A patada que Blaze levou de Steve Harris ao pedir fita de teste para o Iron Maiden
Por Igor Miranda
Postado em 01 de novembro de 2021
Blaze Bayley passou por uma - ou melhor, mais de uma - audição para ocupar a vaga no Iron Maiden. O vocalista fez parte da banda entre 1994 e 1999, no posto deixado e posteriormente reassumido por Bruce Dickinson.
Em entrevista ao 80s Glam Metalcast, transcrita pelo Ultimate Guitar, Blaze relembrou como foi o teste para se juntar ao Maiden. Em meio à história, ele ainda revelou que levou uma "patada" do baixista e líder da banda, Steve Harris, ao pedir a gravação de sua audição.
Inicialmente, Bayley contou que conhecia os caras do Iron Maiden desde antes da oportunidade, pois sua banda, o Wolfsbane, abriu shows para eles. "Éramos a banda de abertura e eu entrei para o time de futebol deles. Perguntavam se eu jogava, eu falei que era ruim, mas conseguia correr. Foi isso. Faltavam jogadores e eles me colocaram, foi tão divertido", disse.
Como os membros da banda já conheciam o trabalho de Blaze, não foi difícil conseguir uma audição. "Achei que queriam alguém que soasse como Bruce, muita gente soa como ele, pois ele é muito influente. Mas eles quiseram algo diferente. Não sei o motivo, mas acho que me escolheram por ser diferente. [...] Me perguntei o que iria fazer, pois a audição tinha músicas como 'Fear of the Dark', 'The Trooper', 'Hallowed be thy Name' e 'Wrathchild'", contou.
Para encarar o teste sem nervosismo, Blaze Bayley decidiu que apenas iria se divertir. "Pensei: 'por uma hora, estarei no Iron Maiden e ninguém pode tirar isso de mim'. Minha abordagem foi essa. Pensei: 'não há mais nada que eu possa fazer, não há preparação; se eu mandar mal, é isso, não dá para fugir'", disse.
A primeira audição foi em um ensaio, enquanto a segunda ocorreu em um estúdio de gravação. Foi quando Blaze levou uma legítima patada de Steve Harris. "Perguntei a Steve na época: 'eu vou poder pegar uma fita dessas, uma fita minha cantando com a backing track da banda?'. Ele respondeu: 'bem, se você não conseguir entrar para a banda, a gente te manda uma fita do cara que conseguiu o trabalho'. Achei muito duro da parte dele", afirmou.
Apesar disso, deu tudo certo para Bayley. "Semanas depois, do nada, recebi uma ligação dizendo que eu havia entrado e me chamando para uma reunião. Foi isso. Uma montanha-russa. Muito intenso. Steve me disse: 'não criamos nenhuma música para o novo álbum até agora; não me importa quem crie as músicas, desde que sejam ótimas'. Eu era novo na banda, mas podia usar minha criatividade junto à experiência dos caras para criar músicas que acabaram resistindo ao teste do tempo. Foi incrível para mim. Aprendi muito", comentou.
A entrevista completa pode ser ouvida, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Por que Bruce Dickinson fez boa parte do primeiro show com Iron Maiden de olhos fechados
Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo


