Nickelback: As letras mais inteligentes do rock, sugere estudo polêmico
Por Lucas César
Fonte: NME
Postado em 19 de maio de 2015
Que o Nickelback é a banda mais odiada do mundo todos já sabem. Os próprios caras até levam a situação com certo bom humor mas as circunstâncias insistem em não querer ajudar.
Foi divulgado um estudo de uma empresa chamada Seatsmart em que se faz um ranking do "nível de inteligência" de músicas populares de todo o mundo.
A banda canadense - por possuir letras mais "longas e sofisticadas", levou o primeiro lugar no gênero rock. Isso indica que suas letras são mais inteligentes do que as de Foo Fighters, Linkin Park e Avenged Sevenfold, por exemplo. Haters gonna hate.
A análise levou em conta letras de 225 músicas que passaram pelo menos 3 semanas no primeiro lugar da Billboard, envolvendo as paradas de pop, rock, country e hip-hop. Os dados sugerem, por exemplo, que músicas pop atingem o potencial de leitura de uma criança de 8 anos.
O estilo country foi considerado o que possui as letras mais inteligentes, enquanto R&B e hip-hop vieram abaixo de pop e rock. Isso se deve, em parte, por não haver constante uso de palavras como "oh" e "yeah" - que diminuem a pontuação.
Andrew Powell-Morse, condutor da pesquisa, explica seu método: "esses dados não tratam sobre o significado da música em si, nem as metáforas e como elas podem criar um significado mais profundo pra música".
Voltando ao rock, a última posição ficou com o hit "The Good Life" ,da banda 3 Days Grace que, segundo o ranking, é compreensível até para uma criança de 3 anos e meio. É mole?
Veja o estudo completo:
http://www.seatsmart.com/blog/lyric-intelligence/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda


O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O detalhe que ajudou a moldar clássico - e rendeu 5 mil dólares a técnico de bateria
Black Keys: "Rock está morrendo e a culpa é do Nickelback"


