Black Sabbath: como Tony Iommi escreveu um dos riffs mais famosos do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de março de 2021
O lendário guitarrista Tony Iommi é conhecido não apenas por ser o fundador do BLACK SABBATH, mas também, por ser o maior criador de riffs que já pisou nesta bola gigantesca que chamamos de Planeta Terra. Entre esses riffs, o mais conhecido é o de "Iron Man", uma das músicas mais conhecidas da banda.
Black Sabbath - Mais Novidades
O músico inglês, que recentemente completou mais um ano de vida, falou sobre uma das suas criações mais célebres durante entrevista recente concedida ao site Songfacts, que teve trechos publicados pelo Blabbermouth nesta segunda-feira (1 de março). "Eu estava em uma sala de ensaio e Bill [Ward, baterista] começou a tocar repetidamente o bumbo. Ele começou a tocar, e eu apenas fui fazendo [Iommi cantarola o riff], então, surgiu toda a coisa e pensei: 'Isso é legal.' Bill continuou tocando, e eu simplesmente fui para esse riff".
Esta não foi a única obra que ele criou repentinamente, conforme revelou em outro trecho da entrevista. "A maioria dos riffs que fiz, eu criei na hora, e esse foi um deles. Simplesmente surgiu. Foi junto com a bateria, o que Bill estava tocando. Eu visualizei em minha mente alguém se aproximando. Na minha cabeça, eu poderia ouvir isso como um monstro, então pensei naquele riff ali mesmo".
"Iron Man" é a quarta faixa de "Paranoid", segundo disco do SABBATH, lançado em setembro de 1970. Se por acaso, você está lendo esta matéria e não sabe de que música Tony Iommi estava falando, aperte o play, antes que sua carteirinha de headbanger seja confiscada.
FONTE: Blabbermouth
https://www.blabbermouth.net/news/black-sabbaths-tony-iommi-how-i-came-up-with-iron-man-guitar-riff/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conhecia
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"


