Bloqueio criativo e castelo ajudaram Iommi a escrever um dos melhores discos do Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de agosto de 2022
A banda inglesa Black Sabbath gravou alguns dos principais discos da história do heavy metal entre 1970 e 1975. Um desses álbuns é "Sabbath Bloody Sabbath", quinto registro da discografia do grupo, lançado em dezembro de 1973.
Black Sabbath - Mais Novidades
O guitarrista Tony Iommi relatou que antes de gravar o magnífico "Sabbath Bloody Sabbath", tudo estava bem, até um bloqueio aparecer e dificultar as coisas. "O que aconteceu foi que fizemos o ‘Volume 4’ em Los Angeles e tínhamos uma casa na cidade. Todos nós morávamos lá. E tudo foi ótimo nesse álbum.
Viemos para a Inglaterra, fizemos turnês e todo o resto, e então, deveríamos fazer outro álbum. Voltamos para a casa [de Los Angeles] novamente, para fazer o ‘Sabbath Bloody Sabbath’, e eu tive um bloqueio criativo", afirmou o guitarrista, em matéria publicada no site da revista Classic Rock.
A solução encontrada por Tony Iommi foi voltar para a Europa e recarregar as energias, como ele mesmo contou na sequência. "Tínhamos o estúdio reservado, tudo reservado.(...) Eu realmente entrei em pânico: ‘Oh meu Deus, eu não consigo pensar em nada que nós gostamos!’ (...). Então, cancelamos tudo e voltamos para a Inglaterra.
Alugamos um antigo castelo na Floresta de Dean [Clearwell Castle]. Éramos só nós lá. O que nós fizemos foi montar o equipamento nas masmorras do castelo, para tentar manter a vibe. E então foi isso, nós criamos o ‘Sabbath Bloody Sabbath’, e o resto veio logo depois. O bloqueio foi embora", acrescentou.
Lançado em 1 de dezembro de 1973, "Sabbath Bloody Sabbath" apresenta grandes clássicos do Sabbath, como a faixa-título, "A National Acrobat", "Sabbra Cadabra" e "Killing Yourself To Live". Caso nunca tenha ouvido essa obra-prima, acesse o player abaixo.
Álbum: "Sabbath Bloody Sabbath"
Banda: Black Sabbath (Inglaterra)
Data de lançamento: 1 de dezembro de 1973
"Sabbath Bloody Sabbath"
"A National Acrobat"
"Fluff"
"Sabbra Cadabra"
"Killing Yourself To Live"
"Who Are You?"
"Looking For Today"
"Spiral Architect"
Ozzy Osbourne: vocal
Tony Iommi: guitarra
Geezer Butler: baixo
Bill Ward: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps