O país dentro da Cortina de Ferro que surpreendeu Steve Harris por ser muito bonito
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de março de 2024
No livro "Powerslave - Um clássico do Iron Maiden", lançado pela Estética Torta, é possível encontrar um trecho em que Steve Harris, do Iron Maiden, fala sobre a passagem da banda pela cidade de Gdansk, na Polônia, durante o anos da Cortina de Ferro causados pela opressão da União Soviética.
Iron Maiden - Mais Novidades
A banda esteve por lá em 1984 e 1986 e nas duas ocasiões jogou e venceu partidas de futebol e se divertiu muito. O baixista ficou surpreso com a diferença entre o que era mostrado na televisão sobre o verdadeiro estado da cidade e o que ele realmente viu por lá. O livro está com desconto de 20% com a utilização do cupom WHIPLASH20 no site da editora.
"Um dia antes do show, com todos os 10 mil ingressos vendidos para fãs em êxtase, a banda foi desafiada para uma partida de futebol pela Akademia Medyczna, a famosa Escola de Medicina da Universidade Polonesa. Durante sua turnê de 1984, o Maiden venceu a imprensa polonesa por 6x1. Desta vez, em 1986, em um jogo muito disputado, o grupo voltou a ser o vencedor, com o baixista, Steve Harris, marcando três gols.
Após o jogo, em meio a uma comemoração barulhenta, o Maiden foi premiado com um magnífico troféu de 3 metros de altura. O Maiden ficou muito surpreso com a cidade de Gdansk. Como Steve Harris admitiu: ‘Nas notícias que vimos na TV ocidental, especialmente durante a polêmica e o interesse em torno do Movimento Solidariedade, Gdansk parece muito industrial e sombra. Mas, na verdade, é uma cidade muito bonita, além de um resort de férias. Nos divertimos muito durante os três dias que passamos lá".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin


Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores


