Quais músicas o Iron Maiden mais tocou (e quais as menos tocadas) em shows?
Por Igor Miranda
Postado em 30 de julho de 2020
O Iron Maiden é uma das bandas mais cultuadas do heavy metal. Além dos vários álbuns de alto nível, o grupo sempre fez bonito em cima do palco, com shows que surpreendem não só pelo aspecto visual, como, também, pelo primor técnico de seus músicos.
O site Setlist.fm, que compila repertórios de shows de vários artistas e bandas, apresenta quais as músicas que o Iron Maiden mais tocou em shows ao longo de sua carreira. Também há como conferir quais canções estiveram menos vezes nos repertórios ao longo dos mais de 40 anos de carreira.
A música que o Iron Maiden mais tocou em seus shows foi, claro, aquela que dá o nome da banda: a faixa "Iron Maiden", com 2.262 execuções em cima do palco, segundo o Setlist.fm. "The Number of the Beast" e "Hallowed Be Thy Name" ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições, com 1.941 e 1.843 presenças em repertórios.
Em quarto lugar, está "The Trooper", com 1.565 reproduções em shows. "Run to the Hills" (5° lugar, 1.431 execuções ao vivo), "2 Minutes to Midnight" (6°, 1.387), "Sanctuary" (7°, 1.274), "Wrathchild" (8°, 1.223), "Fear of the Dark" (9°, 1.093) e "Running Free" (10°, 1.036) fecham o top 10 de músicas mais lembradas pela banda ao vivo.
Entre as menos tocadas, há algumas inserções curiosas. "The Loneliness of the Long Distance Runner" e os covers de "Women in Uniform" (Skyhooks, regravado em estúdio pela banda) e "Jailbreak" (Thin Lizzy) foram tocadas apenas uma vez cada - sendo que esta última apareceu somente em um show de 1976. Vale destacar que o site não considera, por exemplo, a performance de "Women in Uniform" no programa de TV "Top of the Pops", em 1980.
Já canções como o B-side "Burning Ambition" e o cover de "Smoke on the Water" (Deep Purple) apareceram em apenas três repertórios cada. A versão para o clássico do Purple foi, inclusive, a última canção que o baterista Clive Burr tocou com a banda, durante show no Japão, em dezembro de 1982. Ele foi substituído por Nicko McBrain em seguida.
"Out of the Silent Planet" e "Tush", cover do ZZ Top, foram tocadas quatro vezes cada. A primeira, inclusive, só apareceu em shows no ano de 2001 - incluindo uma performance no Monsters of Rock da Argentina, dias antes da banda passar pelo Rock in Rio.
Há, ainda, menções a músicas como "Don't Look to the Eyes" e "Invasion", tocadas cinco vezes cada em shows, e "The Fallen Angel", lembrada em apenas sete repertórios.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas


O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal


