O importante papel do produtor no sucesso do "Black Album" e ascensão do Metallica
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2023
O álbum "Metallica", mas conhecido como "Black Album", foi um divisor de águas para a banda e aumentou muito sua popularidade. Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o produtor e baterista Adriano Daga explicou como a produção acertada do disco foi um diferencial para esse sucesso.
"Temos uma série de novos produtores nessa nova geração muito bons. Sempre faço pesquisa de novas bandas. Agora, comecei na produção ouvindo muito os discos do Bob Rock, como o ‘Black Album’, do Metallica e o ‘Use Your Illusion’, do Guns N’ Roses. Para mim, são discos icônicos e soam atuais ainda.
No caso do ‘Black Album’, a produção tem um trabalho visível. Quem assistiu aos documentários do Metallica pode ver que o James Hetfield sempre falava: ‘O Bob pediu para fazer uma voz em cima da minha linha de voz e depois outra harmonia. Nunca tinha feito aquilo!’ [risos]. Quer dizer, ali você vê que o papel do produtor mudou completamente o lance da banda. Isso você vê nos números também. Esse álbum marcou a passagem do Metallica apenas do heavy metal para se tornar popular no mundo inteiro. Eles fizeram baladas e tudo mais. O produtor tirou a banda de uma prateleira menor e colocou em uma vitrine gigante", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps