Metallica: a música de "Black Album" que fez Kirk mudar a sua maneira de criar solos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de setembro de 2021
O guitarrista Kirk Hammett é um dos personagens da nova edição da Total Guitar, que tem o Metallica na capa. O guitarrista foi entrevistado por Matt Owen e falou sobre o álbum autointitulado da banda, que completou 30 anos em agosto.
Durante a conversa, que teve trechos publicados no site da revista, Kirk falou sobre a música que o fez mudar sua maneira de criar solos de guitarra: "The Unforgiven", quarta faixa do trabalho e um dos maiores sucessos do Metallica.
O guitarrista admite que sofreu para criar o solo da referida música. "Não estava rolando e então Bob Rock [produtor do álbum] me acusou de não fazer meu dever de casa. Não sei do que ele estava falando, porque cheguei ao estúdio com todas as ideias, mas simplesmente não funcionaram! Eu tive que jogá-las todas fora. Eu estava nu, sem ideia do que fazer. Bob me disse que tentaria ajustar o som para mim e, quando o fez, realmente ajudou. Eles disseram, ‘Apenas toque!’ E eu pensei, ‘Arrrgh!’. Eu tive talvez um minuto para me colocar em um estado de espírito real. Eu só precisava bloquear tudo e ir fundo emocionalmente. Apertamos o botão para gravar e eu não sabia que diabos iria tocar, mas algo ia sair ... Algo sempre sai".
A partir daquele momento, Kirk começou a dar mais espaço para a improvisação. "Aquele solo foi uma emoção crua. Eu não tinha ideia do que fazer; tudo veio a mim enquanto eu tocava - improvisação real. Fiquei muito feliz depois disso, muito animado e inspirado. Eu sabia que precisava fazer mais disso e, desde aquele momento, tenho trabalhado para ser melhor na improvisação e completar pensamentos musicais que são muito audíveis".
Em outro trecho, o guitarrista disse que desde "Black Album", a improvisação é responsável por grande parte dos solos que criou. "Para ‘Black Album’, cheguei com 80% do material resolvido e 20% improvisado, incluindo o solo da ‘The Unforgiven’. Hoje em dia prefiro fazer o contrário, com 20 por cento bem trabalhado e 80 por cento improvisado, porque é mais emocionante, mais espontâneo e honesto", acrescentou Kirk, que aparentemente, se esqueceu de incluir o pedal wah-wah em sua conta.
"Black Album" é o quinto trabalho de estúdio do Metallica e foi lançado em 12 de agosto de 1991. O disco vendeu mais de 30 milhões de cópias e emplacou hits como "Enter Sandman", "Sad But True", a citada "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters". Veja na matéria abaixo detalhes sobre o relançamento de "Black Album", divulgado no dia 10 de setembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps