Lobão: se perde na autossabotagem e fica preso no muro que ergueu
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 07 de abril de 2016
Marcelo Moreira, do Combate Rock, comentou as recentes declarações de Lobão, em "cartas abertas" enviadas a Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque - veja nos links a seguir.
O texto completo do Marcelo pode ser visto no link abaixo. Em seguida, alguns trechos.
Ainda havia alguma esperança de que a bipolaridade de Lobão não o fizesse sucumbir à máquina de depredar reputações que virou o debate político no Brasil, e em especial no meio cultural. Alternando xingamento com palavrões à presidente Dilma Rousseff e embates ferozes, mas estéreis, com adversários pouco qualificados, o cantor carioca estava à beira do precipício.
E não é que ele conseguiu se autoerodir com mais uma sequência inexplicável de cartas abertas para antigos desafetos? Confuso perdido, Lobão parece ter escorregado e caído no abismo sem para-quedas e abandonado por quem poderia ao menos tentar dissuadi-lo de corroer ainda mais sua credibilidade como agente cultural e político.
O patético e inexplicável "pedido de desculpas'' a Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque na primeira das cartas mostrou uma tentativa bisonha de voltar ao ringue depois de vários nocautes feios.
Na segunda carta, irado por ter sido ignorado, mistura argumentos disparatados, diatribes sobre um mundo no qual só ele parece viver e, como não poderia deixar de ser, partiu para novas agressões – desta vez contra Chico Buarque.
Em um movimento que o tornou motivo de chacota até memso entre parcela expressiva de seus supostos seguidores, Lobão exorta Chico a "pedir desculpas públicas pela falência absoluta de suas crenças ideológicas''.
Afinal de contas, o que vem a ser isso? Com que autoridade Lobão exige de quem quer que seja pedido de desculpas por acreditar em algo? E quem Lobão acredita que seja para decretar a falência de qualquer coisa, ainda mais de um partido político que, queira ou não, foi eleito para governar o país?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps