Por que o humildão Duff McKagan, do Guns N' Roses, escolheu tocar baixo e não guitarra
Por Igor Miranda
Postado em 02 de outubro de 2021
Embora também toque guitarra em outros projetos, como o Loaded, Duff McKagan é conhecido de verdade pela performance no baixo. Foi este instrumento que ele assumiu em bandas como Guns N' Roses e Velvet Revolver, apenas para citar as mais conhecidas.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast Bass Freq's, com transcrição via Ultimate Guitar, Duff foi perguntado sobre o motivo pelo qual optou por tocar baixo em vez de guitarra. A resposta do músico mostra, de certa forma, um pouco de sua personalidade humilde.
Inicialmente, ele contou que simplesmente foi "atraído" pelo baixo. "Sou atraído por tudo, até hoje. [...] Cresci sendo influenciado por Sly and The Family Stone, depois Black Sabbath. James Jamerson e especialmente Duck Dunn", afirmou.
Em seguida, McKagan destacou que a simplicidade do baixo foi o grande elemento a fazê-lo adorar o som do instrumento. "A simplicidade da seção rítmica era muito: 'menos é sempre mais'", disse.
Outro detalhe curioso revelado durante a entrevista é que mesmo após tantos anos na indústria musical, Duff McKagan ainda busca se aprimorar no baixo. "Peguei aulas com Reggie Hamilton, que é meu vizinho, um grande amigo e um baixista monstruoso. Também peguei aulas com Scott Shriner, do Weezer. Ele é ótimo, sabe muito sobre teoria", declarou.
Pegar aulas com outros colegas de instrumento, aliás, tornou-se um hábito para o integrante do Guns N' Roses. "Quis que isso se tornasse algo oficial: 'você é o professor, eu sou o aluno, vou fazer anotações e tudo'. Gosto de fazer isso por um tempo e depois ser deixado sozinho para fundir todo o conhecimento em minha mente e minha memória muscular, tornando aquilo em algo meu", afirmou.
Por fim, Duff ainda fez elogios a seus parceiros de Guns: o guitarrista Slash e o vocalista Axl Rose. Porém, deixou claro que nunca gostaria de ocupar as funções desses dois em definitivo, pois ama o baixo e admira como eles são bons no que fazem.
"Slash é um mestre. Toquei com ele por tanto tempo e ainda o vejo progredir. Ele curte muito fazer solos de blues, mas sem copiar ninguém. Admiro todos os bons bateristas e bons vocalistas também. Axl é um mestre, luta por cada vogal que canta e encontra lugares em seu corpo para tirar energia. Mas o baixo é muito fascinante para mim. Tenho muita sorte de poder tocá-lo. Amo tocar guitarra, tive bandas como guitarristas, também voltei a tocar bateria durante a pandemia, mas o baixo é o mais confortável para mim", concluiu.
A entrevista completa está disponível, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários


Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"
Ex-empresário do Guns N' Roses relembra o inferno que era trabalhar com a banda


