Bloqueio criativo: um efeito da pandemia que assustou músicos no mundo todo
Por Emanuel Seagal
Postado em 20 de maio de 2024
Durante a pandemia do coronavírus, o efeito negativo mais associado aos artistas foi a impossibilidade de fazer shows, mas não foi o único.
Obrigados a ficarem em confinamento, seja com restrições mais brandas ou vivendo em lockdown, muitos artistas notaram uma dificuldade de produzir após esta drástica mudanças em suas rotinas. A escritora Ona Russell foi uma das afetadas, e relatou em 2021 ao San Diego Union Tribune o seguinte: "Como todos, estava me ajustando a nova realidade de estar presa em casa. Para escritores, ficar em casa é uma rotina diária, mas a natureza forçada disso foi algo diferente." Ela percebeu uma melhora assim que mudou de ambiente, passando a escrever em seu quintal.
O vocalista e multi-instrumentista Neige, a mente criadora da banda francesa Alcest, contou ao Blabbermouth.Net como este mesmo problema o afligiu por um ano, e o fez cogitar acabar com a banda.
"Eu normalmente tenho períodos onde não me sinto inspirado, mas isso não dura muito, talvez alguns meses. O máximo que tive foram três meses, mas desta vez passei um ano inteiro pegando a guitarra e nenhum maldito riff veio até mim. Nada. Foi tipo, 'Okay. Talvez eu tenha perdido (a inspiração). Talvez eu tenha que achar um trabalho de verdade.' Eventualmente voltou. Acho que isso teve algo a ver com o lockdown", afirmou Neige.
Segundo o músico, embora a música do Alcest seja bastante pessoal, ele necessita de influência externa. "Acho que precisava encontrar algumas pessoas ou andar na natureza. Fomos forçados a ficar em casa. Eu estava começando a ficar preocupado. Estava falando com alguns amigos músicos. Eles estavam tendo mais ou menos a mesma experiência. Conheço muitas pessoas que tiveram bloqueio criativo por algum tempo. Eventualmente voltou e quando aconteceu tudo ficou bem, mas fiquei meio assustado", desabafou.
O Alcest lançará seu sétimo álbum, "Les chants de l'aurore", pela Nuclear Blast no dia 21 de junho de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps