Black Sabbath: 4 obscuras influências musicais da formação original
Por André Garcia
Postado em 25 de setembro de 2022
O Black Sabbath é uma das maiores e mais influentes bandas do rock, além de principal inspiração para o surgimento do heavy metal. No entanto, quando surgiu com seu álbum de estreia autointitulado em 1970, a reação inicial do público não foi a admiração, mas a confusão.
Black Sabbath - Mais Novidades
Apresentando um som diferente de qualquer outra coisa, não era exatamente blues, acid rock ou jazz, mas continha elementos de tudo isso. Se tratava do surgimento de um novo gênero, o que fez os críticos coçarem a cabeça. E isso se deu graças às influências do quarteto, consideradas excêntricas.
A biografia disponível no site oficial da banda menciona uma lista de músicos que influenciaram a formação original. A Rock and Roll Garage selecionou as referências mais obscuras de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, e ainda garimpou declarações deles.
Django Reinhardt
Considerado o pai do jazz cigano, Django Reinhardt é uma das principais influências de Tony Iommi. "Eu pessoalmente me identifico com ele porque fazia a mesma coisa [que eu]", disse em entrevista para Steve Newton em 1984. "Ele tinha apenas dois dedos — e foi aquilo o que realmente me levou a me obrigar a tocar."
Frank Zappa
O visionário cientista louco musical Frank Zappa é uma das principais influências de Geezer Butler. "Frank Zappa deu uma entrevista para um dos grandes jornais musicais da Inglaterra", disse ele certa vez. "Perguntaram o que ele andava ouvindo, e ele disse Black Sabbath. Eu pensei que ele estava de sacanagem [risos]! Na época Frank Zappa era muito benquisto criticamente. Mas ele achava 'Supernaut' o melhor riff que ele já tinha ouvido. Muitos críticos pensaram: 'Peraí, se Zappa gosta do Black Sabbath, talvez a gente deva ouvir eles de novo.' Então aquilo conquistou algumas pessoas."
Count Basie
O pianista, compositor e regente James "Count" Basie, que na década de 30 formou sua própria orquestra de jazz, é uma das principais influências de Bill Ward. Em 2010, ao ser perguntado pela Goldmine sobre suas referências musicais, ele respondeu: "Count Basie — qualquer coisa de Count Basie. Depois eu iria de Glenn Miller. Tanto Count Basie quando Glenn Miller tiveram um impacto enorme sobre mim quando era pequeno."
Sam & Dave
O famoso duo sessentista do R&B Sam & Dave é uma das principais influências de Ozzy Osbourne. Conhecidos por suas melodias e vocais potentes, lançaram 5 álbuns de estúdio entre 1966 e 1975, sendo em 1992 indicados ao Rock and Roll Hall of Fame por Billy Joel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps