Pearl Jam: Eddie Vedder conta sobre o salto para a plateia no Pinkpop de 1992
Por JLPLS
Fonte: Canal 3voor12 extra
Postado em 16 de junho de 2018
Pela terceira vez, o Pearl Jam sobe ao palco do Pinkpop e aproveita para relembrar o histórico show de 1992, estreia do grupo no festival e a primeira grande apresentação da banda grunge. Em meio ao setlist repleto de hits, o vocalista Eddie Vedder exibe a mesma camisa usada no lendário show em que subiu em um guindaste e saltou para a plateia. Arrancando risadas do público, o frontman conta como foi reencontrar, 26 anos depois, o cinegrafista que estava sentado no guindaste. O show foi realizado nesta sexta-feira, 15 de junho.
Com o estouro do "Ten" (1991), primeiro álbum da banda, o Pearl Jam sai de Seattle (EUA) e vai parar na Holanda, no tradicional festival de rock realizado desde 1970: o Pinkpop. Oportunidade quase inacreditável para uma banda que estava começando a carreira, o contato com o enorme público deixa Eddie Vedder eufórico, que decide pular na plateia durante o solo de "Porch". Assista no vídeo abaixo.
Após tocar no Pinkpop 2000, o Pearl Jam volta como headliner do festival em 2018 e, quase no fim do show, o vocalista conta os bastidores do histórico salto:
"Nós não estávamos acostumados a tocar em grandes palcos. O público estava acostumado a pular em nosso palco, pequeno, intimista. Não havia distância entre a plateia e a banda. Então viemos [para o Pinkpop] e foi o primeiro festival em que tocamos. Havia um grande espaço entre o palco e a plateia, então eu chamei a atenção de um cinegrafista que estava sentado em um dos guindastes. Vocês sabem o que aconteceu em seguida?", Eddie Vedder brinca, se referindo ao salto para a plateia.
E continua: "Alguém me enviou um cartão com uma foto minha pulando do guindaste e o cinegrafista estava me olhando como se estivesse pronto para me matar e percebi que ele provavelmente tinha todo o direito de fazê-lo. Eu nunca mais o vi desde então e sempre me perguntei ´O que aconteceu com esse cara? Será que ele continua puto comigo?´. Então, quando estávamos [a banda] em Amsterdã na noite passada, eu conheci um morador e disse ´existe alguma maneira de o encontrarmos?´. E conseguimos! Ele está aqui e se aposentou em janeiro. Parabéns para ele, pois fez um ótimo trabalho! [Risos da plateia] Mas o interessante é o seguinte: ele me contou uma história completamente diferente da que eu tinha em minha cabeça durante todos esses anos porque eu achava que ele estava muito bravo comigo. Mas o que ele estava fazendo era... se eu fosse pular do guindaste, ele precisava que os outros caras segurassem na outra ponta do guindaste. Então ele não estava gritando comigo, ele estava gritando com os outros caras para nos segurar. Ele não estava bravo comigo todo este tempo e eu me senti tão perdoado [risadas]! Foi um ótimo sentimento! Obrigado, Rob!".
Arrancando palmas e risadas da plateia, o frontman puxa a pesada "Rearviewmirror" para mais um memorável show no Pinkpop.
Confira o setlist:
Interstellar Overdrive (Pink Floyd cover)
Corduroy
Why Go
Do the Evolution
Red Mosquito
Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Even Flow
Can't Deny Me
Given to Fly
Mind Your Manners
Lightning Bolt
Daughter
Once
Hail Hail
Nothingman
Better Man
Lukin
Porch
Encore:
Jeremy
Black
Rearviewmirror
Sonic Reducer (Dead Boys cover)
Alive
Rockin' in the Free World (Neil Young cover)
Fontes:
https://www.pinkpop.nl/2018/
https://www.ad.nl/show/pearl-jam-benadert-op-pinkpop-legendarisch-optreden-van-1992~ae6a1ded/ -
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps