U2: Como Bono Vox convenceu a banda a não jogar "With or Without You" fora
Por André Garcia
Postado em 18 de março de 2022
"The Joshua Tree" (1987) é o disco mais vendido do U2, figurando na lista dos mais vendidos de todos os tempos. Empatado com ele na marca dos 25 milhões de cópias vendidas estão pesos pesados como a coletânea "Greatest Hits" (1981) do Queen, "Purple Rain" (1984) do Prince e "Faith"(1987) do George Michael.
"With or Without You", provavelmente o maior hit do álbum, foi seu primeiro single, e só no Reino Unido foi certificado platina dupla com mais de 1.2 milhões de cópias vendidas. No entanto, conforme publicado pelo site ultimateclassicrock.com, seu compositor, Bono Vox, precisou suar para convencer os outros três a não simplesmente a abandonarem.
Tudo começou no final de 1985, quando a turnê de "The Unforgettable Fire" (1984) caminhava para seu encerramento. Naquele período o vocalista teve a ideia da harmonia e gravou uma demo com a banda.
Chegada a gravação de "Joshua Tree", no ano seguinte, Edge, Adam e Larry não tinham interesse nela, que consideravam simplória e sem graça. Os produtores Brian Eno e Daniel Lanois até os convenceram a experimentar a aquilo mais alto, mais pesado, mais eletrônico... mas nada agradava. Até que eles desistiram e seguiram em frente.
Bono se recusou a abandonar a música porque ela tinha um significado muito profundo para ele: a letra, escrita em sua primeira visita ao sul da França, falava sobre se dividir entre ser um rockstar e ser um marido. Com o desinteresse de seus colegas, o vocalista recorreu a um amigo, Gavin Friday para o ajudar a rearranjar a faixa.
A partir dali, pouco a pouco, ela foi conquistando os demais, e a colaboração deles começou a fluir: Brian Eno acrescentou aquele teclado cintilante; Adam o baixo marcado e suave; Larry encontrou o momento certo de a bateria entrar e a forma de sacudir a faixa; The Edge emoldurou tudo isso com sua "guitarra infinita".
Criada por Michael Brook, colaborador do guitarrista, o instrumento era capaz de sustentar as notas por tempo indeterminado. O fato de The Edge ter escolhido logo "With or Without You" para experimentá-lo mostra que àquela altura ele já via potencial na faixa.
Em entrevista para a Mojo em 2008, Lanois contou que "já tínhamos o ritmo e os acordes, então testamos a guitarra infinita, uma invenção de Michael Book. Eu falei para The Edge tocar alguma coisa com ela, ele gravou dois takes que estão na versão final da música. Belos sons, atmosféricos."
"Estava claro desde o começo que ela era especial, disse Bono à Rolling Stone. "A música é um crescendo, ela abre, se revela e depois volta. Estava todo mundo no estúdio tipo 'Ok, Edge, vamos ver se você consegue fazer mágica aqui'. Apenas três notas. Restrito. Foi uma restrição psicótica, mas é aquilo que toca seu coração, não o refrão."
Em outra entrevista o vocalista disse que "olhando em retrospecto, eu consigo ver como ela era diferente de tudo que estava rolando. (...) Era uma música que soava estranha. (...) Era um disco com uma sonoridade incomum."
"With or Without You" se tornou o primeiro single do U2 a chegar ao topo das paradas norte-americanas. E até hoje é uma música que os fãs exigem em todo show do quarteto irlandês. Seu clipe, que caiu nas graças da MTV, pode ser visto abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps