Bruce Dickinson: refutando que o metal seja estilo da classe trabalhadora
Por Igor Miranda
Fonte: Irish Times
Postado em 03 de dezembro de 2017
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, refutou que o heavy metal seja um estilo musical apreciado, especialmente, por homens das classes sociais trabalhadoras e consideradas "alienadas". Em entrevista ao The Irish Times, o cantor afirmou que não acredita que seja possível alocar qualquer gênero musical a uma determinada classe social.
Durante o bate-papo, Bruce Dickinson falou sobre ter estudado em um internato bastante prestigiado da Inglaterra, chamado Oundle. Então, o entrevistador apontou que, no Reino Unido, os internatos são destinados especialmente às pessoas de classe média, enquanto que o heavy metal é característico, segundo ele, da chamada classe trabalhadora.
Em resposta à observação, Dickinson disse: "Não tenho muita certeza sobre isso. Não acredito que seja possível alocar qualquer estilo de música a uma determinada classe social. Você imaginaria que o punk fazia parte de uma classe extremamente trabalhadora, mas, na verdade, estava repleto de pessoas ricas em muitas bandas punk. No topo de várias bandas punk, estavam diversas pessoas de classe média ou anarquistas aristocratas. Também tinha também uma participação justa das pessoas da classe trabalhadora".
Dickinson afirmou que não será o responsável a dar início a uma "guerra de classes" na música. "Evito guerra de classes, porque é besteira. Pessoas são pessoas. De onde elas vêm, bem como seus antecedentes, são características muito variadas. O dinheiro não deveria entrar nisso, a menos que essas pessoas queiram", disse.
Curiosamente, o site Blabbermouth apontou que uma pesquisa feita em 2014, pelo City Lab com o Martin Prosperity Institute, tentou apresentar uma visão socioeconômica mais apurada sobre o heavy metal.
O estudo, que faz uma associação entre condição socioeconômica e número de bandas de metal presentes, afirma que embora o estilo tenha menor influência em locais como Estados Unidos e Reino Unido, com problemas desse teor mais evidentes entre a população, a popularidade do gênero permanece em alta em países da chamda Escandinávia, "notáveis por sua riqueza, segurança social robusta e alta qualidade de vida". A pesquisa aponta, ainda, que o apreço dos países escandinavos pelo heavy metal está ligado diretamente ao ensino compulsório de música nas escolas.
Veja:
https://www.citylab.com/equity/2014/05/how-heavy-metal-tracks-the-wealth-of-nations/371473/
Comente: Você concorda com a opinião de Bruce Dickinson?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
Forbidden anuncia seu novo álbum de estúdio, primeiro em 16 anos
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura

Iron Maiden publica vídeo retrospectivo oficial do Eddfest
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Freddie Mercury aprendeu com David Coverdale técnica que veio de produtor do Iron Maiden
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!


