"Eu era um maníaco por controle", diz Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de abril de 2024
O mundo da música pesada foi pego de surpresa no segundo semestre de 2023, quando o Dream Theater anunciou o retorno do baterista Mike Portnoy. Um dos membros fundadores do Dream Theater, Portnoy anunciou que estava fora do grupo em setembro de 2010 e um retorno parecia improvável até o dia 25 de outubro do ano passado.
Dream Theater - Mais Novidades
A volta de Mike Portnoy ao Dream Theater foi o principal assunto de entrevista que os cinco integrantes da banda norte-americana concederam à revista Rolling Stone. O entrevistador Kory Grow perguntou se Mike e os demais membros do Dream Theater mudaram durante o tempo que o baterista estava fora do conjunto.
"Mudei muito desde que saí em 2010. Naquela época, eu era um maníaco por controle. Eu era muito obsessivo e controlador sobre muitos elementos. Mas tudo que fiz nos últimos 13 anos fora do Dream Theater me ensinou como trabalhar mais em equipe.
Eu tive todas essas experiências tocando com outras 87 bandas todos esses anos, e cada uma dessas bandas tem uma química diferente, uma dinâmica diferente, personalidades diferentes. Acho que isso me ajudou a crescer como pessoa. Para mim, [retornar] é quase como um processo de aprendizagem de como me adaptar a essa nova química. É como se, depois de 40 anos, eu fosse o cara novo", declarou Portnoy.
John Petrucci, guitarrista que também é um dos membros fundadores, contou como "costurou" o retorno de seu velho amigo ao Dream Theater.
"Definitivamente tivemos uma conversa difícil, como: ‘OK, esta não é a mesma banda que você saiu. As coisas funcionam de maneira diferente’. Levamos alguns anos para nos reagruparmos e descobrirmos as coisas, e chegamos a um ponto em que somos uma máquina muito bem lubrificada. Mas Mike tem sido ótimo. Ele está muito mais tranquilo. [Petrucci então se fala para Portnoy]. Você até diz algumas coisas meio engraçadas, como: ‘Se eu tiver permissão para fazer isso’. Você não precisa ter tanto cuidado, mas eu agradeço. Eu sinto que é muito respeitoso da parte dele. É como um recomeço"
Até mesmo o baixista John Myung, que não costuma falar muito, deu seus pitacos sobre a volta do baterista ao quinteto mais famoso do Prog Metal.
"Há uma maturidade que todo mundo tem. Isso envolve ter mais paciência e simplesmente ser mais calmo, valorizar uns aos outros e o que trazemos. Continuamos falando sobre a dinâmica do grupo, o que é necessário para ter um grupo de pessoas juntas e fazer com que isso realmente funcione e avance. Achamos que esses elementos estão presentes para fazer um ótimo álbum, para nos divertirmos juntos e para entrarmos na próxima fase com muita graça."
O Dream Theater está trabalhando em cima de seu próximo disco de estúdio, que é o sucessor de "A View From The Top Of The World", lançado em outubro de 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps