Stamp
Pentral

Lado Bi: O heavy metal e a comunidade LGBT estão mais próximos?

Por Durr Campos
Fonte: Lado Bi
Em 25/06/14

O site do Lado Bi, programa da Rádio UOL que conversa e promove diálogos entre os públicos de todas as orientações sexuais, bem como a cultura e cidadania LGBT, publicou hoje um texto muito interessante aos apreciadores da música pesada em geral, incluindo o heavy metal. O material, publicado por Marcio Caparica, o qual apresenta o Lado Bi ao lado de James Cimino, foi traduzido do artigo de Michael Friedman, Ph. D., para a revista Psychology Today e pode ser lido na íntegra abaixo.

O heavy metal está cada vez mais aberto à comunidade LGBT

Apesar da fama de homofóbicos, os músicos do rock pesado e seus fãs vêm demonstrando tolerância cada vez maior à diversidade sexual

Depois de um hiato de três anos, a banda de heavy metal Life of Agony vai subir aos palcos no dia 8 de agosto, no Alcatraz Hard Rock And Metal Festival, na Bélgica. Essas são boas notícias para os fãs de heavy metal que amam a combinação de metal, rock e hardcore que é característica do Life of Agony desde seu álbum de estreia em 1993, River Runs Red. Mas esse evento é especial também por outra razão. A vocalista do Life of Agony, Mina Caputo, é a primeira estrela abertamente transgênero do heavy metal e uma das musicistas transgênero mais preeminentes do mundo. Esse show será sua primeira performance ao vivo com o Life of Agony desde que ela saiu do armário em 2011.

Esse evento não é apenas outro marco para os direitos e aceitação LGBT, também é uma oportunidade de examinar como uma forma de música que é rotineiramente descartada como socialmente irrecuperável continua a lançar e apoiar ídolos abertamente LGBT.

A melhor maneira de se desafiar os pensamentos estereotipados sobre qualquer grupo de pessoas é a exposição. Harvey Milk, o primeiro homem eleito a um cargo público dos Estados Unidos abertamente gay, disse: "Eu gostaria de ver todos os médicos gays saírem do armário, todos os advogados gays, todos os arquitetos gays saírem do armário e deixarem o mundo ficar sabendo. Isso faria mais para eliminar o preconceito da noite para o dia que qualquer um pode imaginar." Suas palavras acabaram por se tornar proféticas, já que recentemente cada vez mais pessoas em posições de destaque se declaram gays, lésbicas e bissexuais, além das tremendas vitórias da comunidade LGBT norte-americana ao conseguir acabar com o regulamento conhecido como "Don’t Ask, Don’t Tell" no exército, e aprovar a legalização do casamento homoafetivo em 17 estados e no Distrito de Columbia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mina Caputo é mais uma adição à lista crescente de pessoas transgênero famosas em vários setores da vida, onde já estão Laverne Cox, atriz do seriado Orange Is The New Black, e Stuart Rasmussen, primeiro homens transgênero a se tornar prefeito, na cidade de Silverton, Oregon. Talvez por causa disso, as atitudes com relação às pessoas LGBT estão se modificando. Pesquisas recentes nos EUA sugerem que 73% do país apoia medidas que impeçam a discriminação no lugar de trabalho contra pessoas transgênero. Além disso, essa abertura está tomando a forma de leis como a aprovada na Califórnia, que garante a pessoas transgênero acesso aos sanitários de sua escolha em escolas.

Caputo também oferece uma oportunidade de se questionar crenças enraizadas sobre músicas e fãs de heavy metal. Muitos desconsideram o heavy metal como algo agressivo e até perigoso. Essa atitude foi frisada em 1985 pelo Parents Music Research Center, que acusou o heavy metal e quem o produzia de minar os valores familiares e até promover o suicídio entre as crianças.

Um estereótipo é que a cultura do heavy metal encoraja atitudes anti-LGBT. E a história aponta que alguns astros do heavy metal e seus fãs realmente se enquadram nesse estereótipo tacanho. Em 1989, Sebastian Bach, da banda Skid Row, fez uma aparição com uma das camisetas mais horríveis da história, exibindo dizeres anti-LGBT. Mais recentemente, Bradlee Dean da banda Junkyard Prophet foi alvo de críticas por fazer declarações contra a comunidade LGBT.

Mas outros acontecimentos sugerem que uma evolução está acontecendo. Caputo recebeu apoio do público em geral, e é apenas a mais recente de uma linhagem de músicos LGBTs famosos do heavy metal. O exemplo mais famoso talvez seja Rob Halford, da lendária banda Judas Priest, um dos primeiros astros do heavy metal a se declarar gay publicamente. A comunidade do heavy metal demonstrou amplo apoio a Halford, frequentemente considerado o rei do metal, e historicamente o vocalista mais reverenciado do gênero. Outros astros do heavy metal abertamente gays incluem Doug Pinnick do King’s X e Otep Shamaya do Otep e Gaahl do Gorgoroth.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais ainda, atitudes preconceituosas são agora, em geral, criticadas no mundo do metal. Por exemplo, quando David Brockie da banda Gwar fez um discurso homofóbico durante uma apresentação, o relato de todos os presentes concorda que ao invés de celebrar, o público no local se calou, e a atitude da imprensa especializada foi criticar o incidente. Greg Puciato do grupo Dillinger Escape Plan tem deixado muito clara sua posição contra a homofobia e a favor dos direitos LGBT.

Essa evolução faz sentido; as pessoas que gostam de música intensa e rebelde como o heavy metal, na verdade, demonstram um alto nível de abertura para novas experiências, e alta inteligência. Elas também estão mais propensas a se envolverem com ativismo por direitos civis. Pesquisas sugerem que músicos de heavy metal e seus fâs são "renegados geniais" repletos de sentimentos de baixa autoestima derivada da sensação de alienação. Eles buscam inspiração e apoio no heavy metal. Essa pode ser um dos motivos porque os músicos e fãs do heavy metal se dedicam tanto. Bandas pop vêm e vão, mas um fã do Metallica é fã pela vida inteira.

Outros indícios da cabeça aberta dos fãs de música agressiva e dos músicos que a criam vem do mundo do punk rock. Um ícone de longa data do punk rock, Bob Mould do Husker Du, é abertamente gay; Billy Joe Armstrong do Greenday se declarou bissexual; mais recentemente, Laura Jane Grace da banda de punk rock Against Me! se declarou transgênero. A lendária Bad Brains é conhecida por ter sido excomungada da cena hardcore por causa de suas declarações incendiárias dirigidas à banda hardcore abertamente gay Big Boys. E a lenda do hardcore Henry Rollins é um famoso defensor da causa LGBT.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Celebremos então Mina Caputo e todos os músicos e fãs que continuam a derrubar os estereótipos entre as pessoas LGBT e os gêneros de música agressivos. Porque, no final das contas, metal é metal. Nothing else matters.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Arte Musical
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirãoHeavy metal
Cinco grandes formações que nunca mais se reunirão

Itália: 10 bandas de heavy metal que foram formadas na terra de MichelangeloItália
10 bandas de heavy metal que foram formadas na terra de Michelangelo

Kerrang!: 10 álbuns indie que influenciaram o heavy metalKerrang!
10 álbuns indie que influenciaram o heavy metal

Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Kerrang: os 13 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em abrilKerrang
Os 13 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em abril

Metal Raiz: Mais músicas de nosso estilo favorito com metal no nomeMetal Raiz
Mais músicas de nosso estilo favorito com "metal" no nome

K.K. Downing: o surgimento do Heavy Metal com Jimi Hendrix e BudgieK.K. Downing
O surgimento do Heavy Metal com Jimi Hendrix e Budgie

Lista: 10 bandas de rock e heavy metal com integrantes nascidos em países diferentesLista
10 bandas de rock e heavy metal com integrantes nascidos em países diferentes

Ozzy Osbourne: Não falamos 'vamos inventar o heavy metal'; simplesmente aconteceuOzzy Osbourne
"Não falamos 'vamos inventar o heavy metal'; simplesmente aconteceu"

The Pit: 20 das melhores músicas de metal com metal no títuloThe Pit
20 das melhores músicas de metal com "metal" no título

Lista: os 10 melhores trabalhos lançados por bandas de heavy metal em 1995Lista
Os 10 melhores trabalhos lançados por bandas de heavy metal em 1995

Beatles: como a banda fez o primeiro disco de heavy metal da históriaBeatles
Como a banda fez o primeiro disco de heavy metal da história

Heavy metal: 20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercadosHeavy metal
20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercados

Lista: 10 álbuns de heavy metal gravados por formações que duraram apenas um discoLista
10 álbuns de heavy metal gravados por formações que duraram apenas um disco

Heavy metal: 10 riffs de guitarra muito pesados que podem ser tocados até por iniciantesHeavy metal
10 riffs de guitarra muito pesados que podem ser tocados até por iniciantes


Heavy Metal: dez álbuns que você deveria ter ouvido em 2016Heavy Metal
Dez álbuns que você deveria ter ouvido em 2016

Heavy Metal: a música fica mais pesada quando a afinação é mais grave?Heavy Metal
A música fica mais pesada quando a afinação é mais grave?

Bruce Dickinson: peidos, amizade e heavy metalBruce Dickinson
Peidos, amizade e heavy metal


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Europa, onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar Napalm Death, seguido de algo do New Order ou Depeche Mode, daí viajar com Deep Purple, bailar com Journey, dar um tapa na Bay Area e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo.

Mais matérias de Durr Campos.