A banda "proibida" para fãs de metal no começo dos anos 90, segundo David Ellefson
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2024
O heavy metal, que nasceu no começo da década de 70 com Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, com o passar dos anos foi sendo moldado por nomes como Judas Priest e Motörhead. Na década de 80, o gênero se consolidou e viveu sua era de ouro, com Iron Maiden, Metallica, Dio, Ozzy Osbourne e muitos outros.
No começo dos anos 90, entretanto, o mundo do rock deu uma guinada radical do metal e do hard rock para o grunge.
Conforme publicado pela Blabbermouth em entrevista para o X5 Podcast o ex-baixista do Megadeth David Ellefson relembrou que na época se dizer fã do Nirvana era "ilegal" no metal.
"Eu morava em Los Angeles quando saiu o álbum 'Rust In Peace', em 1991. Na época que estávamos começando a escrever o 'Countdown To Extinction' eu estava dirigindo pela estrada e ouvi [na rádio ] uma música chamada 'Breed'. Eu pensei 'Essa música é muito boa... que música incrível'. Só depois descobri que era do Nirvana."
"E eu curtia o Nirvana; achava que eles eram legais e adorava o som deles, eu entendia perfeitamente. E era praticamente ilegal para um cara do metal dizer que gostava do Nirvana: você seria fuzilado ou crucificado! Nenhum de nós poderia dizer uma coisa daquela."
[...]
"Voltando ao assunto do grunge, a banda que todo mundo concorda [que é ótima] (especialmente fãs de metal e guitarristas) é o Alice in Chains. [...] Eles meio que conquistaram todo mundo, enquanto o Soundgarden eu até gostava, mas não morria de amores. Eu adoro o Temple of the Dog, com Cornell e Eddie Vedder fazendo um dueto numa faixa; e também, antes do Pearl Jam, tinha o Mother Love Bone: como aquela banda era legal! [...] Eu achava que 'Ten' do Pearl Jam ótimo, um daqueles álbuns incríveis de ponta a ponta."
Em outra entrevista, esta para Greg Prato publicada pela Ultimate Guitar ele corroborou que "adorava o grunge. Eu sei que não é uma coisa muito legal para um cara do metal dizer — principalmente do thrash."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps