Regis Tadeu explica a curiosa semelhança mercadológica entre Kiss e Rita Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de maio de 2024
Em vídeo no seu canal em que analisa o legado de Rita Lee exatos 1 ano após sua morte, o crítico Regis Tadeu comentou sobre um aspecto curioso da carreira da roqueira, que pode ser comparado ao que o Kiss também fez.
"A Rita Lee, até hoje, carrega uma importância imensa e indiscutível. As canções dela não se limitam ao puro entretenimento. Elas carregam desafios, provocação e inspiração, com uma postura libertária. Esse impacto foi ainda mais marcante a partir dos anos 80, quando a popularidade atingiu níveis absurdos. Ela percebeu que sua parceria com o marido, Roberto de Carvalho, era perfeita para alcançar um mercado mais amplo, menos ligado ao rock e mais voltado ao pop.
Essa estratégia não foi exclusiva dela; muitos artistas seguiram o mesmo caminho na época, como o Kiss com ‘I Was Made For Loving You’. Em um contexto em que as vozes femininas eram subestimadas e estereotipadas, Rita foi uma pioneira, quebrando barreiras e abrindo caminho para futuras gerações de artistas.
Sua postura desafiadora e autenticidade inabalável certamente inspiraram e continuam a inspirar muitas pessoas. Como todas as mulheres, ela podia ser delicada e brava, sensual e intelectual, sempre mantendo uma autenticidade completa. As músicas dela funcionam como cápsulas do tempo, capturando a essência de uma época, mas permanecendo relevantes no presente e no futuro".
A morte de Rita Lee
A lendária cantora e compositora Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, morreu no dia 9 de maio de 2023 aos 75 anos de idade. A musicista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então vinha lutando contra a doença.
Na época, a família da cantora anunciou a triste notícia com uma nota: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps