Tobias conta tudo o que rolou no último show do Avantasia com Andre Matos
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de outubro de 2022
No dia 2 de junho de 2019, Andre Matos se juntou ao Avantasia em São Paulo para cantar o hit "Reach Out For The Light". Essa foi a última apresentação do Maestro ao vivo, visto que dias depois ele morreria.
Avantasia - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Tobias Sammet relembrou detalhes dessa ocasião.
"Foi ótimo rever ele naquela ocasião. Estávamos nos escrevendo por mensagem de texto quando eu cheguei no hotel. Ele estava em outro hotel, mas resolvemos nos encontrar antes do show e passar um tempo juntos. Decidimos fazer a "Reach Out For the Light" juntos, da forma que fazíamos quando estávamos em turnê juntos.
Lembro de estar no palco com ele e foi uma coisa meio descoordenada. Isso que deu a magia na coisa toda. Ninguém se importou se tínhamos uma coreografia. Naquele momento, lembro de pensar que seria ótimo fazer algo junto novamente com ele. O Andre devia estar no próximo álbum ou na próxima turnê.
Ele tocou conosco na primeira turnê do Avantasia e a razão pela qual deixou de cantar depois foi porque ele cantava várias músicas que eram do Michael Kiske. Aí, o Kiske resolveu voltar a tocar ao vivo depois de uns 15 anos. Expliquei isso para o Andre Matos e ele foi tranquilo em relação a isso.
Mas o Andre Matos cantou em alguns shows do Edguy na Europa depois. Não deixamos de trabalhar juntos. Pensei que seria legal trabalhar novamente com ele. Depois do show, não consegui o encontrar. Alguém disse que ele já tinha ido para o hotel, que estava cansado. Isso é algo normal de acontecer, não sei se teve a ver com o que rolou depois.
Isso era algo típico dele! Ele não dizia tchau mesmo às vezes. Ele era meio caótico em uma forma adorável. Ele sempre se atrasava e esquecia as coisas. Era muito desajeitado! De qualquer forma, queria conversar com ele depois daquela turnê. Só que uns 5 dias depois, recebi a notícia de sua morte e não acreditei.
Recebi uma mensagem de texto do meu tour manager dizendo que havia rumores de que o Andre Matos tinha morrido. Primeiro, não acreditei. Já teve rumor de que eu tinha morrido antes. Li isso na internet! Só que obviamente eu estava vivo. Fiquei chocado com as pessoas espalhando essas notícias. Achei que pudesse ter a chance de ser um desses rumores estúpidos. Depois, veio a confirmação. Eu e o Sascha Paeth ficamos em choque. Ele era um ótimo cantor, com qualidade humanas incríveis", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Soulfly: a chama ainda queima
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"


Tobias Sammet pede sugestões de músicas do início do Avantasia para shows
Cinco nomes do heavy metal que já gravaram músicas do ABBA


