Como os Rolling Stones tornaram possível para Skank gravar hit "Garota Nacional"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2022
A música "Garota Nacional" é, sem dúvidas, um dos maiores clássicos da banda de rock mineira Skank. Conhecida por suas letras em tom mais moderado, o hit apresenta um discurso mais apelativo que, segundo o compositor Samuel Rosa, só ficou dessa forma por influência dos Rolling Stones.
O assunto foi comentado em um vídeo no canal oficial de Samuel Rosa no YouTube. De acordo com o vocalista e guitarrista do Skank, o hit "Garota Nacional" surgiu em uma época em que a banda precisava se provar no álbum "O Samba Poconé".
"Nos anos 1990, essa música se sobressaiu entre os hits do Skank. Teve uma grande vendagem no nosso disco anterior, que foi o "Calango", então em "O Samba Poconé" a pressão era grande. Entramos para o estúdio com essa árdua tarefa. Confesso que tenho uma predileção pelo "O Samba Poconé". Acho um disco mais ousado e aberto", confessou.
Em outro trecho, Samuel Rosa disse que a banda chegou a cogitar não utilizar a letra que acabou no registro final devido a seu tom "apelativo e obsceno", mas que todos foram convencidos de que não tem nada demais nos versos depois que alguém no estúdio disse que bandas como Rolling Stones já cantaram coisas iguais ou até mais provocativas.
"A música ‘Garota Nacional’ não surgiu logo de cara quando sentamos para compor o disco. Ela surgiu ali no meio do processo. O Chico Amaral trouxe essa letra, aí lemos a parte que dizia ‘Quero te provar sem medo e sem amor’. Será que é isso mesmo? Será que isso é algo legal para falar? Nunca disse isso em entrevista, mas ficamos na dúvida se a letra não era muito explícita para o discurso do Skank. Será que estávamos avançando um pouco? Não seria apelativo? Foi então que alguém falou: ‘Gente, o que tem nessa letra não é nada que o Mick Jagger não tenha falado nos Rolling Stones, como em ‘Satisfaction’ ou ‘Let Spend the Night Together’. Existem muitas coisas obscenas na música pop e até no rock. Então, a gente Fui lendo a letra como se eu fosse um caipira do interior, fomos brincando e gravamos tudo hora!", concluiu.
Confira o vídeo inteiro aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps