A atitude arriscada tomada por Steve Harris quando Iron Maiden assinou com a EMI
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de julho de 2024
A banda britânica Iron Maiden está na ativa há quase meio século e é uma das maiores lendas da história do Heavy Metal. Liderado pelo baixista Steve Harris, o Iron Maiden possui uma discografia muito rica e faz shows apoteóticos em vários lugares dessa bola gigantesca chamada Planeta Terra.
Sem sombra de dúvidas, o Iron Maiden é um gigante não apenas do Metal, mas da música como um todo. Porém, quando estava dando seus primeiros passos, o grupo inglês passou por perrengues que todas as bandas iniciantes passam. Steve Harris e seus camaradas tinham uma rotina diferente da atual, afinal de contas, tocavam em lugares pequenos e ainda tinham empregos "normais".
O baixista do Iron Maiden falou sobre os primeiros anos do grupo em uma entrevista concedida à Revolver Magazine, publicada no primeiro dia de 2007.
"Nos quatro anos que antecederam o [primeiro] álbum [‘Iron Maiden’, lançado em abril de 1980], fizemos uma extensa turnê pelo Reino Unido, tocando em clubes e pubs. Construímos um público fiel, mas na verdade ainda éramos semiprofissionais, fazíamos shows em fins de semana prolongados e coisas do gênero", relembrou o baixista.
As coisas começaram a mudar quando o Iron Maiden assinou contrato com a EMI. A partir desse momento, Steve Harris e seus parceiros tomaram uma decisão corajosa (e arriscada), que no fim das contas, rendeu frutos.
"Depois que a EMI assinou conosco, deixamos nossos empregos, porque tínhamos que fazer um álbum. Foi uma época estranha e preocupante, porque você pensa: ‘Estamos investindo todo o nosso tempo e esforço nisso... e se não der certo?’. Tudo o que esperávamos era conseguir um contrato, gravar um álbum e fazer uma turnê no Reino Unido. Mas quando o álbum foi lançado, as coisas meio que decolaram... e muito. [Risos] No final de 1980, fizemos uma turnê europeia com o Kiss. Foi uma experiência fantástica", complementou Harris.
Provavelmente, Steve Harris não se arrependeu por ter largado o seu antigo emprego, já que o Iron Maiden ainda é a sua principal ocupação. O grupo, que desde 1999 é um sexteto, passará pelo Brasil em dezembro para divulgar seu disco mais recente, "Senjutsu" (lançado em 2021). Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps