Homem toca guitarra enquanto médicos removem tumor de seu cérebro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de janeiro de 2024
Um homem chamado Christian Nolen, que mora no estado da Flórida (EUA), passou por uma cirurgia cerebral, que foi realizada no Sylvester Comprehensive Cancer Center, da University of Miami Miller School of Medicine. A equipe médica removeu um tumor que estava no lobo frontal direito de Christian. O procedimento foi realizado enquanto Nolen estava acordado, para que funções cerebrais fossem monitoradas de forma contínua.
A localização do tumor exigiu uma cirurgia com Nolen acordado, para garantir que as funções vitais não fossem afetadas. A ideia era fazer com que Nolen tocasse guitarra durante a operação, dando assim aos médicos um feedback em tempo real sobre suas habilidades motoras.Segundo matéria publicada pelo site Lamb Goat, Nolen tocou músicas de diferentes bandas na guitarra, incluindo faixas de System Of A Down e Deftones.
"Eu só tinha ouvido falar de procedimentos dessa natureza em programas e filmes. Achei que era uma experiência única que eu não poderia deixar passar, especialmente porque minhas habilidades motoras estavam em risco.
O risco de ser sedado durante todo o procedimento superou qualquer medo ou ansiedade em relação ao procedimento em si", disse Nolen, em entrevista concedida ao canal WSVN Miami.
"Quando um tumor está envolvendo ou próximo a uma parte crítica do cérebro - algo que controla a capacidade de falar, entender a linguagem ou se movimentar - queremos fazer a cirurgia acordados para monitorar continuamente o paciente, de modo que saibamos se as funções normais do cérebro começarem a ser violadas", afirmou o médico Ricardo Komotar, que liderou a equipe responsável pela cirurgia.
Felizmente,a cirurgia foi concluída com sucesso e o tumor foi removido. "Christian se saiu muito bem. Ele foi para casa no dia seguinte à cirurgia. Ele diz que sua qualidade de vida está melhor do que nunca, então acho que sua recuperação foi notável", disse Ricardo Komotar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps