Pearl Jam: Eddie Vedder conta sobre o salto para a plateia no Pinkpop de 1992

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Júlia Pelinson, Fonte: Canal 3voor12 extra
Enviar correções  |  Ver Acessos

Pela terceira vez, o Pearl Jam sobe ao palco do Pinkpop e aproveita para relembrar o histórico show de 1992, estreia do grupo no festival e a primeira grande apresentação da banda grunge. Em meio ao setlist repleto de hits, o vocalista Eddie Vedder exibe a mesma camisa usada no lendário show em que subiu em um guindaste e saltou para a plateia. Arrancando risadas do público, o frontman conta como foi reencontrar, 26 anos depois, o cinegrafista que estava sentado no guindaste. O show foi realizado nesta sexta-feira, 15 de junho.

Eddie Vedder: nova contribuição musical em filme de Sean Penn?Iron Maiden: as 20 melhores músicas da "Era de Ouro"

Com o estouro do "Ten" (1991), primeiro álbum da banda, o Pearl Jam sai de Seattle (EUA) e vai parar na Holanda, no tradicional festival de rock realizado desde 1970: o Pinkpop. Oportunidade quase inacreditável para uma banda que estava começando a carreira, o contato com o enorme público deixa Eddie Vedder eufórico, que decide pular na plateia durante o solo de "Porch". Assista no vídeo abaixo.

Após tocar no Pinkpop 2000, o Pearl Jam volta como headliner do festival em 2018 e, quase no fim do show, o vocalista conta os bastidores do histórico salto:

"Nós não estávamos acostumados a tocar em grandes palcos. O público estava acostumado a pular em nosso palco, pequeno, intimista. Não havia distância entre a plateia e a banda. Então viemos [para o Pinkpop] e foi o primeiro festival em que tocamos. Havia um grande espaço entre o palco e a plateia, então eu chamei a atenção de um cinegrafista que estava sentado em um dos guindastes. Vocês sabem o que aconteceu em seguida?", Eddie Vedder brinca, se referindo ao salto para a plateia.

E continua: "Alguém me enviou um cartão com uma foto minha pulando do guindaste e o cinegrafista estava me olhando como se estivesse pronto para me matar e percebi que ele provavelmente tinha todo o direito de fazê-lo. Eu nunca mais o vi desde então e sempre me perguntei 'O que aconteceu com esse cara? Será que ele continua puto comigo?'. Então, quando estávamos [a banda] em Amsterdã na noite passada, eu conheci um morador e disse 'existe alguma maneira de o encontrarmos?'. E conseguimos! Ele está aqui e se aposentou em janeiro. Parabéns para ele, pois fez um ótimo trabalho! [Risos da plateia] Mas o interessante é o seguinte: ele me contou uma história completamente diferente da que eu tinha em minha cabeça durante todos esses anos porque eu achava que ele estava muito bravo comigo. Mas o que ele estava fazendo era... se eu fosse pular do guindaste, ele precisava que os outros caras segurassem na outra ponta do guindaste. Então ele não estava gritando comigo, ele estava gritando com os outros caras para nos segurar. Ele não estava bravo comigo todo este tempo e eu me senti tão perdoado [risadas]! Foi um ótimo sentimento! Obrigado, Rob!".

Arrancando palmas e risadas da plateia, o frontman puxa a pesada "Rearviewmirror" para mais um memorável show no Pinkpop.

Confira o setlist:

Interstellar Overdrive (Pink Floyd cover)
Corduroy
Why Go
Do the Evolution
Red Mosquito
Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Even Flow
Can't Deny Me
Given to Fly
Mind Your Manners
Lightning Bolt
Daughter
Once
Hail Hail
Nothingman
Better Man
Lukin
Porch

Encore:
Jeremy
Black
Rearviewmirror
Sonic Reducer (Dead Boys cover)
Alive
Rockin' in the Free World (Neil Young cover)

Fontes:
https://www.pinkpop.nl/2018/
https://www.ad.nl/show/pearl-jam-benadert-op-pinkpop-legendarisch-optreden-van-1992~ae6a1ded/ -




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pearl Jam"Todas as matérias sobre "Eddie Vedder"


Eddie Vedder: nova contribuição musical em filme de Sean Penn?Eddie Vedder: realizando shows beneficentes em Las Vegas e Los AngelesPearl Jam: resenha do álbum "Lost Dogs" pelos membros da banda - Disco 1Red Hot Chili Peppers: tocando Prince e Hendrix com Eddie Vedder; assista

Pearl Jam: funcionário posta foto e afirma que grupo está gravando novo discoPearl Jam
Funcionário posta foto e afirma que grupo está gravando novo disco

Pearl Jam: Fã escolhe o disco mais e menos preferido no Reddit do grupoPearl Jam: MTV Unplugged será lançado em vinil pela primeira vezPearl Jam: As Top 10 performances de Matt Cameron

Pearl Jam: novo álbum e turnê podem ser anunciados nesta semana, diz rumorPearl Jam
Novo álbum e turnê podem ser anunciados nesta semana, diz rumor

Eddie Vedder: citando Kurt Cobain e Chris Cornell em apresentação soloEddie Vedder
Citando Kurt Cobain e Chris Cornell em apresentação solo

Eddie Vedder: ele foi às lágrimas ao cantar Black em show; veja vídeoEddie Vedder
Ele foi às lágrimas ao cantar "Black" em show; veja vídeo

Pearl Jam: homenagem emocionante ao Eagles Of Death MetalPearl Jam
Homenagem emocionante ao Eagles Of Death Metal


Iron Maiden: as 20 melhores músicas da Era de OuroIron Maiden
As 20 melhores músicas da "Era de Ouro"

David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleãoDavid Bowie
Conheça 60 fatos da vida do camaleão


Sobre Júlia Pelinson

Jornalista mineira apaixonada por rock. Formou-se em 2014 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde então, trabalha como assessora de comunicação em instituições culturais e sua parte favorita é escrever sobre exposições de arte. Além de frequentar shows, seu novo hobby nas horas vagas é contribuir com o Whiplash.Net.

Mais matérias de Júlia Pelinson no Whiplash.Net.

adGoo336