As músicas do Black Sabbath que definem a "era Ozzy" e a "era Dio", segundo Tony Iommi
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de novembro de 2024
Pioneiro do Heavy Metal, o Black Sabbath contou com diferentes vocalistas ao longo de sua respeitável história. Sem sombra de dúvidas, os mais famosos são Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, que tiveram mais de uma passagem pela banda liderada por Tony Iommi.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy Osbourne gravou os oito primeiros discos do Black Sabbath e foi peça fundamental para o crescimento do grupo. Em 1979, ele foi demitido e cedeu o lugar a Dio, que por sua vez, registrou o maravilhoso "Heaven and Hell" e o excelente "Mob Rules".
Em 2021, Tony Iommi concedeu entrevista ao Songfacts e falou sobre os dois vocalistas acima citados. O guitarrista do Black Sabbath contou como era trabalhar com cada um deles durante o processo de composição de material inédito.
"Era diferente. Com Oz, costumávamos fazer jams, e então Ozzy às vezes estava na sala, às vezes não. E às vezes ele ouvia algo e dizia, ‘Ah sim’, e começava a cantar algo. Depende de quais períodos. Nós tocávamos e criávamos um formato para uma música, e então ele ouvia e começava a criar uma melodia.
Com Dio, ele era um pouco mais envolvido porque tocava um instrumento [baixo] e era mais musical. E isso não é menosprezar Ozzy, porque Ozzy era ótimo no que fazia, mas Dio era um pouco mais envolvido."
Na mesma entrevista, Iommi foi convidado a citar quais são as músicas do Sabbath que definem a "era Ozzy" e a "era Dio". Ao falar sobre a canção definitiva registrada pelo segundo, o guitarrista escolheu um dos maiores hits do grupo.
"Acho que ‘Heaven And Hell’, porque estava em nosso primeiro álbum [gravado com Dio], e essa faixa resistiu ao teste do tempo. Até mesmo Ronnie, quando saiu em sua carreira solo, sempre tocava ‘Heaven And Hell’. Se tornou uma música muito popular."
Quanto a Ozzy, Iommi citou mais de uma música. Ele também contou que a obra mais famosa da banda foi criada apenas para "encher linguiça".
"Sempre me identifico com ‘Black Sabbath’. E ‘Iron Man’. Muita gente fala em ‘Paranoid’, mas a música foi escrita para preencher o álbum - nunca foi planejada para ser outra coisa. Mas se tornou um single porque era uma música curta e, por ter se tornado o que se tornou, a maioria das pessoas nos conhecia por causa de ‘Paranoid’ naquela época."
A longa lista de vocalistas do Black Sabbath conta com cidadãos menos famosos. Leia mais sobre o "entra e sai" de cantores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps