Riff de baixo "capenga", Van Damme e sonho maluco: a história de "Dawn Patrol", do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de junho de 2023
O baixista David Ellefson teve duas passagens pelo Megadeth, que somadas, chegam a quase 30 anos. Enquanto fez parte do grupo liderado por Dave Mustaine, Ellefson gravou os discos mais cultuados do Megadeth e criou algumas partes de baixo muito marcantes, como pode ser ouvido em "Dawn Patrol".
Oitava faixa do clássico "Rust In Peace", "Dawn Patrol" é uma música curta, construída a partir de uma levada de baixo criada por Ellefson. Embora tenha se tornado um dos momentos mais marcantes da carreira do baixista, a linha de baixo apresentada em "Dawn Patrol" não agradou Dave Mustaine instantaneamente.
O líder do Megadeth fala sobre a composição de "Dawn Patrol" nas páginas 131 e 132 do livro "Rust In Peace - A história da obra-prima do Megadeth", lançado no Brasil pela Editora Belas Letras.
Mustaine revelou que achou o riff de "Dawn Patrol" capenga, mas aquilo não saía de sua cabeça. Até que um dia, ele assistiu "Timecop: O Guardião do Tempo", filme estrelado por Jean-Claude Van Damme. O frontman do Megadeth teve um sonho maluco com a citada produção e depois de acordar, escreveu a letra da música que se tornou uma das marcas registradas de Ellefson.
Enquanto Ellefson tocava "Dawn Patrol", Mustaine começou a cantar, segundo suas palavras, "agindo igual a um psicopata do futuro, como no filme".
O resultado da mistura de riff de baixo com filme do Van Damme e sonho maluco pode ser ouvido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps