A música que fez Metallica sentir que estava "se vendendo"
Por Igor Miranda
Fonte: Mitch Lafon / Ultimate Guitar
Postado em 30 de março de 2018
O produtor Flemming Rasmussen, que trabalhou com o Metallica nos discos "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" (1986) e "...And Justice for All" (1988) apontou, em entrevista ao Rock Talk de Mitch Lafon (transcrição via Ultimate Guitar), qual música teria mostrado que a banda estava disposta a "se vender". De acordo com ele, trata-se de "Escape", presente em "Ride the Lightning", segundo álbum do grupo. Conforme revelado por Rasmussen, a canção chegou a deixar os integrantes em dúvida.
Flemming Rasmussen falou sobre o assunto após ter sido questionado se o Metallica tinha receio de ser abandonado pelos fãs por tirar a velocidade das músicas. "Não, de forma alguma", respondeu o produtor. "Acho que eles tinham grande confiança em suas composições e nas músicas que faziam. A única coisa no 'Ride the Lightning' é que eles fizeram uma música bem curta, que eles meio que fizeram para ter um single", afirmou.
Em seguida, Flemming Rasmussen citou que seria "Trapped Under Ice", mas acabou se confundindo - na verdade, de acordo com o entrevistador, ele se referia a "Escape". "Essa música fez com que eles sentissem que estivessem se vendendo um pouco", disse.
E havia um motivo para estarem em busca de outra postura, segundo Flemming. "Eles estavam no selo Megaforce e eles, desesperadamente, queriam ir para uma grande gravadora. Então, era como agradar um grande selo sem saber o que realmente queriam, já que não tinham ninguém para se 'jogar a bola' junto", afirmou.
Rasmussen destacou que "Escape" foi a única música, entre 1984 e 1988, que provocou tal dúvida nos integrantes do Metallica. "Foi a única vez que conversamos, tipo: 'Essa música é muito curta? Muito pop?'. Foi a única coisa que questionaram. 'Vamos gravar essa música ou não?'. E acabamos gravando", disse.
Depois disso, ainda segundo o produtor, também houve motivo para nunca mais se questionarem. "Eles conseguiram o contrato com uma grande gravadora e foi porque o disco vendeu bem, principalmente, por 'Ride the Lightning', 'Creeping Death' e músicas do tipo. Após isso, eles concluíram: 'nunca vamos tentar agradar a ninguém além de nós mesmos'. Foi no começo da carreira deles e, provavelmente, eles queriam tê-la no caso de ter que mostrar a alguma gravadora. E se dissessem que não havia nenhum single, eles poderiam dizer: 'você pode lançar essa, porque é a mais curta'. [...] E é por isso que eles nunca a tocaram ao vivo", concluiu, aos risos.
Vale destacar que a única performance ao vivo de "Escape", até agora, ocorreu no festival Orion Music and More, de 2012.
Ouça a entrevista com Mitch Lafon na íntegra no link a seguir (em inglês).
https://omny.fm/shows/rock-talk-with-mitch-lafon/wwo-10-flemming-romero-cop-2018-03-19-10-50-pm-1
Comente: Com qual música ou álbum você acha que o Metallica se vendeu? Se é que se vendeu?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom


James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno dos shows do Metallica
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas


