Bruce Dickinson: refutando que o metal seja estilo da classe trabalhadora
Por Igor Miranda
Fonte: Irish Times
Postado em 03 de dezembro de 2017
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, refutou que o heavy metal seja um estilo musical apreciado, especialmente, por homens das classes sociais trabalhadoras e consideradas "alienadas". Em entrevista ao The Irish Times, o cantor afirmou que não acredita que seja possível alocar qualquer gênero musical a uma determinada classe social.
Durante o bate-papo, Bruce Dickinson falou sobre ter estudado em um internato bastante prestigiado da Inglaterra, chamado Oundle. Então, o entrevistador apontou que, no Reino Unido, os internatos são destinados especialmente às pessoas de classe média, enquanto que o heavy metal é característico, segundo ele, da chamada classe trabalhadora.
Em resposta à observação, Dickinson disse: "Não tenho muita certeza sobre isso. Não acredito que seja possível alocar qualquer estilo de música a uma determinada classe social. Você imaginaria que o punk fazia parte de uma classe extremamente trabalhadora, mas, na verdade, estava repleto de pessoas ricas em muitas bandas punk. No topo de várias bandas punk, estavam diversas pessoas de classe média ou anarquistas aristocratas. Também tinha também uma participação justa das pessoas da classe trabalhadora".
Dickinson afirmou que não será o responsável a dar início a uma "guerra de classes" na música. "Evito guerra de classes, porque é besteira. Pessoas são pessoas. De onde elas vêm, bem como seus antecedentes, são características muito variadas. O dinheiro não deveria entrar nisso, a menos que essas pessoas queiram", disse.
Curiosamente, o site Blabbermouth apontou que uma pesquisa feita em 2014, pelo City Lab com o Martin Prosperity Institute, tentou apresentar uma visão socioeconômica mais apurada sobre o heavy metal.
O estudo, que faz uma associação entre condição socioeconômica e número de bandas de metal presentes, afirma que embora o estilo tenha menor influência em locais como Estados Unidos e Reino Unido, com problemas desse teor mais evidentes entre a população, a popularidade do gênero permanece em alta em países da chamda Escandinávia, "notáveis por sua riqueza, segurança social robusta e alta qualidade de vida". A pesquisa aponta, ainda, que o apreço dos países escandinavos pelo heavy metal está ligado diretamente ao ensino compulsório de música nas escolas.
Veja:
https://www.citylab.com/equity/2014/05/how-heavy-metal-tracks-the-wealth-of-nations/371473/
Comente: Você concorda com a opinião de Bruce Dickinson?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Tom Morello se manifesta sobre virada democrata nos Estados Unidos
A música que Anika Nilles gostaria de acrescentar ao setlist dos shows do Rush
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Sharon Osbourne confirma que Ozzy deixou duas músicas inéditas gravadas
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O que Freddie Mercury detestava em sua aparência, mas tinha medo de mudar
Floor Jansen compara saída do Nightwish a fim de um relacionamento
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"


O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
A arte da capa de álbum do Iron Maiden com suposta figura de Paul Di' Anno escondida
Bruce Dickinson relembra retorno ao Maiden e diz que Steve Harris estava desconfiado


