Maestrick lança primeiro single do "Lunare" com vídeoclipe e game online
Por Gisele Turteltaub
Postado em 22 de fevereiro de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A segunda parte da tão aguardada viagem de trem do Maestrick está cada vez mais próxima: a partir do dia 22 de fevereiro, o público poderá ouvir Ethereal em todas as plataformas de música e conferir o primeiro videoclipe em estúdio da banda no seu canal do YouTube. Na próxima semana, um jogo, online e gratuito, ampliará a experiência imersiva no universo de Ethereal.
Com o lançamento da faixa, o Maestrick marca a continuidade da saga Espresso Della Vita, dividida em duas partes e que narra a história de uma viagem de trem que dura 24 horas como metáfora para a vida, do nascimento até a morte. A primeira parte da jornada, o festejado Espresso Della Vita – Solare, foi lançada em 2018 e suas 12 faixas contam a primeira metade da vida do personagem central, do nascimento até o início da vida adulta. Já as 12 músicas do Espresso Della Vita – Lunare mostrarão a evolução, a maturidade e os processos da vida adulta até o momento do desembarque do trem – a morte. Tanto Solare quanto Lunare contam com assinatura do produtor internacional Adair Daufembach, que passou uma temporada no Brasil em 2022 exclusivamente para atender o Maestrick.
O lançamento de Ethereal marca um dos momentos mais importantes da história do Maestrick. Fundada em São José do Rio Preto/SP, a banda formada por Fábio Caldeira (vocal, piano e teclado), Renato Montanha (baixo), Heitor Matos (bateria e percussão) e Guilherme Henrique (guitarra e violão) é reconhecida por seu estilo único, que agrada a diversos públicos: um rock/metal progressivo com fortes elementos da música regional brasileira, da world music e da música erudita sempre associados a outras linguagens artísticas, especialmente cinema e literatura. Não à toa, o Maestrick cativa especialmente fãs da sétima arte, especialmente de Tim Burton, George Méliès, Guillermo del Toro e Christopher Nolan. Na música, atrai ouvintes tanto de rock/metal moderno, tal como Muse, e também de estilos mais nichados dentro do metal, como Dream Theater, Haken, Jinjer, Spirit Box, e clássicos como Queen, Yes e Gentle Giant. Ethereal é um amálgama entre essas influências artísticas, com uma sonoridade acessível e que deve alcançar um público ainda mais diverso.
A escolha de Ethereal como primeiro single do Lunare antecipa uma das principais reflexões que o Espresso Della Vita procura passar aos ouvintes: a jornada da vida não é apenas o que vivemos nesta existência, mas também o que transcendemos além dela. É uma jornada que vai além da vida e dos quatro elementos que conhecemos, Terra, Fogo, Água e Ar: o etéreo representa a continuidade da "viagem de trem" para o plano astral – e, para os fãs mais interessados na história por trás de cada faixa, Ethereal será a 11ª faixa do Espresso Della Vita – Lunare – ou seja, quando, de fato, o personagem principal inicia o desembarque do trem e se despede da vida terrena.
"Ethereal é uma contemplação sobre como nos conectamos com o universo e com o legado que cada um deixa nessa vida. Somos muito maiores do que essa viagem de trem – e quando conseguimos, efetivamente, quebrar o casulo para o que existe além do que já conhecemos, podemos nos encontrar com uma versão diferente e melhor de nós mesmos", explica Fábio Caldeira.
A música – Com referências ao synth wave, batidas eletrônicas e orquestras, mesclados a elementos de metal moderno, Ethereal traz uma roupagem contemporânea e futurista ao som do Maestrick, preservando melodias cativantes e acessíveis sem deixar de lado o peso, a técnica e os cenários musicais construídos pelas ambientações harmônicas que estão no DNA da banda.
O videoclipe – Pela primeira vez em sua história, o Maestrick lança um videoclipe com produção em estúdio. Desenvolvido pelo premiado diretor de cinema Leo Liberti, que já filmou bandas como Megadeth e Angra, além de artistas pop como Luan Santana e Pabllo Vittar, o vídeo traz em suas primeiras cenas uma mulher grávida, um feto ainda dentro de sua mãe e uma mudança sutil para um astronauta flutuando no espaço, que representa o viajante do Espresso Della Vita. Sozinho, ele caminha por ruas, avenidas, pontes e uma ferrovia, em busca de algo que o faça se sentir parte do mundo.
Ao final, encontra uma pequena árvore próxima aos trilhos de trem. De acordo com o conceito do "Espresso Della Vita", a linha de trem é uma metáfora para a linha da vida, e esse momento representa o encontro do personagem com o seu propósito. Ao tocar a árvore da vida, uma luz se acende e ele se reconecta com algo maior, atemporal, que transcende o material. Ele encontra o quinto elemento, o etéreo, representado pelas borboletas que aparecem. Elas representam a resiliência, a transcendência do personagem.
O jogo – Além do videoclipe, o Maestrick aposta em outra ação para dar visibilidade ao lançamento de Ethereal. Será disponibilizado nos próximos dias o jogo Rocketricker com o personagem central da música. Gratuito, ele poderá ser jogado pelo computador, no site da banda, e também estará disponível para download na Apple Store e na Google Play para quem quiser jogar pelo celular. Rocketricker é um jogo 8 bits, estilo infinite runner (interminável e sem fases), com ranking de pontuação para quem avançar nas etapas por mais tempo. A mecânica do game consiste em fazer com que o astronauta no espaço utilize as ferramentas de seu jetpack para acertar meteoros e capturar elementos da natureza. O sortudo que conseguir pegar a borboleta fará com que o astronauta fique invencível por um tempo e ativará o poder de atirar com os quatro elementos ao mesmo tempo.
"O lançamento do jogo é uma oportunidade de estabelecermos uma conexão ainda mais profunda com o nosso público - boa parte dos fãs do Maestrick curte jogos eletrônicos. Não se trata de oferecer apenas uma experiência auditiva e visual, mas de criar um universo imersivo onde os fãs se envolvem totalmente com a nossa música e a história dela", explica Fábio Caldeira. Rocketricker foi desenvolvido pelo também rio-pretense Rodrigo Barreto, da MassDev.
Próximos passos – Após o lançamento de Ethereal, o Maestrick deve lançar, ainda no primeiro semestre de 2023, mais dois singles com videoclipes do Espresso Della Vita – Lunare antes do lançamento do disco completo. Também está prevista a pré-venda da versão física do álbum, com um kit especial e limitado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar


Os 10 melhores álbuns do metal nacional de 2025, segundo o Heavy Talk
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos


