The Doors: O clássico "The End" é transcrito pelo canal Rock com Legendas
Por Mauro Cestarolli
Postado em 15 de outubro de 2020
O canal do Youtube Rock com Legendas, conhecido por publicar vídeos de rock com as legendas em portugues seguidas de um parecer do autor, acaba de publicar sua transcrição para o clássico "The End" da aclamada banda de rock psicodélico sessentista THE DOORS.
"The End" foi escrita pelo vocalista JIM MORRISON e aparece no primeiro álbum da banda "The Doors" (1967). A letra gerou controvérsias principalmente devido a parte em que Morrison fala "Pai?/ Sim, filho?/ Eu quero te matar / Mãe? Eu quero…" (nas palavras a seguir ele gritou algo ininteligível). Isso é frequentemente considerado uma referência ao complexo de Édipo, termo derivado do herói da mitologia grega de mesmo nome que, sem saber, matou seu pai e se casou com sua mãe.
Dois anos depois em 1969 durante entrevista à revista "Rolling Stones", Morrison foi indagado sobre a seçao de Édipo da música. Ele disse que definitivamente havia uma semelhança "Mas, para falar a verdade, toda vez que eu ouço essa música, ela significa algo diferente para mim. Eu realmente não sei o que eu estava tentando dizer. Tudo começou como uma simples canção de despedida, provavelmente só para uma garota, mas também pode ser um adeus a uma espécie de infância. Eu realmente não sei, eu acho que é suficientemente complexa e universal em suas imagens que pode ser quase qualquer coisa que você quiser."
Já em sua autobiografia "Riders on the Storm - My Life with Jim Morrison and the Doors", o baterista JOHN DENSMORE lembra de como Morrison explicou o significado novamente: "A certa altura, Jim me disse durante a sessão de gravação, e ele estava chorando, e gritou no estúdio: 'Alguém me entende?' E eu disse sim, eu entendo, e naquele momento nós começamos uma longa discussão e Jim continuou dizendo repetidamente mate o pai, foda-se a mãe, e essencialmente se resume a isso, mate todas aquelas coisas que foram instiladas em você e não são de você, são conceitos estranhos que não são seus, eles devem morrer. Foda-se a mãe é muito básico, e significa voltar à essência, ao parto, a natureza básica do que é real e não a interpretação dos fatos. Então, o que Jim diz no final da seção de Édipo, é essencialmente a mesma coisa que o clássico diz, mate os conceitos de outras pessoas e volte à sua realidade. "
A icônica faixa também foi utilizada como trilha sonora do aclamado filme do diretor FRANCIS COPPOLA "Apocalipse Now" (1979), que usa a guerra do Vietnã como pano de fundo de sua trama. "The End" foi classificada no número 336 em 2010 pela revista "Rolling Stone" na lista de "As 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos".
Assista a transcrição para portugues da música "The End" feita pelo canal "Rock com Legendas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum

A canção dos anos 50 que Ray Manzarek dizia resumir o som do The Doors
O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos


