Tina Turner: Top 10 colaborações da cantora com os maiores nomes do rock
Por André Garcia
Postado em 27 de maio de 2023
Ainda nem superamos a perda de uma rainha do rock e já perdemos outra: poucas semanas separaram a morte de Rita Lee e Tina Turner. Tina Turner, com seu vozeirão, pernas torneadas e alto astral contagiante, fez um estrondoso sucesso nos anos 80, mas já estava na estrada desde o começo da década de 60.
Ao longo de sua longeva e prolífica carreira, ela fez diversas colaborações com alguns dos maiores nomes do rock e do pop. Inspirado no top 10 feito pela Loudwire eu fiz o meu próprio, que você confere abaixo.
Rolling Stones
Tina Turner abriu show para os Rolling Stones pela primeira vez na Inglaterra, em 1966, ao lado de seu então marido Ike. Desde então, ela não apenas excursionou diversas vezes com a banda como já cantou com Mick Jagger e Keith Richards separadamente. Os Stones a curtiam tanto que incluíram algumas faixas com ela no vocal em seu álbum ao vivo "Get Yer Ya-Ya's Out!" (1970).
Rod Stewart
Rod Stewart e Tina Turner já trabalharam juntos ao vivo e em estúdio em mais de uma ocasião. Em 1990, eles gravaram "It Takes Two", originalmente gravada por Marvin Gaye em 1965. Com a faixa, a dupla estrelou um dos badalados comerciais que a Pepsi fazia na época com astros da música pop, como Michael Jackson e Lionel Richie.
David Bowie
E por falar em comercial da Pepsi, anos antes, em 1987, Tina já havia protagonizado um ao lado de David Bowie. A música escolhida foi "Modern Love", clássico do Camaleão do Rock em sua fase "Let's Dance" (1983).
The Who
Em 1975, o The Who lançou a versão cinematográfica de sua opera rock "Tommy" (1969). Para isso, eles tiraram o escorpião do bolso e contrataram alguns dos maiores astros da época, como Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson… e Tina Turner. A diva cantou e atuou na faixa "Acid Queen".
Elton John
Por falar em Elton John, Tina diversas vezes cantou ao vivo um dos hits dele, "The Bitch Is Back", que curtia tanto que o regravou em seu álbum "Rough" (1978). Em 1995, a dupla a cantou ao vivo ao dividir o palco no VH1 Fashion Awards.
Paul McCartney
Quando fazia dupla com seu marido Ike, Tina fez sucesso com grandes covers de clássicos do rock, como "Whole Lotta Love", "Come Together" e "Get Back". Em 1986, ela dividiu o palco com Paul McCartney e outros astros da música pop no The Prince's Trust Rock Gala (evento beneficente do então Príncipe de Gales, hoje Rei Charles III), onde cantaram "Get Back".
Eric Clapton
Em 1986, Eric Clapton gravou um álbum de "hard R&B" em parceria com Phil Collins, o "August". Uma das faixas, "Tearing Us Apart", contou com um dueto com Tina Turner. A dupla a cantou ao vivo naquele mesmo ano e no ano seguinte.
Sting
Em 1996, Tina Turner lançou seu nono álbum solo, "Wildest Dreams". Na faixa "On Silent Wings", ela contou com a participação especial do já ex-vocalista do The Police, Sting.
John Fogerty
Um dos principais covers roqueiros de Ike & Tina Turner foi "Proud Mary", do Creedence Clearwater Revival. Em 2000, o vocalista John Fogerty tocou essa música com ela ao vivo na turnê Twenty Four Seven, mas não encontrei um vídeo da apresentação.
Janis Joplin
Enquanto abria show para os Rolling Stones em novembro 1969, um dia após seu trigésimo aniversário Tina Turner dividiu o palco com Janis Joplin. Também não há registros em vídeo, infelizmente, apenas fotográficos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps