A superioridade do Clube da Esquina em relação ao Tropicalismo, segundo Lobão
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de junho de 2022
O movimento conhecido como Clube da Esquina foi capitaneado por Milton Nascimento e marcou os anos 1970. No mesmo período, Gilberto Gil e Caetano lideraram o chamado Tropicalismo, outra expressão dentro da MPB. Mas por que será que Lobão prefere o primeiro ao segundo?
Em entrevista concedida ao canal Corredor 5, no YouTube, Lobão explicou que o Clube da Esquina apresenta uma gama enorme de influências e isso conta muito a seu favor.
"Outro dia, descobri que o Clube da Esquina começou em Niterói! Inclusive, estão comemorando 50 anos. O Milton Nascimento alugou uma casa, chamou o Beto Guedes, Lô e Márcio Borges e compuseram o repertório lá. Eles faziam bailes de rock em Minas Gerais. Eram influenciados pelos Beatles e Rolling Stones. O ‘Trem Azul’ é algo onírico, lisérgico demais. Esse disco tem influências latinas também, coisas africanas, música de câmara. São orquestrações monumentais e o rock", disse.
Já o Tropicalismo, para Lobão, não teria tanta espontaneidade e inspiração quando o movimento de Milton Nascimento e companhia.
"Isso tudo você tem na Tropicália? Sim, mas acho que com a grandeza, espontaneidade, inspiração e precisão que nasceu o Clube da Esquina, acho que não. Nem os discos de rock são assim", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps