A banda "proibida" para fãs de metal no começo dos anos 90, segundo David Ellefson
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2024
O heavy metal, que nasceu no começo da década de 70 com Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, com o passar dos anos foi sendo moldado por nomes como Judas Priest e Motörhead. Na década de 80, o gênero se consolidou e viveu sua era de ouro, com Iron Maiden, Metallica, Dio, Ozzy Osbourne e muitos outros.
Megadeth - Mais Novidades
No começo dos anos 90, entretanto, o mundo do rock deu uma guinada radical do metal e do hard rock para o grunge.
Conforme publicado pela Blabbermouth em entrevista para o X5 Podcast o ex-baixista do Megadeth David Ellefson relembrou que na época se dizer fã do Nirvana era "ilegal" no metal.
"Eu morava em Los Angeles quando saiu o álbum 'Rust In Peace', em 1991. Na época que estávamos começando a escrever o 'Countdown To Extinction' eu estava dirigindo pela estrada e ouvi [na rádio ] uma música chamada 'Breed'. Eu pensei 'Essa música é muito boa... que música incrível'. Só depois descobri que era do Nirvana."
"E eu curtia o Nirvana; achava que eles eram legais e adorava o som deles, eu entendia perfeitamente. E era praticamente ilegal para um cara do metal dizer que gostava do Nirvana: você seria fuzilado ou crucificado! Nenhum de nós poderia dizer uma coisa daquela."
[...]
"Voltando ao assunto do grunge, a banda que todo mundo concorda [que é ótima] (especialmente fãs de metal e guitarristas) é o Alice in Chains. [...] Eles meio que conquistaram todo mundo, enquanto o Soundgarden eu até gostava, mas não morria de amores. Eu adoro o Temple of the Dog, com Cornell e Eddie Vedder fazendo um dueto numa faixa; e também, antes do Pearl Jam, tinha o Mother Love Bone: como aquela banda era legal! [...] Eu achava que 'Ten' do Pearl Jam ótimo, um daqueles álbuns incríveis de ponta a ponta."
Em outra entrevista, esta para Greg Prato publicada pela Ultimate Guitar ele corroborou que "adorava o grunge. Eu sei que não é uma coisa muito legal para um cara do metal dizer — principalmente do thrash."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados


Marty Friedman conta que começou a tocar guitarra só para ter um amigo
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
O disco gravado pela formação clássica que a Metal Hammer considera um dos piores do Megadeth
O álbum dos Beatles que Dave Mustaine considera um dos maiores de todos os tempos
A opinião de Dave Mustaine sobre a clássica "The Unforgiven", do Metallica


