A música que demorou um ano e meio para ser escrita e acabou influenciando o Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de novembro de 2024
O Metallica é um gigante da história da música pesada, que iniciou sua caminhada em 1981, quando os caminhos do baterista dinamarquês Lars Ulrich e do guitarrista californiano James Hetfield se cruzaram. Esses dois jovens foram influenciados por diferentes bandas de Rock e Metal, dentre as quais está o Diamond Head.
Diamond Head - Mais Novidades
Um dos nomes da New Wave of British Heavy Metal, o Diamond Head surgiu na década anterior ao nascimento do Metallica, mais precisamente, em 1976. O primeiro álbum do grupo, no entanto, levou algum tempo para ver a luz do dia. Intitulado "Lightning to the Nations", o debut da banda britânica foi lançado em outubro de 1980.
"Lightning to the Nations" tem sete faixas, sendo que quatro foram regravadas pelo Metallica. A primeira dessas músicas que ganhou uma releitura feita por James e seus camaradas é a clássica "Am I Evil?", lado b do single "Creeping Death" (1984).
"Am I Evil?" foi tema de entrevista que Brian Tatler concedeu à Metal Hammer em 2007. O guitarrista deu alguns detalhes sobre a criação da música que influenciou o Metallica.
"Levamos cerca de 18 meses para conseguir escrever ‘Am I Evil?’ de forma satisfatória. Tudo começou comigo tentando superar o riff de ‘Symptom of the Universe’, do Black Sabbath, que era meu riff favorito. Eu estava determinado a criar algo mais pesado."
No fim das contas, Brian criou o riff de uma música que entrou na mente dos integrantes do Metallica. A canção também rendeu bons trocados ao guitarrista e seus parceiros de banda.
"Ao longo do tempo, fomos acrescentando partes, com as letras de Sean [Harris, vocalista] combinando com a maldade da música. A última parte foi o meu solo de guitarra, que escrevi no estúdio. Mal sabíamos que essa única música iria nos alimentar e vestir até hoje!"
O primeiro disco de estúdio do Diamond Head foi regravado. Lançado como "Lightning to the Nations 2020", o álbum apresenta um cover de "No Remorse", música do Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Todos os discos do Megadeth, do pior ao melhor, segundo a Metal Edge



O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo


