O impacto dos Beatles na evolução da música extrema
Por Michel Sales
Postado em 14 de julho de 2024
Formados em 1960 em Liverpool, Inglaterra, os Beatles foram uma banda icônica de rock 'n' roll composta por John Lennon (vocal/guitarra), Paul McCartney (baixo/teclado), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria).
Ao longo de uma década, lançaram 13 álbuns e se consolidaram como o grupo mais bem-sucedido e aclamado da era do rock.
Beatles - Mais Novidades
Entre seus principais discos estão *Please Please Me* (1963), *With the Beatles* (1963), *A Hard Day's Night* (1964), *Beatles for Sale* (1964), *Help!* (1965), *Rubber Soul* (1965), *Revolver* (1966), *Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band* (1967), *Magical Mystery Tour* (1967), *The Beatles* (The White Album) (1968), *Yellow Submarine* (1969), *Abbey Road* (1969) e *Let It Be* (1970).
No início de sua carreira, os Beatles foram influenciados por uma ampla gama de gêneros musicais e artistas. No rock 'n' roll, destacam-se influências de Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e Buddy Holly, que moldaram o som inicial da banda.
No R&B e soul, artistas e grupos como The Shirelles, The Miracles e Ray Charles influenciaram seu estilo musical. No folk, Bob Dylan foi uma grande influência, especialmente na fase mais madura dos Beatles, inspirando letras e arranjos mais complexos.
Com a chegada de George Martin como produtor, elementos de música clássica foram incorporados aos seus arranjos. Além disso, George Harrison trouxe influências da música indiana para a banda, especialmente após estudar cítara com Ravi Shankar.
Somado a esse legado, os Beatles tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do hard rock e do heavy metal. Canções como "Helter Skelter" do *The White Album* são frequentemente citadas como precursoras do heavy metal devido ao seu som agressivo e distorcido.
Assim, a inovação dos Beatles em composição, arranjos e técnicas de gravação abriu caminho para muitas das características que se tornariam centrais no hard rock e no heavy metal, como solos de guitarra poderosos, ritmos pesados e letras intensas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf

A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
O músico incrível que quase se tornou o quinto Beatle; "Você está no grupo"
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


