Por que o humildão Duff McKagan, do Guns N' Roses, escolheu tocar baixo e não guitarra
Por Igor Miranda
Postado em 02 de outubro de 2021
Embora também toque guitarra em outros projetos, como o Loaded, Duff McKagan é conhecido de verdade pela performance no baixo. Foi este instrumento que ele assumiu em bandas como Guns N' Roses e Velvet Revolver, apenas para citar as mais conhecidas.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast Bass Freq's, com transcrição via Ultimate Guitar, Duff foi perguntado sobre o motivo pelo qual optou por tocar baixo em vez de guitarra. A resposta do músico mostra, de certa forma, um pouco de sua personalidade humilde.
Inicialmente, ele contou que simplesmente foi "atraído" pelo baixo. "Sou atraído por tudo, até hoje. [...] Cresci sendo influenciado por Sly and The Family Stone, depois Black Sabbath. James Jamerson e especialmente Duck Dunn", afirmou.
Em seguida, McKagan destacou que a simplicidade do baixo foi o grande elemento a fazê-lo adorar o som do instrumento. "A simplicidade da seção rítmica era muito: 'menos é sempre mais'", disse.
Outro detalhe curioso revelado durante a entrevista é que mesmo após tantos anos na indústria musical, Duff McKagan ainda busca se aprimorar no baixo. "Peguei aulas com Reggie Hamilton, que é meu vizinho, um grande amigo e um baixista monstruoso. Também peguei aulas com Scott Shriner, do Weezer. Ele é ótimo, sabe muito sobre teoria", declarou.
Pegar aulas com outros colegas de instrumento, aliás, tornou-se um hábito para o integrante do Guns N' Roses. "Quis que isso se tornasse algo oficial: 'você é o professor, eu sou o aluno, vou fazer anotações e tudo'. Gosto de fazer isso por um tempo e depois ser deixado sozinho para fundir todo o conhecimento em minha mente e minha memória muscular, tornando aquilo em algo meu", afirmou.
Por fim, Duff ainda fez elogios a seus parceiros de Guns: o guitarrista Slash e o vocalista Axl Rose. Porém, deixou claro que nunca gostaria de ocupar as funções desses dois em definitivo, pois ama o baixo e admira como eles são bons no que fazem.
"Slash é um mestre. Toquei com ele por tanto tempo e ainda o vejo progredir. Ele curte muito fazer solos de blues, mas sem copiar ninguém. Admiro todos os bons bateristas e bons vocalistas também. Axl é um mestre, luta por cada vogal que canta e encontra lugares em seu corpo para tirar energia. Mas o baixo é muito fascinante para mim. Tenho muita sorte de poder tocá-lo. Amo tocar guitarra, tive bandas como guitarristas, também voltei a tocar bateria durante a pandemia, mas o baixo é o mais confortável para mim", concluiu.
A entrevista completa está disponível, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps