O impacto dos Beatles na evolução da música extrema
Por Michel Sales
Postado em 14 de julho de 2024
Formados em 1960 em Liverpool, Inglaterra, os Beatles foram uma banda icônica de rock 'n' roll composta por John Lennon (vocal/guitarra), Paul McCartney (baixo/teclado), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria).
Ao longo de uma década, lançaram 13 álbuns e se consolidaram como o grupo mais bem-sucedido e aclamado da era do rock.
Beatles - Mais Novidades
Entre seus principais discos estão *Please Please Me* (1963), *With the Beatles* (1963), *A Hard Day's Night* (1964), *Beatles for Sale* (1964), *Help!* (1965), *Rubber Soul* (1965), *Revolver* (1966), *Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band* (1967), *Magical Mystery Tour* (1967), *The Beatles* (The White Album) (1968), *Yellow Submarine* (1969), *Abbey Road* (1969) e *Let It Be* (1970).
No início de sua carreira, os Beatles foram influenciados por uma ampla gama de gêneros musicais e artistas. No rock 'n' roll, destacam-se influências de Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e Buddy Holly, que moldaram o som inicial da banda.
No R&B e soul, artistas e grupos como The Shirelles, The Miracles e Ray Charles influenciaram seu estilo musical. No folk, Bob Dylan foi uma grande influência, especialmente na fase mais madura dos Beatles, inspirando letras e arranjos mais complexos.
Com a chegada de George Martin como produtor, elementos de música clássica foram incorporados aos seus arranjos. Além disso, George Harrison trouxe influências da música indiana para a banda, especialmente após estudar cítara com Ravi Shankar.
Somado a esse legado, os Beatles tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do hard rock e do heavy metal. Canções como "Helter Skelter" do *The White Album* são frequentemente citadas como precursoras do heavy metal devido ao seu som agressivo e distorcido.
Assim, a inovação dos Beatles em composição, arranjos e técnicas de gravação abriu caminho para muitas das características que se tornariam centrais no hard rock e no heavy metal, como solos de guitarra poderosos, ritmos pesados e letras intensas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Andreas, Angra, Frejat e outros sobre Carlini; "o suprasumo da guitarra do rock brasileiro"
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Adrian Smith explica por que ainda gosta de tocar "Fear of the Dark" ao vivo
Angra é uma boy band? Esposa de Rafael Bittencourt rebate o rótulo
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
A diferença entre as lendas Mick Jagger e Paul McCartney, segundo Sammy Hagar


